Nos jogos da 2ª fase da Taça da Liga, tanto o Vizela como o Sp. da Covilhã e o Vizela conseguiram chegar à Fase de Grupos, tal como o Marítimo que venceu o derby da Madeira frente à União da Madeira, sendo assim a única equipa das Ilhas a estar presente na prova, já que o Nacional acabou goleado contra o Paços de Ferreira.

Nacional da Madeira goleado em Paços de Ferreira

Paços goleia Nacional da Madeira e segue em frente na prova.

Paços goleia Nacional da Madeira e segue em frente na prova.

Depois de se encontrarem no Estádio Capital do Móvel na 8ª jornada do campeonato português, com o jogo a terminar empatado por 1-1, as duas equipas voltaram a ficar frente a frente no mesmo estádio, desta vez, para a 2ª fase da Taça da Liga onde discutiram o acesso à Fase de Grupos. Desta vez a turma da casa levou a melhor, triunfando por uns confortáveis 4-0. Os Castores abriram o marcador logo aos 14 minutos da partida, por intermédio do defesa central Ricardo, com a partida a ir 1-0 até ao intervalo.

No segundo tempo, os Castores demonstraram-se mais ambiciosos e procuravam aumentar a vantagem, chegando ao 2-0 aos 51 minutos, por intermédio de Welthon, que tinha entrado no início da segunda parte. Welthon voltaria a bisar mais tarde e, já ao cair do pano, Ricardo também bisa, aos dois minutos de descontos, carimbando o 4-0 como resultado final. O Paços procura assim repetir o feito de 2010/11, onde chegou à final, mas ao invés de acabar novamente derrotado, pretendem somar pela primeira vez a Taça da Liga ao seu palmarés.

Moreirense volta finalmente às vitórias

Depois de uma decepcionante sequência de fracos resultados, com o Moreirense a atravessar uma serie de sete jogos consecutivos sem vencer, com seis dos sete jogos a terminarem em derrotas, os Cónegos conseguiram, finalmente, voltar aos triunfos nesta Taça da Liga. Frédéric Maciel marcou o único golo da partida e que carimbou o acesso à Fase de Grupos, com o Moreirense na esperança de conseguir ir além do agrupamento, algo nunca atingido na história do clube.

Leões da Madeira vencem derby

Marítimo vence derby da Madeira.

Marítimo vence derby da Madeira.

O Marítimo, que começou muito mal esta temporada ao perder 4 dos primeiros 5 jogos, parece ter encontrado o trilho das vitórias e de lá não quer mais sair. Depois de vencer o Tondela, Vitória de Setúbal e empatar com o Boavista, no campeonato português, e vencer a Naval, na Taça de Portugal, foi altura de receber e triunfar no derby da Madeira, frente ao conterrâneo da União da Madeira. Até foram os visitantes que se colocaram em vantagem no marcador logo ao 1º minuto de jogo, por Kwame N’Sor, mas pouco antes do intervalo Edgar Costa empata a partida. Ao entrarem motivados no segundo, os Verde-Rubros não tardaram em se colocar em vantagem, desta vez, por Dyego Sousa.

Foi aos 56 minutos que os Leões da Madeira ditaram o resultado final, com Gevorg Ghazaryan a marcar para o 3-1. Com isto, o Marítimo ambiciona conseguir o mesmo feito das suas últimas duas prestações nesta prova, onde alcançou a final, acabando derrotado em ambas vezes sempre pelo mesmo adversário, o Benfica.

Varzim, Sp. Covilhã e Vizela passam à fase seguinte

Estas são as equipas da Segunda Liga qualificadas à Fase de Grupos desta Taça da Liga, com nenhuma delas a ter já conseguido conquistar o título. O Varzim foi aquele que aparente ter tido a tarefa mais fácil de aqui chegar, vencendo por 2-0 na recepção ao Ac. Viseu. O primeiro golo do jogo foi já nos descontos da primeira parte, com o defesa central do Ac. Viseu, Tiago Gonçalves, a colocar a bola dentro da própria baliza. Sem se deixar apanhar pelo adversário, o Varzim continuava à procura do golo, chegando a consegui-lo finalmente aos 80 minutos, por intermédio de Éder Díez, fechando as contas e arrumando o jogo.

O Sp. Covilhã vence em grandes penalidades e reduzido a 9 unidades.

O Sp. Covilhã vence em grandes penalidades e reduzido a 9 unidades.

O Vizela venceu por 1-0 na recepção ao Gil Vicente num embate pouco mexido, com o Diogo Lamelas a marcar o único golo da partida. Já o encontro do Sp. Covilhã em casa do Penafiel foi bastante mais animado. Foi mesmo o conjunto da Covilhã a chegar primeiro à vantagem, aos 7 minutos de jogo, por intermédio de Filipe Chaby, com o Penafiel a empatar pouco depois por Pedro Ribeiro. Contudo, a melhor parte estava por vir, com o Sp. Covilhã a ver Diogo Gaspar ser expulso por acumulação de cartões amarelos aos 55 minutos e, aos 89 minutos, foi a ver de Boubakary Diarra ver o 2º cartão amarelo.

Nem em vantagem numérica o Penafiel conseguiu dar a voltar ao marcador, com o jogo a ter que ser resolvido em grandes penalidades. Na marcação do castigo máximo, foi o Sp. Covilhã quem levou a melhor, vencendo por 2-4 e qualificando-se à Fase de Grupos.

Curtas da eliminatória

  • O Belenenses qualificou-se à próxima etapa ao vencer por 0-1 em casa do Boavista, com Dinis Almeida a apontar o único golo da partida.
  • O Feirense levou a melhor sobre o Tondela, por 3-0, com direito a duas grandes penalidades e com o Tondela a acabar o jogo reduzido a 9 unidades.
  • Vitória de Setúbal bate o Santa Clara no Estádio do Bonfim, por 2-0, com os dois golos a serem apontados ainda na primeira parte.
  • Também com todos os golos na primeira parte venceu o Arouca na recepção ao Cova da Piedade, por 2-1, com o Arouca a ver Thiago Carleto a ser expulso aos 79 minutos.

Faltam ainda o Rio Ave e o Desportivo de Chaves medirem forças e ver quem passa juntamente com estas equipas à Fase de Grupos.

Boas Apostas!