Prognóstico
Odd
Itália a vencer ou Empate e Menos de 2,5 golos
1.75
Betano
Resultado
Erro
Duarte Pinto
57% Sucesso
Próg. realizados
1773
Média Odds usadas
1.69
Próg. certos
984
Próg. errados
757

Turquia – Itália (Euro 2020)

A espera terminou e o tão esperado Campeonato da Europa de futebol de 2020 arranca esta sexta-feira, com um jogo inserido na 1.ª jornada do Grupo A, entre as seleções da Turquia e da Itália, que medirão forças e darão o pontapé de saída na grande competição internacional da UEFA no relvado do Stadio Olimpico, na cidade de Roma. Os pupilos de Senol Günes esperam poder garantir uma vaga de qualificação para os oitavos de final, num grupo onde medirão forças com Suíça e País de Gales, para além dos italianos. Já a “Squadra Azzurra” parece estar de volta aos bons velhos tempos e, com favoritismo à vitória no Grupo A, sonha em chegar longe neste Europeu.

Análise Turquia

A seleção da Turquia marca presença na fase final de um Campeonato da Europa pela segunda vez consecutiva (em 2016 não passou da fase de grupos), prova de que possui uma geração atual de jogadores muito interessantes nos vários setores do terreno. Num Grupo A do Euro 2020 ao lado de Itália, Suíça e País de Gales, a formação a cargo do selecionador Senol Gunes não tem uma responsabilidade tão acrescida quanto isso, até porque a concorrência é fortíssima, mas tem a ambição de seguir em frente para os “oitavos”.

Na fase de qualificação para o Euro 2020, a Seleção Turca acabou como 2.ª classificada do Grupo H, onde fechou apenas atrás da campeã mundial em título França, ficando à frente de Islândia, Albânia, Andorra e Moldávia. Na última Liga das Nações, os turcos desiludiram e não evitaram a despromoção à Liga C da próxima edição, ao acabar como últimos de um grupo composto também por Hungria, Rússia e Sérvia. No arranque mais recente da fase de qualificação para o Mundial 2022, a Turquia começou com duas vitórias e um empate. Nos três jogos particulares efetuados rumo à fase final do Europeu, duas vitórias (2-1 ao Azerbaijão e 2-0 à Moldávia) e um empate (0-0 com a Guiné).

Onze provável: Çakir – Çelik, Demiral, Söyüncü, Meras – Yokuslu, Tufan, Çalhanoglou, Kenan – Ünder, Yilmaz

Análise Itália

euro 2020A seleção de Itália parece estar no ponto máximo de maturação após um longo processo de renovação que teve o seu pior momento com o falhanço do apuramento para a fase final do último Campeonato do Mundo, em 2018, na Rússia. O selecionador Roberto Mancini trouxe à tona o melhor que o futebol italiano tem, atualmente, nas suas fileiras e a melhor mostra disso mesmo foi a campanha na fase de qualificação, onde a seleção transalpina completou as 10 jornadas do Grupo J (Finlândia, Grécia, Bósnia-Herzegovina, Arménia e Liechtenstein) com um aproveitamento máximo (30 pontos em 30 possíveis, 37 golos marcados e quatro golos sofridos).

Como amostra mais recente do desempenho desta nova versão da “Squadra Azzurra” temos a última edição da Liga das Nações da UEFA, onde os italianos superaram a concorrência de Holanda e Polónia e garantiram uma vaga na “final four” da competição, que ainda está por disputar. Em março passado, a equipa de Mancini arrancou a fase de apuramento para o Mundial 2022 com três vitórias consecutivas, perante Irlanda do Norte (2-0), Bulgária (2-0) e Lituânia (2-0). Nos jogos de preparação para o Europeu, a Itália atropelou São Marino (7-0) e, numa amostra mais significativa, a República Checa (4-0). Para fechar, referir que esta Seleção Italiana não sabe o que é perder há… 27 jogos consecutivos.

Onze provável: Donnarumma – Florenzi, Bonucci, Chiellini, Spinazzola – Barella, Jorginho, Locatelli – Berardi, Immobile, Insigne

Dica de Prognóstico

Num grupo que se prevê equilibrado, ainda que com a Itália num patamar ligeiramente superior, é provável que a Turquia procure, sobretudo, evitar a derrota nesta estreia, tal como o próprio selecionador Senol Gunes já afirmou publicamente. Espera-se, portanto, uma atuação mais autoritária em termos de poderio ofensivo por parte da Itália, que tem apresentado de há vários meses a esta parte uma consistência tático-defensiva assinalável. O jogo, em si, deverá desenrolar-se sob uma forte componente de organização coletiva de parte a parte, pelo que a melhor aposta será na dupla possibilidade a favor de Itália a vencer ou Empate e Menos de 2,5 golos no jogo, com cotação de 1.75 na Betano.

Prognóstico
Odd
Itália a vencer ou Empate e Menos de 2,5 golos
1.75
Betano
Resultado
Erro
Duarte Pinto
57% Sucesso
Próg. realizados
1773
Média Odds usadas
1.69
Próg. certos
984
Próg. errados
757