Prognóstico
Odd
Mais de 2,5 golos
1.70
Betano
Resultado
Erro
Duarte Pinto
56% Sucesso
Próg. realizados
1332
Média Odds usadas
1.7
Próg. certos
738
Próg. errados
573

Sporting – Nacional (Liga NOS)

No próximo sábado ao início da noite, o jogo de encerramento da 30.ª jornada da Liga NOS irá colocar frente a frente líder e “lanterna vermelha” da classificação, quando as equipas do Sporting e do Nacional da Madeira se defrontarem no relvado do Estádio José Alvalade, em Lisboa. Os “leões” chegam a esta reta final do campeonato com vantagem de seis pontos na liderança, pelo que começam a ver cada vez melhor a luz do título ao fundo do túnel. A procurar novo triunfo, de forma a manter ou até aumentar a vantagem no 1.º lugar, a equipa de Rúben Amorim terá pela frente o aflito conjunto de Manuel Machado, que se não pontuar pode ver reforçada a sensação de “condenação” na luta pela manutenção.

Análise Sporting

A equipa do Sporting tem feito um campeonato absolutamente notável nesta edição da Liga NOS, onde chega à 30.ª jornada no topo da tabela de classificação geral, com 73 pontos, seis a mais que o FC Porto e 10 a mais que o Benfica. Em 29 jogos de campeonato, o conjunto orientado pelo treinador Rúben Amorim somou um total de 22 vitórias e sete empates, mantendo-se invicto ao fim de 29 jornadas. Os “leões” juntam a este registo um total de 52 golos marcados (o terceiro melhor registo ofensivo do campeonato) e de 15 golos sofridos (a defesa mais eficiente).

Com saldo de três empates e duas vitórias nas últimas cinco jornadas, este mini ciclo representa a fase do campeonato onde o Sporting perdeu mais pontos, ainda que tenha conseguido reforçar os níveis de confiança na última jornada, logo após o empate (2-2) no “derby” lisboeta diante do Belenenses, em casa. Na visita ao Braga, que se esperava bastante complicada, os “leões” tiveram de lidar com a contrariedade de jogar em desvantagem numérica desde o minuto 18 (expulsão de Gonçalo Inácio, por acumulação de cartões amarelos, sendo, assim, uma das grandes baixas para este jogo). Apesar disso, uma exibição de grande solidariedade defensiva permitiu ao Sporting manter a baliza a zeros e marcar num lance de bola parada, vencendo, por 1-0, numa jornada onde aumentou a vantagem na liderança em mais dois pontos para o FC Porto.

Onze provável: Maximiano – Feddal, Neto, Quaresma – Porro, Palhinha, João Mário, Nuno Mendes – Pedro Gonçalves, Paulinho, Nuno Santos

Análise Nacional

Liga NOSA equipa do Nacional atravessa uma situação bastante complicada nesta edição da Liga NOS, onde já se previa que pudesse vier a ter alguns problemas para lutar de forma consistente pelo objetivo da permanência. À entrada para a jornada 30, o conjunto orientado pelo treinador Manuel Machado surge no 18.º e último lugar da tabela classificativa, com 24 pontos, a seis de distância da zona de manutenção direta e a quatro do Boavista, que ocupa o antepenúltimo lugar (que dará origem ao “play-off” de manutenção). Em 29 jogos, os madeirenses somaram seis vitórias, seis empates e 17 derrotas, com 26 golos marcados e 47 golos sofridos.

Na jornada do último fim-de-semana, a equipa do Nacional da Madeira conseguiu interromper uma grave crise de resultados que lhe fez chegar às 10 derrotas consecutivas. Na receção ao Vitória de Guimarães, os insulares marcaram bem cedo (6’) e conseguiram aproveitar o “hype” criado por essa vantagem precoce no marcador para levar o 1-0 até final, confirmando o regresso aos triunfos. Uma vitória que serviu como uma espécie de lufada de ar fresco para o Nacional, que terá de manter a subida do nível competitivo para poder superar os desafios das últimas cinco jornadas da Liga e ainda ir a tempo de escapar à descida direta de escalão, numa época marcada pelo seu regresso ao topo do futebol português.

Onze provável: Piscitelli – Kalindi, Kal, Correia, César, Vigário – Camacho, Bessa, Azouni, Witi – Róchez

Dica de Prognóstico

Teoricamente, este é um jogo bastante acessível para a equipa do Sporting, que tem tido a mostrar uma coesão defensivamente elevada, perante uma equipa do Nacional muitas vezes incapaz de aproveitar as oportunidades que cria. Ainda assim, a equipa de Amorim terá várias baixas para esta partida (o guarda-redes Adán, bem como Coates e Inácio, habituais titulares no sistema de três centrais) que poderão comprometer a consistência dos “leões” atrás, perante um Nacional que se espera relativamente atrevido em alguns momentos do jogo, até pela necessidade de somar os três pontos para continuar a poder acreditar no objetivo da salvação. Por outro lado, os madeirenses apresentam uma defesa bastante permeável, pelo que o Sporting deverá conseguir criar várias oportunidades de golo. Assim sendo, a melhor solução de investimento passará pelo mercado de Mais de 2,5 golos, cotado a 1.70 na Betano.

Prognóstico
Odd
Mais de 2,5 golos
1.70
Betano
Resultado
Erro
Duarte Pinto
56% Sucesso
Próg. realizados
1332
Média Odds usadas
1.7
Próg. certos
738
Próg. errados
573