Prognóstico
Odd
Menos de 2,5 golos
1.72
Betano
Resultado
Erro
Duarte Pinto
56% Sucesso
Próg. realizados
1171
Média Odds usadas
1.7
Próg. certos
644
Próg. errados
503

Sporting – FC Porto (Taça da Liga)

A “final four” da Taça da Liga Portuguesa, designada oficialmente de Allianz Cup, tem início previsto para esta terça-feira, ao início da noite, com o duelo agendado para o Estádio Dr. Magalhães Pessoa, na cidade de Leiria, entre as equipas rivais do Sporting e do FC Porto, que protagonizam o segundo “clássico” da época entre “leões” e “dragões”. A equipa de Rúben Amorim aparece na sequência de dois jogos consecutivos sem vencer, algo que é inédito nesta temporada de 2020/21 para a turma verde-e-branca. Do outro lado, estará um rival bem conhecido, a equipa de Sérgio Conceição, que espera chegar à final e vencer pela primeira vez uma competição onde tem falhado sistematicamente o sucesso desde a sua criação.

Análise Sporting

A equipa do Sporting garantiu a sua presença nesta “final four” da Taça da Liga depois de ter vencido o Mafra (2-0) nos quartos-de-final da competição, que se realiza, em 2020/21, sob moldes diferentes dos habituais, devido aos constrangimentos de calendário provocados pelo combate à pandemia. Na Liga NOS, a equipa de Rúben Amorim comanda a tabela classificativa, com quatro pontos de vantagem sobre FC Porto e Benfica, os dois maiores adversários na luta pelo título de campeão nacional.

Na última sexta-feira, o Sporting não conseguiu levar de vencida o Rio Ave, em Alvalade, onde empatou a uma bola, desperdiçando uma oportunidade de ouro para dilatar a vantagem sobre os seus perseguidores mais diretos na luta pela liderança, já que Porto e Benfica defrontaram-se de seguida e não foram além de empate. Esse novo tropeço no campeonato surgiu quatro dias depois de a equipa de Rúben Amorim ser surpreendentemente eliminada na Taça de Portugal, ao perder com o Marítimo (0-2), no Funchal. Nunca o Sporting tinha ficado dois jogos seguidos sem ganhar nesta época, até à passada sexta-feira.

Onze provável: Adán – Quaresma, Coates, Feddal – Porro, João Mário, Palhinha, Antunes – Nuno Santos, Tiago Tomás, Pedro Gonçalves

Análise FC Porto

A equipa do FC Porto tem tido uma dificuldade quase crónica para atingir o sucesso nesta Taça da Liga, uma prova onde nunca conseguiu vencer, apesar do domínio que o grupo liderado por Sérgio Conceição tem tido nos tempos mais recentes nas provas nacionais. A verdade é que, para chegar a esta “final four”, os “dragões” sofreram mas venceram o Paços de Ferreira, nos quartos-de-final, por 2-1, há cerca de um mês atrás. No campeonato português, os campeões em título aparecem no 2.º lugar, de mãos dadas com o rival Benfica e a quatro pontos de distância da liderança do Sporting.

Após uma sequência brilhante de 10 vitórias consecutivas, o FC Porto refreou o ímpeto vitorioso na última sexta-feira, ao não conseguir melhor do que somar um ponto no “clássico” contra o Benfica (1-1), no Estádio do Dragão, desperdiçando a oportunidade de garantir uma aproximação à liderança da Liga NOS, após o tropeço do Sporting em casa com o Rio Ave. Três dias antes, a equipa de Sérgio Conceição garantiu, com sofrimento, a qualificação nos “oitavos” da Taça de Portugal, com vitória ao Nacional, por 4-2, após prolongamento.

Onze provável: Diogo Costa – Manafá, Mbemba, Pepe, Zaidu – Corona, Grujic, Uribe, Baró – Marega, Martínez

Dica de Prognóstico

Grande embate em perspetiva, entre duas equipas que irão defrontar-se com o fantasma das várias ausências que existem dos dois lados devido a testes positivos à covid-19. A tarefa de ambos os treinadores ficará ligeiramente mais dificultada pelas baixas importantes com que terão de lidar, pelo que a previsão é a de um jogo intenso do ponto de vista competitivo, mas nem sempre bem jogado do ponto de vista técnico, até porque estará em disputa o apuramento para a primeira grande final da temporada no futebol português e nem o Sporting, nem o FC Porto, deverão querer correr muitos riscos durante os primeiros 75 minutos do tempo regulamentar. Somando a isso o facto de ambas as equipas estarem a demonstrar recentemente algumas dificuldades no momento da criação ofensiva, a melhor aposta será o investimento no mercado de Menos de 2,5 golos, cotado a 1.72 na Betano.

Prognóstico
Odd
Menos de 2,5 golos
1.72
Betano
Resultado
Erro
Duarte Pinto
56% Sucesso
Próg. realizados
1171
Média Odds usadas
1.7
Próg. certos
644
Próg. errados
503