Prognóstico
Odd
Sporting a vencer (Resultado Sem Empate)
1.64
Bwin
Resultado
Sucesso
Duarte Pinto
57% Sucesso
Próg. realizados
1765
Média Odds usadas
1.69
Próg. certos
984
Próg. errados
757

Sporting – Braga (Supertaça)

No arranque da temporada oficial de 2021/22 no futebol português, as equipas do Sporting e do Sporting de Braga têm encontro marcado para o início da noite deste próximo sábado, em Aveiro, onde irão disputar a final da Supertaça Cândido de Oliveira, no Estádio Municipal de Aveiro. A formação orientada pelo treinador Ruben Amorim chega a este jogo na qualidade de campeã nacional em título e aponta a arrancar a nova época da forma como terminou a anterior (a ganhar). Do outro lado, estará a ambiciosa turma de Carlos Carvalhal, que tem vindo a cimentar a sua presença entre as principais decisões do futebol nacional nos últimos anos, querendo agora aumentar o seu palmarés e não ficar apenas pelo prazer da disputa de uma final.

Análise Sporting

A equipa do Sporting arranca a nova época desportiva com grande responsabilidade, depois de ter conquistado o título de campeã nacional 19 anos depois em 2020/21. Uma campanha brilhante da formação orientada pelo jovem treinador Ruben Amorim, que terminou a última edição da ainda designada Liga NOS no topo da tabela classificativa, com um registo de 85 pontos, fruto de uma campanha total com 26 vitórias, sete empates e apenas uma única derrota, com 65 golos marcados e 20 golos sofridos.

Até esta altura, onde ainda falta cerca de um mês para o encerramento do mercado de transferências, o Sporting não foi alvo de grandes mudanças estruturais ao nível do seu plantel principal, podendo, assim, beneficiar da estabilidade, até pela continuidade e maturação das ideias do treinador Amorim. Na pré-época, a equipa leonina deixou bons apontamentos e conseguiu resultados positivos, tendo somado três vitórias consecutivas após empatar (2-2) com o Portimonense. Na última partida de caráter amigável, o Sporting venceu o Lyon, em Alvalade, por 3-2.

Onze provável: Adán – Inácio, Coates, Feddal – Esgaio, Palhinha, Bragança, Nuno Mendes – Pedro Gonçalves, Paulinho, Nuno Santos

Análise Braga

A equipa do Braga tem procurado intrometer-se nas grandes decisões do futebol português ao longo dos últimos anos, sendo já visto a espaços como uma espécie de quarto “grande”. Na última edição da Liga Portuguesa, a equipa orientada pelo treinador Carlos Carvalhal acabou no 4.º lugar da tabela classificativa, com 64 pontos (19 vitórias, sete empates, oito derrotas, com 53 golos marcados, 33 golos sofridos), a 12 de distância do 3.º classificado Benfica. A presença nesta Supertaça Cândido de Oliveira acontece pela vitória dos “guerreiros” na final da Taça de Portugal 20/21, frente ao Benfica (2-0).

Em relação à época passada, a melhor notícia para os quadros do Braga é de que o plantel principal ainda não perdeu nenhuma das suas principais figuras, não obstante o alegado interesse de vários clubes em alguns dos seus melhores jogadores (Al Musrati e Fransérgio à cabeça). Este duelo com o Sporting pelo primeiro troféu de 2021/22 acontece após um ciclo com vários jogos de preparação para a turma de Carvalhal, que não perdeu em oito jogos amigáveis de pré-época, com quatro empates e quatro vitórias. No encerramento do estágio, o Braga derrotou o Paços de Ferreira, por 2-1.

Onze provável: Matheus – Tormena, Silva, Sequeira – Esgaio, Musrati, Castro, Galeno – Horta, Mario González, Abel Ruiz

Dica de Prognóstico

A expectativa é a de um embate pautado pelo equilíbrio, à imagem do que sucedeu nas últimas vezes que estas duas equipas se defrontaram na época passada, com domínio repartido entre Sporting e Braga. Apesar disso, a equipa de Amorim parece mais talhada e destinada ao êxito, até porque reúne um conjunto de jogadores mais experientes e que sabe lidar com o peso das expectativas depois da conquista do título de campeão nacional na última época. Sem grandes mudanças, o Braga promete ser um adversário complicado a espaços, mas que pode vir a facilitar nos pormenores, o que penalizou bastante a equipa de Carvalhal no ano passado. Assim, perspetiva-se um encontro onde os “leões” consigam ser ligeiramente superiores no aspeto da organização tática, podendo, por isso, vir a criar as melhores oportunidades de golo. Como tal, o melhor investimento será na Vitória do Sporting (Resultado Sem Empate), com cotação de 1.64 na Bet.pt.

Prognóstico
Odd
Sporting a vencer (Resultado Sem Empate)
1.64
Bwin
Resultado
Sucesso
Duarte Pinto
57% Sucesso
Próg. realizados
1765
Média Odds usadas
1.69
Próg. certos
984
Próg. errados
757