Prognóstico
Odd
Benfica (Empate anula a aposta)
1.76
Betpt
Resultado
Erro
Duarte Pinto
56% Sucesso
Próg. realizados
1272
Média Odds usadas
1.7
Próg. certos
702
Próg. errados
552

Sporting – Benfica (Liga NOS)

Esta segunda-feira, o país vai parar para assistir, ao início da noite, a mais uma edição do maior “derby” da cidade de Lisboa, quando as equipas do Sporting e do Benfica entrarem em confronto, no Estádio José Alvalade, pela 16.ª jornada da Liga NOS. Os “leões” sabem que vão terminar a jornada no topo da tabela classificativa, de forma isolada, aconteça o que acontecer e terão aqui uma oportunidade de ouro para deixar um dos grandes rivais a nove pontos do 1.º lugar. Já para os encarnados, o objetivo será encurtar distâncias para a liderança, numa fase em que a equipa não terá a presença do treinador Jorge Jesus no banco de suplentes, que será substituído pelo seu adjunto João de Deus.

Análise Sporting

A equipa do Sporting tem feito uma bela campanha nesta edição da Liga NOS, onde se perfila já como um dos candidatos ao título, apesar de esse ser um objetivo nunca assumido publicamente pelo treinador Rúben Amorim, bem como pela estrutura diretiva. À entrada para a jornada 16 do campeonato, os “leões” ocupam o 1.º lugar da tabela classificativa, com registo de 39 pontos, mais quatro que o FC Porto e mais seis que o Benfica. Em 15 partidas, o registo total é de 12 vitórias, três empates e nenhuma derrota, com 33 golos marcados e nove golos sofridos.

No passado fim-de-semana, a equipa do Sporting venceu a primeira competição da temporada, após vitória, por 1-0, na final da Taça da Liga, contra o Braga. Isto dias depois da vitória, nas meias finais da prova, contra o FC Porto (2-1), a quebrar um inédito ciclo, em 2020/21, de dois jogos consecutivos sem ganhar. A última partida realizada foi, no entanto, para o campeonato, há cerca de uma semana, na passada terça-feira, dia em que o Sporting venceu fora o Boavista, por 2-0, com uma exibição de inquestionável superioridade nos 90 minutos.

Onze provável: Adán – Neto, Coates, Feddal – Porro, Nunes, João Mário, Nuno Mendes – Pedro Gonçalves, Tomás, Nuno Santos

Análise Benfica

Liga NOSA equipa do Benfica tem ficado aquém das expectativas numa temporada onde o grande objetivo passa pela luta da reconquista do campeonato. Com saldo de apenas 33 pontos em 15 jogos realizados (onde somou 10 vitórias, três empates e duas derrotas, com 30 golos marcados e 15 golos sofridos), o conjunto lisboeta chega a esta partida no 3.º lugar da tabela de classificação geral, a dois pontos de distância do FC Porto e a seis da liderança do Sporting, tendo ainda uma vantagem de apenas três pontos para o Braga (4.º).

Na última jornada do campeonato, o Benfica voltou a tropeçar e a perder terreno para a liderança da classificação, ao não conseguir melhor do que somar um ponto na receção ao Nacional da Madeira (1-1), chegando, na ocasião, ao terceiro jogo consecutivo sem conhecer o sabor da vitória. Na passada quinta-feira, porém, a equipa liderada por Jorge Jesus (que está a contas com uma infeção provocada pela covid-19) voltou às vitórias, nos quartos de final da Taça de Portugal, contra o Belenenses (3-0), em casa. No lugar do treinador principal das “águias”, esteve o adjunto João de Deus, cenário que se repetirá, pelo menos, neste próximo jogo.

Onze provável: Svilar – Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo – Rafa, Weigl, Pizzi, Cervi – Waldschmidt, Darwin

Dica de Prognóstico

Num embate que poderá ser bastante importante para as contas do título a breve/médio trecho, a previsão é a de um jogo fortemente pautado pelo equilíbrio, até porque as duas equipas possuem qualidade para ter momentos de superioridade alternada uma sobre a outra. Ainda assim, pela importância dos pontos que estarão em causa, o Benfica deverá conseguir apresentar-se com níveis de intensidade competitiva ligeiramente superiores aos do Sporting, que tem feito uma excelente campanha, mas que conta com uma equipa inexperiente neste contexto de forte pressão e que, por norma, claudica em “momentos-chave” como este. Assim, é provável que a equipa encarnada consiga dispor das melhores oportunidades de golo, até para poder dedicar uma eventual vitória ao seu comandante, Jorge Jesus, que está em isolamento a recuperar de uma infeção pulmonar provocada pela covid-19. Neste sentido, perfila-se como a melhor opção a aposta em Benfica a vencer (Empate anula a aposta), cotada a 1.76 na casa de apostas Bet.pt.

Prognóstico
Odd
Benfica (Empate anula a aposta)
1.76
Betpt
Resultado
Erro
Duarte Pinto
56% Sucesso
Próg. realizados
1272
Média Odds usadas
1.7
Próg. certos
702
Próg. errados
552