Prognóstico
Odd
Ambas Equipas Marcam
1.55
Betclic
Resultado
Erro
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3314
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1868
Próg. errados
1350

SC Braga – AS Roma (Liga Europa)

A primeira mão da eliminatória dos “16 avos” da Liga Europa 2020/21 que opõe Braga e Roma começa na Pedreira. Paulo Fonseca regressa a uma casa que bem conhece e, ainda que o favoritismo esteja do lado dos italianos, está ciente das dificuldades que poderá encontrar.

Análise SC Braga

O Braga é um dos dois representantes portugueses nesta Liga Europa 2020/21, o único a poder disputar um dos dois jogos da eliminatória em casa – dado que as restrições impostas pelo governo britânico levaram à deslocalização do Benfica – Arsenal que se jogaria na Luz. O duplo compromisso dos bracarenses com a Roma começa em Braga e os pupilos de Carvalhal estão cientes do quão importante será conquistar um resultado positivo nesta primeira mão. O favoritismo quanto ao acesso à próxima fase pende para o lado romano, mas os “Guerreiros do Minho” querem provar que têm argumentos para contrariar esse favoritismo e, neste primeiro desafio, diríamos que o mesmo está repartido.

Para marcar presença nesta fase da competição, a formação da “Cidade dos Arcebispos” ultrapassou o grupo G partilhado com Leicester City, Zorya e AEK sem passar por grandes problemas. Em 18 pontos possíveis, o Braga somou 13, tendo “desperdiçado” cinco nos duelos com o Leicester, ao perder em Inglaterra (4-0) e empatar na Pedreira (3-3). Atual terceiro colocado do campeonato, finalista vencido da Taça da Liga e a nas meias-finais da Taça de Portugal, o calendário do Braga tem estado bastante preenchido, obrigando Carvalhal a uma gestão meticulosa da equipa. Este encontro com a Roma acontece quatro dias depois da visita aos Açores para medir forças com o Santa Clara (vitória por uma bola a zero) e acontece a 72 horas da visita a Tondela.

No que ao desempenho recente concerne, o Braga não perde há sete jogos oficiais, venceu cinco vezes nesta sequência e empatou duas, ambas frente ao Porto (2-2; 1-1). Apesar de até ter perdido o primeiro jogo em casa na atual temporada, em setembro, frente ao Santa Clara, a Pedreira tem sido um “cofre forte” para o Braga que venceu 13 dos últimos 16 jogos que aí disputou, pretendendo ampliar esse registo neste desafio.

Carvalhal deverá escalonar a equipa a partir do seu 1x3x4x3 com três reforços de inverno a integrarem o onze inicial: Borja – autor do golo no mais recente compromisso nos Açores -, Lucas Piazon e Sporar. No que diz respeito a baixas, há cinco a registar, três deles particularmente importantes: se Rui Fonte e Francisco Moura são ausências de longa duração, David Carmo, André Castro e Iuri Medeiro nem tanto e farão falta à equipa.

Onze provável: Matheus, Tormena, Silva, Borja, Esgaio, Galeno, Al Musrati, Fransérgio, Piazon, Ricardo Horta, Sporar

Análise AS Roma

Liga EuropaEnquanto se debate pelo acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada em contexto doméstico, a Roma vai trilhando o seu caminho na Liga Europa. Ainda que a competição não seja encarada como uma prioridade, os romanos não relativizam a participação na mesma. Olhando para o percurso da equipa da capital italiana na fase de grupos, é legítimo e coerente dizer que o Braga deverá propor o desafio mais exigente à Roma até então nesta Liga Europa 2020/21, dado que, na fase de grupos, os adversários com os quais se debateu foram os suíços do Young Boys, os romenos do Cluj e os búlgaros do CSKA Sofia. Curiosamente, a equipa búlgara do CSKA Sofia, formação que terminaria no último lugar do grupo com apenas cinco pontos, foi a única que conseguiu “tirar” pontos à Roma e logo nos dois desafios, ao empatar sem golos no Olímpico e vencer na Bulgária (3-1) – no segundo jogo, a Roma estava já apurada para estes “16 avos”.

A Roma passou por um período difícil no primeiro mês do ano, com o desentendimento entre Paulo Fonseca e Edin Dzeko a assumir proporções mediáticas, mas a situação aparenta estar sanada e o ambiente no balneário aparenta estar agora bem mais saudável. Nos quatro compromissos mais recentes, a Roma somou três vitórias frente a Spezia (4-3), Hellas Verona (3-1) e Udinese (3-0), tendo saído vergada da deslocação ao reduto da rival Juventus (2-0). Embora tenha assegurado uma “cleansheet” no seu mais recente compromisso, a Roma tem sido uma equipa que sofre muitos golos, tanto que tal situação não se verificava há sete encontros oficiais. Por outro lado, os ormanos também fazem muitos golos, tanto que falamos da equipa que apresenta o terceira melhor ataque da Série A com 47 golos marcados e, simultanamente, da formação que mais golos sofre de ente as que atualmente se encontram em lugar de acesso às provas europeias da próxima época com 35 tentos encaixados.

Pedro e Smalling não vão a jogo, ambos a contas com lesões.

Onze provável: López, Mancini, Kumbulla, Ibañez, Karsdorp, Spinazzola, Villar, Veretout, Pellegrini, Mkhitaryan, Dzeko

Dica de Prognóstico

Acreditamos que o equilíbrio imperará e que a eliminatória chegará a Itália em aberto. Braga e Roma quererão chegar-se à frente, discutir o encontro “olhos nos olhos” e a probabilidade de ambas as equipas chegarem ao golo parece-nos um cenário plausível.

Prognóstico
Odd
Ambas Equipas Marcam
1.55
Betclic
Resultado
Erro
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3314
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1868
Próg. errados
1350