Prognóstico
Odd
Mais de 2.5 golos
1.88
Betclic
Resultado
Sucesso
Justa Barbosa
43% Sucesso
Próg. realizados
2085
Média Odds usadas
2.2
Próg. certos
880
Próg. errados
1180

Roménia – Chile (Amigáveis de Seleções)

Confronto entre duas seleções que estão arredadas do Mundial mas que após verem as expetativas frustradas mostraram reação imediata. A Roménia fez uma campanha fraca na qualificação europeia, terminando em quarto lugar do grupo. O Chile é um dos grandes ausentes no Rússia 2018. O vencedor das duas últimas edições da Copa América não conseguiu melhor do que o sexto posto na zona sul-americana. Reinaldo Rueda, o novo selecionador, lidera a transformação que se impõe.

A Roménia não ir ao Mundial não é um escândalo, como o caso chileno. Mas ainda assim, não há como dourar a pílula. O quarto lugar no Grupo E europeu é fraco. Ser ultrapassada por Polónia e Dinamarca, a primeira com apuramento direto, é uma coisa. Ficar atrás de Montenegro, sem desrespeito, é outra bem distinta. Este é um adversário que devia estar ao alcance. Não aconteceu e desde então Cosmin Contra quis logo mostrar que a equipa nacional valia mais do que esse resultado.

Encerrado o capítulo Mundial, a seleção romena fez quatro jogos de preparação e só foi desfeiteada pela Holanda (0-3), outra das equipas que tem muito a provar e a recuperar em termos de autoestima e prestígio. Venceu os outros encontros – Israel (1-2), Suécia (1-0) e Tirquia (2-0) – dois destes frente a seleções que vão ao Campeonato do Mundo de Futebol do próximo mês. É caro para dizer que estão motivados, estes romenos.

Depois de defrontar os chilenos, a Roménia tem ainda agendados amigáveis com Montenegro, no dia 4 de junho, – diria que há aqui uma necessidade de desforra – e com a Sérvia, a 10.

Onze Provável: Tatarusanu – Manea, Sapunaru, Grigore, Tosca – Chipciu, Marin, Pintili, Mitrita – Stanciu, Tucudean.

A piada do momento é que o amigável internacionalChile vai ao Mundial, no FIFA 2018. A equipa de Alexis Sánchez e Arturo Vidal será uma das grandes ausentes e só é surpresa para quem não foi acompanhando a qualificação sul-americana mais atentamente. De facto, La Roja – que foi até à final da Taça das Confederações, perdendo para os germânicos – não conseguiu melhor do que o sexto posto na CONMEBOL. E mesmo na reta final do apuramento, quando era vital somar pontos, só conseguiu três pontos frente ao Equador (2-1), perdendo com Paraguai (0-3), Bolívia (1-0) e Brasil (3-0).

Juan Antonio Pizzi não resistiu e logo deu lugar a Reinaldo Rueda, que se propõe operar a necessária renovação. O novo selecionar chamou gente nova e nomes como Ángelo Sagal – extremo esquerdo do Pachuca, de vinte e cinco anos – e Guillermo Maripán – central do Alavés, de vinte e quatro anos – ganharam mesmo a titularidade nas partidas amigáveis que se seguiram. Gary Medel é o veterano de serviço nesta convocatória para os jogos de maio e junho na europa. E o Pitbull parece estar a adorar o papel de “paizinho”, fazendo as praxes aos que se estreiam mas também dando orientações nos treinos. Erik Pulgar está em dúvida já que parece não ter recuperado de uma lesão muscular.

Em março passado a equipa chilena bateu a Suécia (1-2), com golos de Arturo Vidal e Marcos Bolanos, outra aposta recente do selecionador, este extremo de vinte e dois anos da Universidad Católica do Chile. Três dias mais tarde, na Dinamarca, o golo ficou a zeros.

Onze Provável: Colao – Diáz, Marípan, Lichnovsky, Vegas – Medel, Reyes, Dávila – Sagal, Castillo, Junior Fernández.

Roménia
3-2
ChileChile
Amigáveis 2017
Chile
2-3
RoméniaRoménia
Amigáveis 1982

Curiosamente, a Roménia venceu os dois confrontos que teve com o Chile, ambos por 3-2. E não se pense que terá sido lá para trás, nas calendas do futebol. O último foi no ano passado junho do ano passado.

Prognóstico
Odd
Mais de 2.5 golos
1.88
Betclic
Resultado
Sucesso
Justa Barbosa
43% Sucesso
Próg. realizados
2085
Média Odds usadas
2.2
Próg. certos
880
Próg. errados
1180