A troca de posições entre Nápoles e AS Roma é o aspecto que merece maior destaque na 26ª jornada da Série A 2016/17. A Atalanta, equipa sensação da prova, surpreendeu o San Paolo e abriu caminho para a ascensão romana à vice-liderança.

Atalanta na luta pela Champions

CaldaraMattia Caldara silenciou o San Paolo. No encontro que inaugurou a 26ª ronda da Série A, o jovem defesa apontou os dois golos que deram a vitória à Atalanta na visita ao San Paolo, num triunfo heróico dos homens de Bergamo que ficaram reduzidos a dez jogadores minutos antes de marcarem o segundo golo da noite.

A Atalanta, agora lançada na luta por um lugar de acesso à Liga dos Campeões e recebida em apoteose no aeroporto de Bergamo, abordou a partida de forma peculiar, mais desinibida que a generalidade das equipas que visitam o San Paolo para enfrentar o Nápoles. Surpreendido pela estratégia adversária, o conjunto da casa esteve numa noite particularmente desinspirada no capítulo da finalização, algo pouco comum para uma equipa que já não ficava em branco no San Paolo desde dezembro de 2015. Antes de visita a Turim para disputar a primeira mão das meias-finais da Taça de Itália, o Nápoles desceu do segundo para o terceiro lugar da classificação e viu a adversária direta desta jornada aproximar-se perigosamente, uma vez que está agora a apenas três pontos de distância.

Radja a toda prova

Foto: AFP

Foto: AFP

Os “tiffosi” dizem que personifica a raça dos gladiadores romanos e a verdade é que tem sido determinante na campanha da equipa na atual temporada. Radja Nainggolan voltou a brilhar na defesa dos escudo da AS Roma ao apontar dois dos três golos da sua equipa na visita ao Giuseppe Meazza para enfrentar o Inter de Milão. Os dois golos são “a cara” do internacional belga: Remates fortes e colocados, fazendo valer uma das suas melhores caraterísticas: A capacidade de atirar de meia distância. Mauro Icardi ainda deu esperança ao Inter quando encurtou distâncias aos 81 minutos, mas Diego Perotti repôs a diferença de dois golos na conversão de uma grande penalidade, a sensivelmente cinco minutos do fim.

A equipa da capital manchou o bom registo caseiro do Inter desde que Stefano Pioli assumiu os destinos da equipa – ainda não tinha perdido em casa para o campeonato – e aproveitou a derrota do Nápoles da melhor forma, ascendendo ao segundo posto da pauta classificativa. A Juve, líder isolada com sete pontos de avanço em relação à AS Roma, voltou a não facilitar e alcançou a nona vitória consecutiva, desta feita diante do modesto Empoli, por duas bolas a zero.

AC Milan aproxima-se do rival

O AC Milan parece reentrar nos eixos após uma fase negativa em que perdeu terreno na luta pela Europa. No Mapei Stadium, em Sassuolo, os milaneses triunfaram pela margem miníma (0-1) com um golo de Carlos Bacca na cobrança de uma grande penalidade. Os milaneses ocupam a 7ª posição com 47 pontos, menos três que a Lazio (5ª), formação que triunfou na receção à Udinese.

Nada muda na luta pela manutenção

Nos últimos lugares da tabela, nada se alterou nesta 26ª jornada. O Pescara, agora treinado por Zdenek Zeman, perdeu no Marc’Antonio Bentegodi com o Chievo por duas bolas a zero. O Crotone foi derrotado pelo Cagliari com golos de João Pedro Galvão (ex-Estoril) e Marco Borriello, ao passo que o Palermo empatou (1-1) na Sicília diante do Palermo.

A 26ª ronda termina esta segunda-feira com o encontro entre Fiorentina e Torino.

Boas Apostas!