A conquista das duas Supertaças (europeia e espanhola) parecia augurar um início de campanha positivo para o Real Madrid, mas a realidade atual indica o contrário. O campeão espanhol tarda em arrancar em definitivo e conquistou apenas oito pontos nas cinco primeiras jornadas. Barcelona, Sevilha e Atlético de Madrid compõem o pódio.

Choque no Bernabéu

Foto: "Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images"

Foto: “Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images”

Cristiano Ronaldo regressou à ação depois de ter cumprido castigo, mas a presença do Ballon D’Or não foi suficiente para o Real Madrid evitar a primeira derrota da temporada. Depois de ter falhado nos dois encontros caseiros diante de Valência (2-2) e Levante (1-1), o Real Madrid voltou a ser incapaz de vencer pela primeira vez no Bernabéu para a La Liga 2017/18.

Ao longo dos primeiros 45 minutos, o Real Madrid foi uma mera caricatura do seu real valor. Amorfo e desinpirado, o conjunto da casa ficou muito aquém das expectativas e só foi capaz de “mudar o chip” no segundo tempo. As ocasiões junto da baliza defendida por Antonio Adán (formado no Real Madrid) foram-se sucedendo e fica na retina um gesto acrobático de Gareth Bale que terminou no poste direito da baliza do conjunto andaluz. O “balde de água” fria caiu nas bancadas do Bernabéu já perto do quatro minuto de compensação. Com um nulo no marcador, resultado que agradava unicamente ao Bétis, a equipa de Quique Setién tocou a bola entre si, foi progredindo no terreno e acabou premiada pela ousadia demonstrada no terreno do campeão espanhol, com Tony Sanabria a cabecear de forma certeira para a baliza à guarda de Keylor Navas. A derrota deixa o Real Madrid a sete pontos da liderança.

Barcelona “esmaga” com Messi em grande

Como em tantas outras noites no Camp Nou, Leo Messi foi a “estrela maior” na receção ao Eibar. O astro argentino apontou quatro golos na goleada por seis bolas a uma à equipa orientada por José Luis Mendilibar, treinador que levou o português Paulo Oliveira a jogo mas optou por deixar Bebé no banco durante toda a partida. Do lado “Culé”, Nélson Semedo cumpriu os 90 minutos e também viu Paulinho e Denis Suárez escreverem os respetivos nomes na ficha de jogo.

Ao contrário do que acontece com o Real Madrid, o Barcelona está em claro crescendo. A derrota e ambas as mãos da Supertaça europeia está ultrapassada e os comandados de Ernesto Valverde lideram o campeonato espanhol com cinco vitórias em outros tantos jogos, sem esquecer o grande triunfo diante da Juventus (3-0) na primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Atlético rugiu mais alto no San Mamés

O Atlético de Madrid conquistou uma importante (e difícil) vitória na visita a San Mamés, casa do Athletic. O primeiro grande momento na noite bilbaína foi a defesa de Jan Oblak à grande penalidade cobrada por Aduriz, perto do intervalo, num lance que, caso fosse convertido com sucesso, permitiria à equipa local passar para a frente do marcador.

Confiante depois de ter visto o guardião esloveno conservar o nulo no marcador, o Atlético e Madrid entrou de forma destemida na segunda parte e Ángel Correa abriu o ativo aos 55 minutos. Ferreira-Carrasco, lançado para o lugar de Nico Gaitán ao minuto 60, aumentou a contagem à passagem dos 73 e Raúl Garcia (ex-Atlético) descontou para a formação local já em tempo de compensação. Os “Colchoneros” conquistaram a segunda vitória consecutiva em jogos do campeonato espanhola e este sábado vão disputar o segundo jogo oficial no seu novo estádio, diante do Sevilha, emblema que segue na segunda posição com 13 pontos. A equipa do sul de Espanha sentiu muitas dificuldades para superar o Las Palmas no Sánchez Pizjuán, mas um golo de Jesús Navas perto do apito final permitiu sentenciar o encontro.

Valência encanta

Início auspicioso para o Valência de Marcelino Garcia Toral. A maior estabilidade no seio do clube comparativamente a anos anteriores tem surtido um impacto positivo na equipa “Ché”, mais regular por sinal. Após três empates consecutivos – frente a Real Madrid (2-2) no Bernabéu, Atlético de Madrid (0-0) e a um Levante (1-1) que tem estado a bom nível, a equipa “Ché” premiou os adeptos que se deslocaram ao Mestalla com uma goleada ao Málaga por cinco bolas a zero. Simone Zaza foi a figura da noite ao apontar um “hat-trick” em apenas oito minutos, jogador que tinha demonstrado insatisfação pela condição de suplente diante do Levante. Gonçalo Guedes foi titular e assistiu Rodrigo Moreno (também ele ex-Benfica) para o 5-0 aos 86 minutos de jogo.

O Málaga, por seu turno, continua no último lugar da La Liga com cinco derrotas em outros tantos jogos, um golo marcado e 11 sofridos.

Boas Apostas!