A poucos dias da disputa da jornada 5 do Grupo C de Qualificação para o Euro 2016, que acontecerá a 27 de Março, está na altura de revermos os acontecimentos do agrupamento e ainda de antevermos os embates que aí vêm. Num grupo composto por Espanha, Eslováquia, Ucrânia, Macedônia, Bielorrussia e Luxemburgo, os grande destaque vai para os eslovacos que são para já a única equipa sem derrotas no grupo e ainda 100% vitoriosos.

O contentamento entre os atletas eslovacos ao se imporem perante a Espanha foi bem visível.

O contentamento entre os atletas eslovacos ao se imporem perante a Espanha foi bem visível.

Nesta jornada 5 deste Grupo C, Eslováquia vs Luxemburgo, Espanha vs Ucrânia e Macedônia vs Bielorrussia são os embates a que poderemos assistir, sendo que as atenções se concentram maioritariamente nos dois primeiros pois envolvem os conjuntos classificados no top-3 do grupo. Encontrando-se todas as equipas com 4 partidas disputada, a Eslováquia, orientada por Ján Kozák, é a surpreendente líder da tabela com 12 pontos. Já a Espanha, bi-campeã em título da prova, depois da fraca campanha que realizou no Mundial 2014, parece ainda não se ter encontrado consigo própria e nos quatro jogos já disputados foi vencedora de três e foi derrotada no restante, precisamente diante dos eslovacos por 0-2 em casa. Também os ucranianos, 3º classificados, perderam pontos apenas diante da Eslováquia, também em casa, desta feita por 0-1, tendo, tal como a Espanha, vencido já a Macedônia, a Bielorrussia e o Luxemburgo. Destes três, a Macedônia foi a única formação a conseguir vencer, o que aconteceu na jornada 2, em casa, frente ao Luxemburgo. Já estes, bem como os bielorrussos, somaram pontos apenas na jornada inaugural da disputa desta fase de qualificação, precisamente no embate entre si que, no Luxemburgo, terminou com o empate a um golo.

Esta 5ª jornada deste Grupo C de Qualificação para o Euro 2016 joga-se então a 27 deste mês de Março, na Macedônia, na Eslováquia e em Espanha, sendo que este último é o jogo que mexe com maiores interesses visto que opões os 2º e 3º classificados, ambos com 9 pontos.

Macedônia vs Bielorrussia

No Philip II Arena, em Skopje, capital da Macedônia, as Raposas Vermelhas recebem a Bielorrussia. Sob as ordens do técnico Boško Gjurovski, os macedônios encontram-se já a 6 pontos da 3ª posição, que garante a presença no playoff de qualificação para a fase final do Euro, e é neste momento ocupada pela Ucrânia. Mesmo cientes de que as suas possibilidades de chegar a França em 2016 são mínimas, a Macedônia quer pelo menos superiorizar-se a esta Bielorrússia e ao Luxemburgo. Tal como o conjunto da casa, a Bielorrussia quer também ser superior à Macedônia e ao Luxemburgo, visto jogarem todas um futebol a níveis semelhantes. Com Alyaksandr Khatskevich no comando técnico os bielorrussos ainda não conseguiram vencer nesta fase de qualificação, tendo somado um ponto no empate com o Luxemburgo e sido derrotada nos jogos com a Eslováquia, Espanha e Ucrânia, pelo que poderão ver este encontro como uma clara possibilidade para finalmente o conseguirem fazer. Ainda assim, para que o consigam, terão que produzir uma exibição de qualidade muito superior àquelas que têm vindo a apresentar que em quatro jogos lhes valeu apenas um ponto.

Eslováquia vs Luxemburgo

Na cidade de Žilina, no Estádio pod Dubňom, a Eslováquia recebe o Luxemburgo. A equipa do ex-Benfica Jan Oblak conseguiu um grande arranque nesta fase de qualificação para o Euro 2016, centrando-se os grandes destaques nos triunfos ante da Espanha e da Ucrânia, ambos fora de portas, respectivamente por 0-2 e 0-1. Desta forma garantiram esta superioridade inicial perante estes dois favoritos à vitória do agrupamento, um feito que se deve principalmente à astúcia do técnico Ján Kozák que comanda a equipa desde 2013. Orientado por Luc Holtz, o Luxemburgo até realizou as duas primeiras jornadas com alguma qualidade, tendo primeiro arrancado o empate a um golo na recepção à Bielorrussia e depois sido derrotado por 3-2 na casa da Macedônia. Desde então, nas duas partidas que se seguiram, ambas em casa, ante da Espanha e da Ucrânia não conseguiram mais marcar golos, tendo sido derrotados por 4 e 3 a zero, respectivamente. Agora que tem pela frente o conjunto com maior sucesso até ao momento, neste agrupamento, o técnico Luc Holtz irá certamente procurar pôr a sua equipa a jogar no ataque de modo a tentar surpreender a defensiva eslovaca.

Apesar de toda a experiência e qualidade, a Espanha mantêm-se ainda na procura da liderança.

Apesar de toda a experiência e qualidade, a Espanha mantêm-se ainda na procura da liderança.

Espanha vs Ucrânia

No Estádio Ramón Sánchez-Pizjuán, casa do Sevilla, a Seleção Espanhola de Futebol recebe a Ucrânia. Mantendo-se com Vicente del Bosque no comando técnico da equipa, mesmo após o péssimo Mundial 2014 que disputou, o técnico foi praticamente obrigado a implementar uma renovação nos nomes de destaque da Roja, renovação essa que se encontra ainda em processo. Depois de David Villa, Xabi Alonso e Xavi terem anunciado a renúncia à equipa, o experiente técnico espanhol apressou-se de imediato em chamar Ignacio Camacho, Koke, Paco Alcácer e Álvaro Morata mas devido à juventude, estão ainda a aprender a encaixar na dinâmica e no ritmo da equipa, o que nem sempre é fácil numa seleção nacional. Já a Ucrânia, apesar de todos os problemas internos que vive, está a exibir-se nesta fase de qualificação ao mesmo nível que esta Espanha, à partida clara favorita ao 1º lugar desde a jornada 1. Sob as ordens de Mykhaylo Fomenko, este conjunto do leste europeu, neste agrupamento, tem grandes possibilidades de se apurar para a fase final da prova que terá lugar em França em 2016. Sabendo que isso não depende somente desta partida mas que um resultado positivo aqui seria um grande passo para tal feito, tanto o técnico como a equipa devem apostar tudo de si durante os 90′ minutos de jogo, obrigando a Espanha a exibir-se ao mais alto nível para o caso de querer vencer a partida.

Ao fim desta jornada 5 deste Grupo C de qualificação para o Europeu – França 2016, é de esperar que nada nos lugares de qualificação se altere, visto que mesmo com a Eslováquia a perder e a Espanha a vencer, estes manter-se-ão no 2º lugar devido à desvantagem no confronto directo. A próxima ronda de partidas deste agrupamento está já marcada para o dia 14 de Junho e fará medirem forças a Ucrânia e o Luxemburgo, a Bielorrússia e a Espanha e ainda a Eslováquia e a Macedônia.

Boas Apostas!