Prognóstico
Odd
Portugal ou Empate e Abaixo de 4.5 Golos
1.48
Betclic
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3388
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1918
Próg. errados
1376

Portugal – Azerbaijão (Mundial 2022)

Campeã da Europa em título, a seleção portuguesa inicia esta fase de qualificação para o Mundial 2022 com estatuto de favorita à conquista do grupo A, partilhado com Azerbaijão, República da Irlanda, Luxemburgo e Sérvia. No primeiro encontro, a equipa portuguesa terá a congénere “azeri” pela frente.

Análise Portugal

Falhar o acesso ao Mundial do Qatar é algo que nem sequer passa pela cabeça de uma das mais talentosas gerações da história do futebol português. De há vários anos a esta parte que Portugal é presença assídua em fases finais de grandes competições e, a poucos meses de iniciar a defesa do título conquistado há cinco anos em França, a seleção nacional disputa os três primeiros jogos de apuramento para o Mundial 2022. Apesar de entrar em campo com o estatuto de visitada, nesta primeira ronda, a seleção portuguesa medirá forças com o Azerbaijão no Juventus Stadium, em Turim. Numa altura em que os adeptos continuam longe das bancadas em função da situação pandémica (razão que “levou” este encontro para Itália), a realidade é que o fator casa tende a ser relativizado e isso em nada mexe com o favoritismo absoluto ao triunfo.

Portugal entrará em campo nos dias 24, 27 e 30 de março. A proximidade entre jogos, com viagens pelo meio, obrigará a equipa técnica chefiada por Fernando Santos a proceder a uma gestão meticulosa de alguns jogadores. Neste encontro com o Azerbaijão, Portugal quererá “resolver a questão” o quanto antes, por forma a descansar os seus jogadores para os duelos que posteriormente serão disputados diante da Sérvia e Luxemburgo. Vale lembrar que a seleção portuguesa entrou em campo pela última vez a 17 de novembro, com triunfo em solo croata por três bolas a duas para a Liga das Nações.

Rui Patrício e Pepe, ambos lesionados, são as duas ausências na convocatória de Fernando Santos para este triplo compromisso de apuramento.

Onze provável: Anthony Lopes, Cancelo, Fonte, Rúben Dias, Guereiro, Danilo, Sérgio Oliveira, Bruno Fernandes, Jota, João Félix, Ronaldo

Análise Azerbaijão

mundial 2022A seleção do Azerbaijão é, em teoria, o “elo mais fraco” deste grupo A de qualificação para o Mundial 2022. Nada acostumada a fases finais de grandes competições, a seleção que é comandada pelo italiano Gio De Biasi desde 2020 quer fugir ao último lugar do grupo, situando-se num pedestal idêntico ao do Luxemburgo – curiosamente, o último encontro disputado pelos “azeris”, a 17 de novembro de 2020, culminou com um empate sem golos frente ao Luxemburgo.

É natural que, ao olhar para a lista de convocados de De Biasi, não esteja familiarizado com a maioria dos nomes que a compõem: afinal, é integralmente composta por jogadores que militam no campeonato “azeri”. De resto, não se perspetivam grandes mudanças em relação à equipa que atuou com maior regularidade na última edição da UEFA Nations League.

Em 2020, a seleção do Azerbaijão disputou um total de sete encontros oficiais. Ao todo, somou uma vitória, três empates e duas derrotas. A formação “azeri” chega aqui na sequência de quatro empates e há cinco (!) jogos oficiais que não consegue encontrar os caminhos para as redes adversárias, perspetivando-se que não vá ter tarefa fácil para fazê-lo neste desafio.

Onze provável: Mahammadaliyev, Medvedev, Huseynov, Badalov, Krivotsyuk, Ibrahimli, Qarayev, Huseynov, Salahli, Seydaev, Emreli

Dica de Prognóstico

O favoritismo português é indiscutível e as odds falam por si só. O Azerbaijão procurará resistir ao máximo ao maior ascendente português e tentará sair com um resultado nivelado. Atendendo à proximidade ente jogos, Portugal poderá baixar um pouco a intensidade à medida que o desafio for avançando, criando menos ocasiões de golo.

Prognóstico
Odd
Portugal ou Empate e Abaixo de 4.5 Golos
1.48
Betclic
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3388
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1918
Próg. errados
1376