Prognóstico
Odd
Acima de 1.5 Golos
1.50
Betclic
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
59% Sucesso
Próg. realizados
3794
Média Odds usadas
1.66
Próg. certos
2193
Próg. errados
1500

País de Gales – Suíça (Euro 2020)

O segundo dia do Euro 2020 arranca na cidade de Baku, no Azerbaijão, com a realização do duelo entre País de Gales e Suíça. Galeses e helvéticos integram o grupo A, juntamente com as congéneres de Turquia e Itália.

Análise País de Gales

Cinco anos depois de ter impressionado pela positiva ao atingir as “meias” do Euro 2016, a seleção do País de Gales quer voltar a superar as expectativas na segunda participação da sua história em fases finais da competição de seleções mais importante do continente. Para já, atendendo ao quão competitivo este Grupo A se adivinha, garantir o acesso à fase a eliminar já seria positivo para a nação que continua a ter em Gareth Bale e Aaron Ramsey as suas principais referências. Após o afastamento de Ryan Giggs, técnico que está a contas com a justiça em virtude de uma acusação por violência doméstica, Robert Page assumiu os destinos da equipa e será o responsável por guiá-la nesta fase final.

Persistem algumas duvidas relativas ao sistema que a seleção galesa privilegiará para encarar este primeiro jogo, mas a imprensa internacional crê que Page privilegiará a aposta num esquema com três defesas. Ward deverá ocupar a baliza com Davies, Rodon e Mpeham como unidades mais recuadas. Pelas alas, Roberts e Norrington-Davies assumirão as despesas, com Morrell (ou Ampadu) e Ramsey pelo meio. Na frente, Daniel James e Gareth Bale atuarão pelas alas, procurando servir Harry Wilson com qualidade. Bale é, ao serviço desta seleção do País de Gales, um jogador completamente diferente para melhor daquilo que tem exibido nas últimas épocas, continuando a assumir-se como um elemento diferenciador. Esse é um fator que poderá fazer toda a diferença a favor dos galeses neste Euro 2020. Se Ramsey e Bale estiverem bem, as chances de sucesso desta equipa sairão naturalmente reforçadas.

Os dois teste realizados pela equipa galesa a caminho deste Euro 2020 não correram de feição, dado que perdeu frente à França por três bolas a zero (a expulsão de Williams antes da meia hora condicionou bastante o desempenho da equipa) e empatou sem golos frente à Albânia.

Onze provável: Ward, Mepham, Rodon, Davies, Roberts, Norrington-Davies, Morrell, Ramsey, Bale, James, Wilson

Análise Suíça

A seleção da Suíça superou as fases de grupos das últimas três grandes competições em que esteve envolvida (Mundiais 2014 e 2018 e Euro 2016) e é com esse objetivo que chega a este Euro 2020. Num grupo em que se perspetiva uma acérrima luta pelo segundo lugar, antes de ser dado o pontapé de saída, diríamos que a equipa suíça parte como principal candidata a esse segundo posto. É certo que Turquia e País de Gales podem ser tão ou mais fortes em termos de qualidade individual (sobretudo a equipa turca), mas a seleção Suíça é, “no papel”, um coletivo mais consistente, organizado, que vem sendo orientado por Vladimir Petkovic de há algum tempo a esta parte e tem a sua identidade bem definida. De resto, muitos dos jogadores que se apresentam neste Euro 2020 já disputaram fases finais juntos. Akanji e Mbabu são rostos novos numa seleção que continua a contar com unidades como Sommer, Schar, Ricardo Rodríguez, Xhaka, Shaqiri ou o benfiquista Haris Seferovic. Há, no entanto, um “se não”: alguns destes jogadores já não apresentam o fulgor de outrora.

No que diz respeito às escolhas de Petkovic, o selecionar suíço deverá apostar num sistema com três defesas, procurando potenciar as qualidades de Mbabu e Rodríguez pelas alas. Xhaka e Freuler constituirão uma interessante dupla no meio, “soltando” Shaqiri para a zona de decisão, perto de Gavranovic e Seferovic.

Nos últimos dois ensaios antes da estreia neste Euro 2020, a Suíça venceu os Estados Unidos (2-1) e goleou o Liechtenstein (7-0).

Onze provável: Sommer, Elvedi, Akanji, Schar, Mbabu, Rodríguez, Xhaka, Freuler, Shaqiri, Gavranovic, Seferovic

Dica de Prognóstico

Encontro equilibrado em perspetiva, tal como refletem as odds das Casas de Apostas. A Suíça parece-nos uma equipa mais organizada e competente em todos os momentos de jogo, mas os galeses têm capacidade suficiente para tirar algo de positivo deste desafio. Assim, apontamos à hipótese de se verificarem pelo menos dois golos no relvado de Baku.

Prognóstico
Odd
Acima de 1.5 Golos
1.50
Betclic
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
59% Sucesso
Próg. realizados
3794
Média Odds usadas
1.66
Próg. certos
2193
Próg. errados
1500