A realização da Supertaça de Itália (23 de dezembro) entre Juventus e AC Milan levou ao adiamento dos respetivos compromissos dos dois emblemas para o campeonato italiano. Esta semana, turineses e milaneses acertaram calendário e disputaram os encontros que estavam previamente agendados para a 18ª jornada. Enquanto a Juvens alcançou uma “vitória rotineira” no Enzo Scida frente ao frágil Crotone, o AC Milan interrompeu o ciclo de crise que atravessa ao conquistar um triunfo heróico em casa do Bologna.

Foto: "EFE"

Foto: “EFE”

Triunfo heróico no Renato Dall’Ara. O AC Milan sofreu a bom sofrer para interromper o cenário de crise na deslocação a Bologna. A formação “rossonera” esteve reduzida a nove unidades durante mais de meia hora e conquistou os três pontos no último minuto do tempo regulamentar ao apontar o único golo da partida.

A primeira contrariedade da noite surgiu ainda no primeiro tempo, com a expulsão de Gabriel Paletta por acumulação de amarelos devido a uma falta sobre Dzemaili à entrada da área milanesa. O jogo, até então equilibrado e com boas oportunidades de parte a parte, passou a contar com um maior ascendente dos donos da casa que ameaçaram constantemente a baliza à guarda de Donnarumma, novamente protagonista graças a uma mão cheia de boas defesas. Perto da hora do jogo, foi a vez de Daniele Doveri expulsar o médio Juraj Kucka, também por acumulação de amarelos, deixando o AC Milan reduzido a nove e condenado a segurar o nulo para poder regressar a casa com pelo menos um ponto na bagagem. O Bologna cresceu no jogo e foi ameaçando a baliza contrária com investidas constantes de Blerim Dzemaili, Laidslav Krejcí ou Mattia Destro, mas a incapacidade de encontrar o caminho para as redes contrárias sairia cara aos donos da casa. Nos últimos instantes do tempo regulamentar, Gerard Deulofeu, reforço de inverno milanês, desequilibrou pela direita do ataque e assistiu o croata Mario Pasalic para uma conclusão à boca da baliza defendida por Ângelo da Costa. O único golo da noite permitiu ao AC Milan regressar às vitórias volvidos cinco jogos, constituiu um autêntico “balão de oxigénio” para a continuidade de Vincenzo Montella e permite à equipa permanecer na luta pelo regresso às competições europeias. Vitória importante alcançada por  uma equipa que atravessava uma grande crise de confiança resultante dos resultados recentes.

Juventus passa em Crotone

A Juventus viajou até ao Enzo Schida, em Crotone, apostada em consolidar a liderança da tabela classificativa da Série A. Frente ao penúltimo colocado, Mario Mandzukic (64′) e Gonzalo Higuaín (74′) resolveram a questão depois de mais de uma hora de resistência do conjunto da casa. Desafio entre formações com argumentos antagónicos que culminou com uma vitória tranquila da mais forte, dominadora ao longo de toda a partida apesar dos golos tardios. O Crotone lutou muito a meio-campo e deu espaço à Juve para jogar, mas a grande superioridade tanto do ponto de vista coletivo como individual acabou por ditar o desfecho do jogo. A

goleada aplicada pela AS Roma à Fiorentina (4-0) no encerramento da 23ª jornada do campeonato italiano não atemorizou os pupilos de Massimiliano Allegri, líderes com uma preciosa vantagem de sete pontos, tão prezada pelos responsáveis do clube pela possibilidade de gerir a equipa em função dos dois encontros para a Liga dos Campões com o FC Porto.

Boas Apostas!