Prognóstico
Odd
Intervalo/Fim: Nigéria
1.40
Betclic
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
59% Sucesso
Próg. realizados
3803
Média Odds usadas
1.66
Próg. certos
2194
Próg. errados
1500

Nigéria – Libéria (Mundial 2022)

A seleção nigeriana mede forças com a congénere da Libéria no seu primeiro encontro de qualificação para o Mundial 2022. As duas nações integram o grupo C de qualificação da zona CAF, juntamente com Cabo Verde e República Centro-Africana.

Análise Nigéria

A seleção da Nigéria não precisou de disputar a primeira eliminatória da zona de qualificação africana para o Mundial 2022, garantindo o acesso direito a esta fase de grupos. Presente no Mundial da Rússia (despediu-se na fase de grupos) e terceira colocada da última edição da Taça das Nações Africanas depois de ter perdido para a campeã Argélia nas meias-finais, a formação que habitualmente veste de verde é apontada como favorita à conquista do respetivo grupo e tudo nos leva a crer que conseguirá cumprir esse objetivo e estar no Qatar.

O selecionador Gernot Rohr não “poupou” na convocatória e chamou as principais figuras da seleção sob sua tutela para este duplo compromisso de qualificação que começará esta quinta-feira (3) com a realização do duelo frente à Libéria e terminará no dia 7, com um embate frente a Cabo Verde. Leon Balogun e Joe Aribo, ambos do Rangers, são as principais ausências na lista de eleitos, jogadores que só não integram as escolhas por terem sido impedidos de viajar. Apesar das duas ausências, Rohr possui soluções com qualidade mais que suficiente para que as duas baixas não tenham consequência em termos de jogo.

Os nigerianos já disputaram cinco encontros neste ano civil, dois de cariz oficial e três amigáveis. Nos encontros “a doer”, válidos pela fase de qualificação para a Taça das Nações Africanas, registaram-se triunfos diante de Benim (0-1) e Lesoto (3-0). Já em junho, a Nigéria defrontou os Camarões por duas vezes, tendo somado uma derrota por uma bola a zero e um empate sem golos. Embora o mais recente compromisso se tenha saldo num desaire por quatro bolas a zero frente ao México, nessa ocasião, Gernot Rohr optou por chamar jogadores com poucas internacionalizações, situação que ajuda a explicar o desfecho do desafio.

Onze provável: Akpeyi, Aina, Troost-Ekong, Awaziem, Zaidu, Etebo, Ndidi, Musa, Onyeku, Osimhen, Iheanacho

Análise Libéria

mundial 2022George Weah, hoje presidente do país, continua a ser o maior símbolo futebolístico da história da Libéria, uma nação com pouca expressão a esse nível. Sem qualquer presença em campeonatos do mundo, o melhor que a seleção liberiana conseguiu foi qualificar-se para a fase final da Taça das Nações Africanas em duas ocasiões, a primeira em 1996 e a segunda em 2002. O apuramento para o Mundial 2022 a partir deste Grupo C é quase que uma miragem para a Libéria que, de resto, também não estará na Taça das Nações Africanas 2021 que será disputada em janeiro de 2022. O coletivo eleito e orientado por Peter Butler nem sequer chegou à fase de grupos no apuramento, caindo às mãos do Chade na fase preliminar.

Para chegar a esta fase da qualificação, a seleção da Libéria teve que ultrapassar a congénere de Serra Leoa. Em casa, levou a melhor por três bolas a uma, resultado que permitiu garantir a qualificação mesmo com um desaire pela margem mínima (1-0) fora de portas.

Oscar Dorley, jogador do Slavia de Praga, é a principal figura desta seleção. Olhando para o onze provável, Songo, Jerbo, Saygbe, Dweh, Paye e Sherman ainda atuam no campeonato da Libéria, ao passo que Njie joga no Slaven do principal escalão croata, McCauley está no Al-Jeel da segunda divisão saudita, Wilson representa o Podbeskizie do segundo escalão polaco e Bah está no Miami FC da Major League Soccer. A diferença das realidades competitivas em que nigerianos e liberianos se debatem é gritante e

Onze provável: Songo, Jerbo, Saygbe, Dweh, Paye, Bah, Njie, McCauley, Dorley, Wilson, Sherman

Dica de Prognóstico

O favoritismo da equipa nigeriana é absoluto. As “Super Águias” têm todas as condições para se estrearem nesta fase de qualificação para o Mundial 2022 com a conquista de uma vitória confortável diante desta vulnerável seleção da Libéria.

Prognóstico
Odd
Intervalo/Fim: Nigéria
1.40
Betclic
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
59% Sucesso
Próg. realizados
3803
Média Odds usadas
1.66
Próg. certos
2194
Próg. errados
1500