A Summer League da NBA é a melhor oportunidade para ficar a conhecer as estrelas do futuro, com a quase totalidade dos rookies a fazerem a sua estreia nesta competição, disputada num ambiente de alguma descontração, em pequenos pavilhões e ainda sem os equipamentos oficiais de cada equipa. Na análise feita ao momento dos rookies por Scott Howard-Cooper, um dos cronistas da NBA.com, Nerlens Noel parte com confiança para a nova temporada. O jogador dos Philadelphia 76ers foi a sexta escolha do Draft 2013, levantando algumas suspeitas devido ao seu estado de saúde, mas depois de um ano de recuperação e trabalho físico, Noel parece preparado para cumprir com o que se esperava dele quando começou a merecer destaque, ainda antes da sua curta carreira universitária em Duke.

Nerlens Noel 76ers

Noel com estilo

Nerlens Noel esteve presente em quatro dos encontros disputados pela sua equipa em Orlando, na primeira localização da Summer League, e foi conquistando o destaque, sobretudo, pelo seu trabalho na tabela defensiva, aumentando o número de ressaltos de jogo para jogo e chegando ao incrível número de cinco desarmes de lançamento na partida frente aos Brooklyn Nets. A sua regularidade impulsiona-o para uma luta que se prevê bastante forte, já que para além dos nomes do Draft 2014, também Nikola Mirotic fará a sua estreia na nova temporada da NBA, ao transferir-se do Real Madrid para os Chicago Bulls.

Em busca do contrato

Em termos coletivos, os Philadelphia e os Indiana Pacers foram as duas equipas com mais vitórias, terminando ambas com quatro jogos ganhos e um perdido, mas a classificação não é o mais importante neste torneio. O jogador que mais se destacou foi Kentavious Caldwell-Pope, dos Detroit Pistons, que somou uma média de 24 pontos em cinco encontros disputados. Para além disso, a média de 7.4 ressaltos demonstram que este jogador poderá revelar uma importante melhoria da performance para a nova temporada. Em destaque esteve, também, outro jogador dos Philadelphia 76ers, Casper Ware, que vai lutando para voltar a ter um contrato na NBA. A sua boa prestação em Orlando terá aumentado as duas possibilidades, ainda que em Las Vegas o jogador não venha experimentando as mesmas facilidades para se destacar. Finalmente, Donald Sloan, dos Indiana Pacers, foi outro jogador a aproveitar a Summer League para fazer valer as suas qualidades, afirmando-se na marcação de pontos e nas assistências.

Glen Rice JR

Glen Rice Jr em destaque

Em Las Vegas, para já, tem havido muito maior equilíbrio nos topos das tabelas estatísticas, com Glen Rice Jr, dos Washingtons Wizards, a destacar-se no capítulo dos pontos, ainda que seguido de muito perto por CJ McCollum, de Portland, Tim Hardaway Jr., de New York, e Tony Snell, de Chicago. Um dos rookies a mostrar qualidades em Las Vegas é Doug McDermott, que também vestirá a camisola dos Bulls, onde poderá ter a oportunidade de se transformar num lançador de valor na NBA, tendo em conta o número de jogadores interiores com grande qualidade de passe que o conjunto de Tim Thiboudeau terá na próxima temporada.

A hora dos improváveis

Entre os jogadores rookies que estão presentes na Summer League, Scott Howard-Cooper destaca alguns nomes improváveis, que poderão começar desde já a marcar o terreno para serem identificados como escolhas de lotaria, ou seja, nomes que caíram para o fundo do Draft mas que acabam por se revelar elementos importante nas suas equipas. Para já, merece destaque Jarnell Stokes, dos Memphis Grizzlies, que foi apenas a 35ª escolha do presente Draft, e que mesmo jogando pouco tempo tem revelado imenso acerto. T.J.Warren, dos Phoenix Suns (e apenas 14ª escolha), tem estado também em excelente forma em Las Vegas, enquanto James Ennis, dos Miami Heat, poderá tentar, desde já, marcar um lugar no renovado plantel da equipa da Florida, que acaba de ficar orfã de LeBron James.