Prognóstico
Odd
Vitória do Sporting
1.47
Betclic
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3299
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1854
Próg. errados
1345

Nacional – Sporting (Liga NOS)

A jornada 13 da Liga NOS 2020/21 arranca esta quinta-feira (7) em território insular. No Funchal, o Nacional da Madeira mede forças com o Sporting, atual líder da competição. O encontro tem pontapé de saída agendado para as 18h30.

Análise Nacional

O Nacional está de regresso à elite do futebol nacional e o objetivo passa, antes de tudo, por prolongar a sua estadia entre a elite. Orientada pelo jovem Luís Freire, técnico de 35 anos que tem subido a pulso no futebol nacional, a formação madeirense tem recebido mais elogios que críticas e, por esta altura, segue no 9º lugar com 13 pontos conquistados até então, mas tem menos um encontro disputado que a generalidade dos concorrentes – é que ao contrário do Sporting, os insulares ainda não se estrearam no novo ano civil, dado que o encontro com o Vitória Sport Clube foi adiado devido a vários casos de infeção no seio do plantel minhoto. Ao olharmos para o calendário, o Nacional não entra em ação desde o dia 27 de dezembro, data em que recebeu e venceu o Tondela por duas bolas a zero, colocando um ponto final numa série de três desaires consecutivos para o campeonato frente a Portimonense (1-0), Santa Clara (1-3) e Porto (2-0). Para além desses quatro dissabores, o Nacional sofreu apenas mais um nesta Liga NOS 2020/21, nomeadamente na visita a Braga (2-1). Em suma, duas das quatro derrotas averbadas por este Nacional até então aconteceram frente a duas equipas que neste momento estão entre os quatro primeiros lugares. Até ver, ao cabo de sete jogos oficiais (um deles frente ao Leixões, para a Taça, com vitória por 3-1) na altitude da Choupana, o Nacional venceu três, empatou três e perdeu apenas um, frente ao Santa Clara (1-3). O Belenenses SAD não marcou mas foi a única equipa a conseguir regressar ao continente com a sua baliza “a zeros” até então. 9 dos 11 tentos apontados pelo Nacional nesta Liga NOS 2020/21 foram apontados em casa.

Luís Freire tem toda a equipa à disposição para montar o seu 1x4x3x3. A linha mais recuada deverá ser composta por Ruben Freitas, Pedrão, Kal e Vigário. No meio-campo, Azouni, Alhassan e o experiente Rúben Micael deverão constituir o trio, ao passo que, na frente, Camacho tentará tirar partido da sua velocidade, assim como Gorré, no apoio ao possante Riascos.

Onze provável: Daniel Guimarães, Freitas, Pedrão, Kal, Vigário, Azouni, Alhassan, Rúben Micael, Gorré, Camacho, Riascos

Análise Sporting

O Sporting é líder da Liga NOS 2020/21 com 32 pontos conquistados em 12 jornadas, mais quatro que Porto e Benfica. Os comandados de Rúben Amorim são a única equipa em prova ainda invicta (dez vitórias e dois empates), apresentam o segundo melhor ataque da competição com 28 golos marcados – Pote é o melhor marcador da Liga NOS com 11 golos – e a defesa menos batido com oito tentos sofridos até então. Desde a era JJ que o Sporting não chegava a esta fase da temporada em tão bom plano e a verdade é que a formação de Alvalade, com uma equipa muito jovem, tem superado a expectativa generalizada.

Os sportinguistas viajam até ao Funchal na sequência de cinco triunfos consecutivos – os últimos três para o campeonato. Farense (1-0), Belenenses SAD (1-2) e Braga (2-0) – e só não venceu um dos últimos dez desafios que disputou. Embora não tenha sido capaz de bater o recorde de encontros consecutivos a apontar dois ou mais golos (venceu o Farense pela margem mínima e quebrou a sequência) em jogos da Liga NOS, o Sporting apontou pelo menos dois tentos em 11 dos últimos 12 encontros que disputou para o campeonato. Além disso, nos últimos três desafios disputados pelo Sporting fora de portas em contexto de campeonato registaram-se sempre três ou mais golos – Vitória (0-4), Famalicão (2-2) e Belenenses SAD (1-2).

Apesar dos resultados positivos, a equipa técnica chefiada por Rúben Amorim estará naturalmente preocupada pela permissividade exibida pela equipa do ponto de vista defensivo nos duelos com Belenenses SAD e Braga. Frente aos “Guerreiros do Minho”, só os postes e uma boa exibição de Adán impediram que os bracarenses chegassem ao golo, tal a quantidade de oportunidades criadas pela formação visitante.

O Sporting tem toda a equipa à disposição para este desafio.

Onze provável: Adán, Neto, Coates, Feddal, Porro, Mendes, Palhinha, João Mário, Nuno Santos, Pote, Tiago Tomás

Dica de Prognóstico

O Sporting é favorito à conquista dos três pontos nesta visita à Madeira. Apesar preciso afinar alguns aspetos do ponto de vista defensivo, os “leões” deverão ser capazes de vencer o encontro.

Prognóstico
Odd
Vitória do Sporting
1.47
Betclic
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3299
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1854
Próg. errados
1345