Internacional – A equipa do Mónaco vai desfazendo dúvidas e nada melhor do que uma vitória no Estádio Vélodrome, frente ao seu grande rival e candidato ao título, Marselha, para provar a qualidade do grupo que vai sendo construído no principado.

No entanto, até foi a equipa da casa quem começou melhor, talvez aproveitando alguma desorientação inicial do Mónaco, que viu Toulalan ter que sair, por lesão, logo aos nove minutos. O Marselha tentava fazer a diferença, a jogar frente ao seu público, e acabou por conseguir chegar ao golo, bem perto do intervalo, por autoria de Lucas Mendes, central que também começou no banco e entrou também muito cedo no jogo.

riviere monaco

Riviére tem sido o homem-golo do Mónaco

Logo no início da segunda parte, Karzawa assistiu Falcao para o golo do empate, com a equipa monegasca a carregar sobre a defensiva adversária, mostrando sempre ser a equipa com mais vontade de vencer. Quando o internacional colombiano caiu ao chão, lesionado, e teve que ser substituído, corria o minuto 73, temeu-se o pior para a equipa de Claudio Ranieri, mas foi Riviere, o substituto, quem alcançou o golo decisivo para a vitória da equipa do principado.

Com esta vitória, o Mónaco passa para o primeiro lugar da tabela, ficando com mais um ponto do que Marselha e Saint-Étienne e com mais dois do que o Paris SG.

Hélder Postiga quase apanha Messi

postiga valencia

Hélder Postiga quase parou o Barcelona

Grande jogo da Liga espanhola, este fim-de-semana, a ter lugar em Valência, com a equipa local a receber um Barcelona que ia fazendo crescer algumas dúvidas sobre a sua capacidade. Messi, como por milagre, surgiu fresco e com capacidade para tomar conta do jogo, marcando por três vezes nos primeiros quarenta minutos e quase acabando com a partida. É, de facto, espetacular como o argentino consegue sair de uma fase marcada por pequenas lesões e problemas físicos, surgindo em Valência capaz de destruir uma equipa sólida como a de Djukic.

Mas, ao contrário do que seria de esperar, o jogo não foi um passeio para o Barcelona. Ainda antes do final da primeira parte, Hélder Postiga marcou por duas vezes e os catalães foram para o balneário a pensar como resolver um problema inesperado. A segunda parte, no entanto, foi dominada pelos guarda-redes. Victor Valdés comandou uma defesa que raramente deu espaço ao Valência, dificultando sempre as tentativas de chegar ao empate, com uma bola ao poste, de Jonas, a ser a oportunidade mais flagrante. Já do outro lado, Diego Alves foi uma autêntica parede, salvando várias vezes as redes valencianas de uma derrota mais pesada.

Notas Europeias

– Haverá mudança de testemunho em Inglaterra? No domingo, o Liverpool venceu o Manchester United por 1-0, o mesmo resultado alcançado pelo Arsenal frente ao Tottenham. Com isto, os Reds estão isolados no primeiro lugar, mas as primeiras três jornadas prometem um equilíbrio fantástico na Premier League.

– A Juventus não dá mesmo hipótese. Esta semana foi a Lazio a ser “atropelada” pela Vecchia Signora, com uma goleada de 4-1. Grande jogo para a equipa de Antonio Conte que promete muito para a nova temporada.

– Faltam algumas horas para que o mercado de transferências feche nas principais ligas europeias – apenas Turquia e Rússia terão mais alguns dias para adquirir jogadores. Bale foi apresentado no Real Madrid, Demichelis no Manchester City e Kaká no AC Milan. Até à meia-noite, algumas surpresas poderão ainda marcar este dia, deixando para o regresso das competições, em menos de duas semanas, equipas cujas faces podem estar já bastante alteradas.

Boas apostas!