A seis dias do encerramento do mercado de inverno, já há uma “mão cheia” de transferências a registar. Fique a par dos principais negócios concluídos até então.

Foto: "FC Barcelona"

Foto: “FC Barcelona”

1º Frenkie de Jong

Os trâmites da transferências estão acordados e o acordo fechado. Disputado por PSG e Barcelona, Frenkie de Jong vai mesmo representar o emblema catalão a partir da próxima temporada. O jogador de 21 anos do Ajax, internacional pela Holanda, estava a ser alvo da cobiça dos maiores clubes europeus e o Barcelona avançou com os valores requeridos pelo emblema de Amesterdão (75 milhões de euros), contando também com a predisposição do jogador para representar o clube “blaugrana”. Frenkie de Jong só começará a sua jornada em Camp Nou a partir da próxima temporada.

2º Christian Pulisic

A mudança de Dortmund para Londres só vai ser efetivada no final da temporada, mas o Chelsea não quis esperar mais tempo e quis antecipar-se à concorrência a fim de garantir os serviços de Christian Pulisic, jovem internacional pelos Estados Unidos que vai vestir a camisola dos “Blues” a partir da próxima temporada. Há muito que os tablóides ingleses associavam Pulisic aos principais emblemas britânicos, com Chelsea, Arsenal e Liverpool “à cabeça”, mas foi mesmo a formação de Stamford Bridge que se chegou à frente com uma quantia a rondar os 64 milhões de euros para garantir o passe do jogador que atualmente está no Borussia Dortmund, clube através do qual se estreou no futebol europeu.

3º Paulinho

Paulinho regressou a Guangzhou após passagem pelo Barcelona e o emblema chinês optou por adquirir o seu passe em definitivo. No início deste novo ano civil de 2019, o Guangzhou Evergrande readquiriu o passe do internacional brasileiro pagando 42 milhões de euros ao clube catalão. De resto, os chineses também adquiriram recentemente a título definitivo os serviços do ex-Benfica Anderson Talisca.

4º Lucas Paquetá

O quarto colocado no ranking de jogadores mais caros do defeso também é brasileiro. Lucas Paquetá, jovem promessa do Flamengo, assinou com o AC Milan a troco de 35 milhões de euros. O médio ofensivo de 21 anos tem sido titular na equipa treinada por Gennaro Gattuso.

5º Krzystof Piatek

Krzysztof Piatek foi a grande revelação da primeira volta do campeonato italiano e a oportunidade de “dar o salto” não se fez esperar: em função da saída de Gonzalo Higuaín com destino ao Chelsea, o AC Milan assegurou os serviços do avançado polaco que estava ao serviço do Genoa. Para o efeito, a equipa “rossonera” abdicou de uma quantia a rondar os 35 milhões de euros.

Outras transferências

Higuaín

Depois de ter garantido uma solução a médio prazo, o Chelsea viu-se obrigado a uma incursão neste mercado de inverno para assegurar um reforço no imediato. Atendendo aos problemas no ataque e à saída iminente de Álvaro Morata, avançado espanhol que não convenceu Maurizio Sarri, a direção do Chelsea recorreu aos serviços do argentino Gonzalo Higuaín, jogador que chega a Stamford Bridge por empréstimo da Juventus – na primeira metade da temporada esteve cedido ao AC Milan – e poderá ser jogador do Chelsea no final da época a troco de uma quantia a rondar os 36 milhões de euros, segundo avança a imprensa inglesa.

Fàbregas

Cesc Fàbregas deixou o Chelsea para rumar ao futebol francês e tentar ajudar o Mónaco a escapar à descida, tal e qual como o central brasileiro Naldo, também ele reforço da equipa do Principado. Ambos chegaram para trabalhar sob alçada de Thierry Henry, mas a estadia do internacional francês no clube foi curta e Leonardo Jardim, que tinha deixando o emblema antes de Henry assumir… está agora de volta.

Balotelli

Mario Balotelli deixou o Nice mas vai continuar a fazer carreira em França. O “bad boy” italiano mudou-se para o Marselha e já foi formalmente apresentado pelo clube do Velòdrome.

Brahim Díaz

O cenário é de crise no Santiago Bernabéu. Entre resultados desportivos negativos e polémicas no balneário, o clube “merengue” anunciou a contratação do jovem Brahim Díaz, jogador de 19 anos que chega ao Bernabéu proveniente do Manchester City.

Gonzalo “Pity” Martínez

Apontado a Benfica e Sporting, Gonzalo Martínez viu a sua cotação disparar graças às boas prestações na Libertadores que culminaria com a vitória do “seu” River Plate. Martínez tinha a porta do futebol europeu aberta segundo a imprensa internacional, mas preferiu mudar-se para o Atlanta United, campeão em título da Major League Soccer dos Estados Unidos.

Boas apostas!