Sábado foi dia de El Clásico, com o Barcelona a fazer mais um passeio no Santiago Bernabéu e a sair da capital de Espanha com mais 3 pontos, ficando agora isolado no topo da tabela, e caminhando a passos largos em direcção ao título de campeão.

Expulsão de Carvajal deixou Real à mercê do Barça

Com o golo de grande penalidade, Messi soma assim 25 golos apontados ao Real Madrid.

Com o golo de grande penalidade, Messi soma assim 25 golos apontados ao Real Madrid.

Para além de ser um El Clásico, era também um jogo muito importante para o Real Madrid, que precisava de vencer e encurtar a distância entre ele e o Barcelona, algo que não aconteceu e deixa assim o actual campeão em título praticamente arredado da corrida pelo título. O Real Madrid entrou bem e pregou um valente susto ao Barcelona logo no 1º minuto de jogo, com Cristiano Ronaldo a cabecear para o fundo das redes de Ter Stegen num lance de bola parada. Contudo, o golo foi anulado de imediato, e bem anulado, por posição irregular do internacional português.

A primeira parte foi muito bem disputada, as duas equipas apresentaram um bom futebol e criaram várias oportunidades de golo, o Barcelona mais dominante e a trocar mais a bola e os Merengues mais através de contra-ataque, com destaque para Navas que fez uma grande intervenção a um remate de Paulinho, e também Stegen, que negou o golo a Ronaldo. Já em cima do intervalo, Benzema esteve perto do golo, mas acertou no poste, com o jogo a terminar em igualdade ao intervalo. O primeiro golo chegou aos 53 minutos com Luis Suárez a desbloquear o marcador na sequência de uma jogada fantástica, Rakitic transportou a bola do meio-campo Blaugrana até à entrada grande área Merengue, entregou a Sergi Roberto que de primeira cruza rasteiro para a zona de pênalti, com o avançado uruguaio a não desperdiçar.

Aos 62 minutos veio o momento da expulsão de Carvajal, no meio da confusão dentro da grande área Merengue, e com Keylor Navas fora da baliza, o lateral direito defende um cabeceamento de Paulinho com a mão, decisão penalizada com cartão vermelho directo e grande penalidade assinalada para os catalães. Leo Messi não desperdiçou na conversão do castigo máximo e ditou o 2-0 para a equipa visitante. Com vantagem numérica, o Barça controlou o jogo e usufruiu das maiores oportunidades de golo, ainda que tenha ficado uma grande penalidade por assinalar, com Sergi Roberto a evitar um cruzamento com a mão. Já ao cair do pano, Aleix Vidal fechou as contas da partida, com Messi a ir à linha de fundo cruzar rasteiro para a entrada da grande área, Vidal apareceu sozinho e rematou, Navas ainda defendeu mas a bola acabou por entrar.

Com este resultado, o Barcelona conta agora com 45 pontos conquistados em 17 jogos, enquanto que o Real Madrid ocupa o 4º lugar com 31 pontos somados em 16 partidas. É verdade que ainda falta muito campeonato pela frente, mas esta diferença pontual deixa os Merengues afastados da defesa do título, com a equipa mais próxima dos catalães a ser o Atlético de Madrid, com 36 pontos.

Outras curtas da jornada:

  • Nova derrota do Sevilla, desta vez no Anoeta às mãos da Real Sociedad, por 3-1.
  • Valencia voltou a perder pontos, desta vez com derrota no Mestalla às mãos do Villarreal, por 1-0.
  • Atlético de Madrid também perdeu pontos, sucumbindo a um desaire por 1-0 em casa do Espanyol.
  • Eibar continua o seu bom registo de resultados, goleou o Girona e aproximou-se dos lugares europeus.

Boas Apostas!