Lyon – Metz (Ligue 1)
A ronda 20 da Ligue 1 2020/21 termina em Lyon com o duelo entre a equipa local e o Metz. Em caso de vitória, os donos da casa terminarão a ronda na liderança da prova.
Análise Lyon
24 horas depois de ter assistido à vitória do PSG na visita ao Angers, triunfo que permitiu ao campeão em título ascender à liderança ainda que à condição, o Lyon quer voltar ao topo. Dois pontos atrás do PSG, só os a conquista dos três de uma assentada interessa ao Lyon que, de resto, também faz contas para trás, uma vez que o Lille é terceiro com 39 pontos.
Ao cabo de 19 rondas, o Lyon soma 40 pontos (11 vitórias, sete empates e uma derrota) com 39 golos marcados e 18 sofridos. A formação treinada por Rudi Garcia é a que soma menos derrotas nesta edição do campeonato gaulês e, num ano marcada por uma invulgar ausência das provas europeias, a equipa tem sido mais consistente que o habitual. Do ponto de vista ofensivo, só o PSG (44) marca mais que o Lyon, ao passo que defensivamente, o conjunto da capital (11) também apresenta melhor registo, assim como o Lille (14).
Nos últimos dez encontros oficiais, o Lyon somou oito vitórias e dois empates um frente ao Brest (2-2), outro no mais recente compromisso diante do Rennes (2-2). Ainda que sem o apoio dos seus adeptos, o Lyon tem conseguido manter a consistência a atuar em casa: não perdeu nenhum dos nove duelos que disputou na condição de visitado até então, soma seis vitórias, três empates e contabiliza 22 golos marcados e oito sofridos. O único encontro disputado em casa neste novo ano culminou com um triunfo por três bolas a duas frente ao Lens.
Numa época em que os treinadores estão a ter ainda mais dores de cabeça que o habitual devido à pandemia COVID-19, neste momento, Rudi Garcia pode considerar-se um homem feliz: não tem qualquer jogador de fora à entrada para este desafio.
Onze provável: Anthony Lopes, Dubois, Marcelo, Denayer, Cornet, Mendes, Aouar, Paquetá, Kadewere, Ekambi, Depay
Análise Metz
O Metz viaja até Lyon depois de ter empatado os dois primeiros jogos neste ano de 2021, ambos em casa, o primeiro frente ao Bordeaux (0-0), o segundo diante do Nice (1-1). Nos últimos cinco encontros oficiais, o Metz só perdeu uma vez, na visita ao Rennes (1-0), ao passo que, nos últimos dez, averbou três desaires, um deles precisamente no confronto com o Lyon (1-3). Atualmente no 12º lugar da tabela com 25 pontos conquistados em 19 desafios (seis vitórias, sete empates e seis derrotas), o Metz segue 10 acima da linha de perigo e, como tal, “pressão” é palavra que não consta no léxico dos “Grenats”.
Visitar o Lyon nunca é fácil e a realidade é que o atual contexto também é tudo menos favorável: enquanto o Lyon não tem ausências a lamentar, do lado visitante, Frédéric Antonetti tem alguns problemas com os quais lidar. Farid Boulaia, avançado argelino que é dos mais utilizados no Metz, testou positivo à COVID-19. Além do caso de infeção do argelino, Cabit, Udol, Pajot, Niane e Nguette também vão falha reste encontro, todos a contas com lesões. Neste encontro, Antonetti deverá montar a sua equipa a partir de um sistema de 1x5x4x1, perspetivando-se que ceda a iniciativa do Lyon durante boa parte do encontro.
Nos embates já disputados com PSG, Lyon, Lille, Mónaco e Rennes, conjuntos que atualmente se encontram nas cinco primeiras posições, o Metz não conseguiu somar qualquer ponto, embora só tenha perdido por uma margem superior a um golo de diferença precisamente no primeiro duelo com o Lyon (1-3).
Onze provável: Oukidja, Centonze, Bronn, Kouyaté, Boye, Delaine, Angban, Maiga, Gueye, Maziz, Iseka
Dica de Prognóstico
O Lyon encara o Metz na máxima força. Os comandados de Rudi Garcia têm estado a bom nível e tudo nos leva a crer que o Lyon conseguirá vencer e reassumir a liderança da classificação.