Prognóstico
Odd
Vitória do Lyon
1.40
Betclic
Resultado
Erro
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3288
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1852
Próg. errados
1339

Lyon – Metz (Ligue 1)

A ronda 20 da Ligue 1 2020/21 termina em Lyon com o duelo entre a equipa local e o Metz. Em caso de vitória, os donos da casa terminarão a ronda na liderança da prova.

Análise Lyon

24 horas depois de ter assistido à vitória do PSG na visita ao Angers, triunfo que permitiu ao campeão em título ascender à liderança ainda que à condição, o Lyon quer voltar ao topo. Dois pontos atrás do PSG, só os a conquista dos três de uma assentada interessa ao Lyon que, de resto, também faz contas para trás, uma vez que o Lille é terceiro com 39 pontos.

Ao cabo de 19 rondas, o Lyon soma 40 pontos (11 vitórias, sete empates e uma derrota) com 39 golos marcados e 18 sofridos. A formação treinada por Rudi Garcia é a que soma menos derrotas nesta edição do campeonato gaulês e, num ano marcada por uma invulgar ausência das provas europeias, a equipa tem sido mais consistente que o habitual. Do ponto de vista ofensivo, só o PSG (44) marca mais que o Lyon, ao passo que defensivamente, o conjunto da capital (11) também apresenta melhor registo, assim como o Lille (14).

Nos últimos dez encontros oficiais, o Lyon somou oito vitórias e dois empates um frente ao Brest (2-2), outro no mais recente compromisso diante do Rennes (2-2). Ainda que sem o apoio dos seus adeptos, o Lyon tem conseguido manter a consistência a atuar em casa: não perdeu nenhum dos nove duelos que disputou na condição de visitado até então, soma seis vitórias, três empates e contabiliza 22 golos marcados e oito sofridos. O único encontro disputado em casa neste novo ano culminou com um triunfo por três bolas a duas frente ao Lens.

Numa época em que os treinadores estão a ter ainda mais dores de cabeça que o habitual devido à pandemia COVID-19, neste momento, Rudi Garcia pode considerar-se um homem feliz: não tem qualquer jogador de fora à entrada para este desafio.

Onze provável: Anthony Lopes, Dubois, Marcelo, Denayer, Cornet, Mendes, Aouar, Paquetá, Kadewere, Ekambi, Depay

Análise Metz

Ligue 1O Metz viaja até Lyon depois de ter empatado os dois primeiros jogos neste ano de 2021, ambos em casa, o primeiro frente ao Bordeaux (0-0), o segundo diante do Nice (1-1). Nos últimos cinco encontros oficiais, o Metz só perdeu uma vez, na visita ao Rennes (1-0), ao passo que, nos últimos dez, averbou três desaires, um deles precisamente no confronto com o Lyon (1-3). Atualmente no 12º lugar da tabela com 25 pontos conquistados em 19 desafios (seis vitórias, sete empates e seis derrotas), o Metz segue 10 acima da linha de perigo e, como tal, “pressão” é palavra que não consta no léxico dos “Grenats”.

Visitar o Lyon nunca é fácil e a realidade é que o atual contexto também é tudo menos favorável: enquanto o Lyon não tem ausências a lamentar, do lado visitante, Frédéric Antonetti tem alguns problemas com os quais lidar. Farid Boulaia, avançado argelino que é dos mais utilizados no Metz, testou positivo à COVID-19. Além do caso de infeção do argelino, Cabit, Udol, Pajot, Niane e Nguette também vão falha reste encontro, todos a contas com lesões. Neste encontro, Antonetti deverá montar a sua equipa a partir de um sistema de 1x5x4x1, perspetivando-se que ceda a iniciativa do Lyon durante boa parte do encontro.

Nos embates  já disputados com PSG, Lyon, Lille, Mónaco e Rennes, conjuntos que atualmente se encontram nas cinco primeiras posições, o Metz não conseguiu somar qualquer ponto, embora só tenha perdido por uma margem superior a um golo de diferença precisamente no primeiro duelo com o Lyon (1-3).

Onze provável: Oukidja, Centonze, Bronn, Kouyaté, Boye, Delaine, Angban, Maiga, Gueye, Maziz, Iseka

Dica de Prognóstico

O Lyon encara o Metz na máxima força. Os comandados de Rudi Garcia têm estado a bom nível e tudo nos leva a crer que o Lyon conseguirá vencer e reassumir a liderança da classificação.

Prognóstico
Odd
Vitória do Lyon
1.40
Betclic
Resultado
Erro
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3288
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1852
Próg. errados
1339