Os dois concorrentes ao título de campeão alemão perderam pontos nesta 19ª jornada da Bundesliga, com o poderoso Bayern de Munique a desiludir em casa, empatando contra um Schalke em má forma, e com o Leipzig a cair em casa do Dortmund numa derrota por 1-0.

Dortmund mantém 4º lugar

Golo solitário de Aubameyang dá 3 pontos ao Dortmund.

Golo solitário de Aubameyang dá 3 pontos ao Dortmund.

Depois do empate do Bayern de Munique contra o Schalke, esta era a oportunidade para o Leipzig se aproximar do 1º lugar. Contudo, o Borussia Dortmund mostrou que são eles quem mandam no Signal Iduna Park e acabaram por conquistar os 3 pontos numa partida onde ainda sofreram bem a sua parte. Os Auri-Negros entraram fortes e o primeiro lance de grande perigo surgiu num contra-ataque, bola-parada ofensiva para o Leipzig, Aubameyang recupera o esférico pouco à frente da sua grande área e parte em grande velocidade explorando todo o corredor direito, passa por Ilsanker e cruza para o segundo poste, com Dembélé a atirar por cima.

O Leipzig respondeu aos 25 minutos com um cabeceamento à figura de Burki, e o Dortmund retribui da mesma forma aos 32′, com Dembélé a cruzar para a cabeça de Aubameyang, mas a ir novamente para fora. Apenas 1 minuto depois, e novamente, Dembélé parte num grande lance individual passando por dois jogadores do Leipzig e faz um cruzamento telecomandado para a cabeça de Aubameyang, que não desperdiçou ao cabecear sem oposição, naquele que foi o último lance de perigo da primeira parte. Aos 50 minutos do segundo tempo Aubameyang volta a partir em contra-ataque e serve Marco Reus, que puxa para o pé esquerdo e finta o defesa do Leipzig, mas acaba por atirar ao lado com um remate muito frouxo. A equipa da casa criou sempre mais oportunidades de perigo, maioritariamente de contra-ataque, mas estava a pecar na parte da finalização, especialmente Aubameyang e Marco Reus.

O grande susto para a equipa de Thomas Tuchel chegou aos 4 minutos de compensação com Oliver Burke a a marcar o golo do empate em posição irregular, com o árbitro a tomar a decisão acertada e a anular o golo. A falta de eficácia na parte da finalização ia custando os 3 pontos ao Borussia Dortmund, que com esta vitória se conseguiu manter em 4º lugar com 34 pontos, apenas 1 do 3º lugar.

Bayern escorrega na Allianz Arena

Schalke consegue empate na Allianz Arena

Schalke consegue empate em Munique.

O Bayern de Munique não conseguiu melhor que um empate a uma bola na recepção a um Schalke que não atravessava um bom momento na temporada, mas que conseguiu olhar os Bávaros olhos nos olhos, principalmente na primeira parte, onde os Bávaros estiveram muito aquém das expectativas. O Bayern de Munique entrou mandão no jogo e converteu em golo o primeiro remate à baliza, aos 8 minutos, com Robben a fugir da direita para o centro do terreno, entregando a bola a Vidal que assistiu Lewandowski para uma finalização perfeita, picando a bola por cima do guarda-redes com o pé esquerdo.

A resposta do Leipzig não demorou e aos 12 minutos, na sequência de um livre-directo à entrada da grande área, Naldo dispara para o 1-1, num lance onde Neuer não ficou muito bem na fotografia. O resto da primeira parte foi controlado pelo Schalke 04 que criou várias situações de golo no decorrer do primeiro tempo, com uma excelente oportunidade aos 39 minutos com Kolasinac a atirar à barra da baliza Bávara, com o Bayern a responder da mesma forma, com Lewandowski a acertar também no ferro apenas 2 minutos depois. No segundo tempo a equipa de Carlo Ancelotti controlou mais a posse de bola e procurava desequilibrar a defesa do Schalke, que por sua vez apostava somente nos contra-ataques rápidos.

Depois de algumas situações de golo para os dois lados o jogo acabaria por chegar ao fim por 1-1, com o Bayern de Munique a manter-se no 1º lugar agora com 4 pontos a mais que o 2º Leipzig.

Frankfurt e Hoffenheim acesos não descolam do top-3

O Frankfurt e o Hoffenheim continuam a lutar por um lugar de acesso às competições europeias e destaca-se agora o Frankfurt que vai na frente em 3º lugar, com 35 pontos, reafirmando-se nesta 3ª posição este fim-de-semana depois de vencer na recepção ao Darmstadt, por 2-0, no último jogo desta 19ª jornada. Os dois golos foram apontados na 2ª parte, com Hasebe a inaugurar o marcador, aos 75 minutos, na marcação de castigo máximo, e o 2º e último golo a chegar aos 83 minutos, com Alexander Meier a assistir Rebic para o 2-0.

Mais uma grande prestação da turma comandada por "Baby Mourinho".

Mais uma grande prestação da turma comandada por “Baby Mourinho”.

Já o Hoffenheim proporcionou um espetáculo mais interessante, goleando na recepção ao Mainz por 4-0. Uth não tardou a colocar a sua equipa em vantagem, fazendo o 1-0 logo aos 5 minutos de jogo. O Mainz ripostou e ofereceu resistência durante grande parte do tempo mas o Hoffenheim aproveitou bem os últimos 10 minutos do encontro e fez 3 golos. Terrazzino fez o 2-0 aos 81 minutos, e depois Ádám Szalai fez os restantes 2, aos 86′ e 90′. Mais uma grande exibição da equipa comandada por Baby Mourinho, Julian Nagelsmann, que recuperou da melhor forma da derrota às mãos do Leipzig, na última jornada, mantendo-se em 5º lugar com os mesmos 34 pontos que o 4º Borussia Dortmund, e apenas 1 a menos que o 3º Frankfurt.

Outras curtas da jornada:

  • Bayer Leverkusen perde por 1-0 em casa do Hamburgo, com golo de Papadopoulos, emprestado por eles mesmos.
  • Hertha Berlim vence Ingolstadt e mantém-se no 5º lugar a 2 pontos da 3ª posição.
  • FC Koln também vence na recepção ao Wolfsburg e continua a pressionar por um lugar de acesso à Europa.
  • Augsburg vence Werder Bremen por 3-2, conseguindo a reviravolta com um golo aos 93 minutos.

Boas Apostas!