Juventus e Barcelona apontam às meias finais da Liga dos Campeões
Criado por Duarte Pinto
No 2º dia dos quartos de final da Liga dos Campeões, entram em cena os favoritos FC Barcelona e Juventus. A vechia signora desloca-se até à Johan Cruijff Arena, para defrontar o surpreendente Ajax que eliminou o Real Madrid nos oitavos de final. A equipa holandesa mistura juventude e talento, e até agora tem disfarçado a sua falta de experiência a este nível. Resta saber se poderá ultrapassar mais este grande obstáculo chamado Juventus. O outro jogo realiza-se no “teatro dos sonhos”, como é apelidado o Estádio de Old Trafford. O Manchester United mede forças com o FC Barcelona, e apesar da equipa inglesa não ser uma das favoritas ao título, não se pode ignorar o facto de ter eliminado um dos candidatos ao título, o PSG. Independentemente de justa ou não, a passagem dos red devils a esta fase, a verdade é que possuem um ataque capaz de surpreender qualquer adversário.
Juventus procura confirmar o seu favoritismo em Amesterdão
fox sports
O primeiro ponto chave que deve ser bem visível, neste jogo em Amesterdão, é o facto da Juventus ter aprendido a “lição” que teve na eliminatória anterior. O favoritismo assentava-lhe na ronda anterior, diante do Atlético de Madrid, mas a vechia signora não esperava sofrer tanto. “Descuidou-se” no primeiro jogo, permitindo uma vantagem de (2-0) ao seu rival, o que a obrigou a ter de fazer um jogo, praticamente perfeito, no jogo da 2ª mão, e não ganhou para o susto. Recorde-se o alto investimento que a equipa de Turim fez, nesta temporada, pelo que apenas com a conquista da Liga dos Campeões poderá ter retorno, pelo menos em termos de expectativas.
A Juventus já tinha estado presente recentemente numa final da liga dos campeões, e não tinha os reforços Bonucci e Cristiano Ronaldo. Com o título da Serie A, praticamente garantido, a Juventus foca toda a sua atenção na Liga dos Campeões. Mas, vencer a Serie A começa a ser muito curto para a dimensão da Juvenuts, pelo que qualquer outro desfecho que não seja vencer a liga dos campeões será uma tremenda desilusão para os seus adeptos. É claro que há equipas como o FC Barcelona, Liverpool e Manchester City que poderão adiar esse objectivo da formação italiana. Mas, contra o Ajax, a Juventus está quase que “obrigada” a chegar às meias finais.
Outro dado importante é gestão que Allegri fez no último jogo, diante do AC Milan. Jogadores fundamentais, como João Cancelo, Matuidi, Pjanic, Cristiano Ronaldo e Chiellini foram geridos, e ainda Dybala que saiu pouco depois da hora de jogo. Por aí também se vê o respeito e a preocupação com que a Juventus encara esta partida, não se esperando que cometa os mesmos erros que fez contra o Atlético de Madrid.
Manchester United procura voltar a surpreender
bnfoot
O Manchester United provou, na última eliminatória que favoritismos não ganham eliminatórias. Frente ao PSG, o Manchester United teria, em teoria, poucas probabilidades de seguir em frente. No jogo da primeira mão confirmou-se o favoritismo do PSG que venceu (0-2) em Old Trafford. Tudo parecia encaminhado para os parisienses passarem à próxima fase, mas o Manchester United surpreendeu no parque dos príncipes e venceu por (1-3), confirmando a presença nos quartos de final.
Agora, o desafio para os red devils volta a ser enorme, uma vez que defrontam um crónico candidato ao título. O FC Barcelona tem o título em La Liga encaminhado, e o seu foco está agora quase em exclusivo na Liga dos Campeões. Com o Real Madrid fora de combate, e face aos concorrentes, o FC Barcelona acredita que poderá vencer a competição. Nesta edição, os catalães já venceram em Inglaterra, nomeadamente no terreno do Tottenham com um resultado expressivo e categórico (2-4). Suárez, Messi, Philippe Coutinho e Rakitic são algumas das estrelas que poderão contribuir decisivamente para um apuramento dos catalães, rumo às meias finais.