Pep Guardiola vai ser treinador do Manchester City a partir do dia 1 Julho, após o clube inglês confirmar que o técnico espanhol assinou um contrato de 3 anos ao serviço dos Citizens, com Manuel Pellegrini a afirmar que está contente com a decisão. Guardiola já tinha anunciado em Dezembro que iria deixar os comandos do Bayern de Munique no final da presente temporada, e que uma mudança para os campeões da Premier League, da temporada 2013/14, sempre pareceu uma escolha provável. Com isto tudo, o Bayern de Munique não se deixou ficar à espera e anunciou também que Carlo Ancelotti foi o escolhido para ocupar o estatuto de técnico do Gigante da Baviera.

Pep Guardiola é confirmado no City

Já oficializado como futuro treinador dos Citizens, fica ainda por perceber se será vizinho de José Mourinho, que poderá substituir Van Gaal no United.

Já oficializado como futuro treinador dos Citizens, fica ainda por perceber se será vizinho de José Mourinho, que poderá substituir Van Gaal no United.

Uma declaração emitida pelo Manchester City na segunda feira veio a afirmar que, nas últimas semanas, começaram e finalizaram as negociações contratuais com Pep Guardiola para este se tornar treinador principal do Manchester City FC para a temporada 2016/17 e em diante. O contrato é de três anos. As negociações foram um recomeço das negociações que acabaram por ser canceladas em 2012. Por respeito ao actual treinador, Manuel Pellegrini, e aos respectivos jogadores, a direcção do Manchester City decidiu tornar esta decisão pública de forma a evitarem especulações desnecessárias. Os dirigentes do clube de Manchester afirmaram ainda que o actual técnico chileno, que apoia totalmente a decisão de terem feito pública a escolha quanto à troca de treinador, está completamente focado em atingir os seus objectivos desta temporada, e mantém o respeito e compromisso para com todos os envolvidos da direcção do clube. Pellegrini afirma que falou com a direcção do clube e que vai terminar o contrato na sua data original. O chileno assinou por mais um ano com o emblema de Manchester, em Agosto renovou o contrato até ao verão de 2017, mas com uma cláusula de que ele ou clube poderiam não optar por utilizá-la. Portanto, para evitar especulações, o chileno terminará contrato dia 30 de Junho. Para finalizar, Pellegrini acrescentou que a direcção do City nada tem feito nas suas costas e que já sabia desta notícia à 1 mês atrás.

Pep Guardiola prepara-se então para se mudar para um dos campeonatos de futebol mais renhidos da Europa, comandando um City que é a equipa da Premier League que mais se aproxima do seu estilo de jogo, no entanto, encontrará algumas lacunas, principalmente no meio campo, em certos momentos de jogo como na transição defesa-ataque e fazer pressão aos oponentes, alguns factores que precisam ser corrigidos. No entanto, vale a pena realçar que o técnico espanhol, em apenas 6 épocas e meias, conta com já com 2 Ligas dos Campeões, 3 Supertaças Europeias, 3 Campeonatos do Mundo de Clubes, 3 Campeonatos espanhóis, 2 Taças do Rei, 3 Supertaças de Espanha, 2 Bundesliga e 1 Taça da Alemanha.

Carlo Ancelotti no Bayern de Munique

Com grande experiência como jogador e treinador, e com um vasto palmarés, Ancelotti assume os comandos dos Bávaros.

Com grande experiência como jogador e treinador, e com um vasto palmarés, Ancelotti assume os comandos dos Bávaros.

A hierarquia do Bayern de Munique já sabia, à algum tempo, que Guardiola não tinha intenções de renovar o contrato com o clube Bávaro após os 3 anos, sendo que estes foram rápidos a mexerem-se e aproximaram-se no antigo treinador do AC Milan, Chelsea, PSG e Real Madrid. Ancelotti não treina desde que deixou os comandos dos Merengues, no verão, tirando algum tempo para recarregar as baterias após duas temporadas de sucesso no clube de Madrid. Com esta notícia, os dirigentes do Gigante da Baviera esperam que venha a acalmar o choque da saída de Guardiola, visto que este venceu 2 títulos da Bundesliga consecutivos e está a caminho do 3º, estando também a demonstrar um óptimo desempenho na Liga dos Campeões e bastante adorado pelos adeptos Bávaros.

Carlo Ancelotti tem vindo a coleccionar vários títulos como treinador, depois de os ter colhido também como jogador. Fechada uma carreira de jogador onde brilhou ao lado de Gullit, Van Basten e Rijkaard, Carletto, como é conhecido entre os amigos, não se tem dado nada mal como treinador. Bastante adorado por Andrea Pirlo, que escreveu na sua biografia “Penso, logo jogo”  <um pai, um maestro, divertido, a pessoa com quem passei os melhores anos>, Ancelotti somou até agora vários títulos ao seu palmarés, onde conta já com 2 Campeonatos do Munde de Clubes, 3 Ligas dos Campeões, 3 Supertaças Europeias, 1 Taça Intertoto, 1 Liga Italiana, 1 Taça de Itália, 1 Supertaça de Itália, 1 Liga Inglesa, 1 Taça de Inglaterra, 1 Liga Francesa e 1 Taça do Rei. Como treinador, curiosamente, Carlo Michelangelo Ancelotti iniciou a sua carreira europeia contra o Vitória de Guimarães, aos comandos do Parma. Também com fama de pagar umas boas mariscadas aos seus atletas, como forma de fortalecer os laços de amizade do grupo, resta esperar para ver como se sairá Ancelotti no principal escalão de futebol alemão.

Boas Apostas!