Prognóstico
Odd
Dinamo Kiev ou Empate
1.50
Betclic
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3288
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1852
Próg. errados
1343

Gent – Dínamo Kiev (Liga dos Campeões)

Belgas ou ucranianos na fase de grupos da Liga dos Campeões? Gent e Dínamo Kiev medem forças no derradeiro “play-off” de acesso à fase final da “liga milionária” e a primeira mão da eliminatória joga-se esta terça-feira (23) na Ghelamco Arena, em solo belga.

Análise Gent

Vice-campeão belga na época 2019/20, o Gent assegurou o direito a estar nesta fase de acesso à Liga dos Campeões, iniciando o respetivo percurso na segunda pré-eliminatória da competição, também em casa. No duelo com os austríacos do Rapid Viena, mesmo sem impressionar, o favorito Gent conseguiu levar a melhor por duas bolas a uma, golos apontados por Dorsch e Yaremchuk. À entrada para este duplo confronto com o Dínamo Kiev, a situação é diferente: os ucranianos apresentam argumentos mais sólidos que o adversário anterior (e que este Gent), a eliminatória será disputada a duas mãos, o que tende a beneficiar a equipa teoricamente mais forte e ainda por cima a decisão acontecerá na capital ucraniana – ainda que o facto casa não seja tão preponderante quanto isso no atual contexto, a verdade é que jogar na “zona de conforto” é sempre preferível.

O Gent iniciou a época mais cedo que o Dínamo Kiev ao entrar em cena a título oficial pela primeira vez no dia 9 de agosto. Nesta fase, o facto de contar com mais ritmo competitivo poderá ser uma vantagem, mas os resultados alcançados nas últimas semanas são tudo menos animadores. Em seis jogos na Jupiler Pro League 2020/21, o Gent conquistou o mesmo número de pontos, cortesia das vitórias alcançadas nos duelos frente ao Mechelen (1-0) e, mais recentemente, ao “lanterna vermelha” Royal Mouscron (0-1). Nos restantes quatro jogos em contexto doméstico, o Gent perdeu com Sint-Truiden (2-1), Kortjik (1-2), Royal Antwerp (1-0) e Eupen (1-0). A equipa treinada por Wim De Decker tem estado muito abaixo daquilo que se lhe exige e terá que subir de rendimento em relação ao que exibiu no encontro com o Rapid caso queira debater-se com o Dínamo nesta eliminatória.

Os “índios” apresentar-se-ão neste primeiro duelo com o Dínamo escalonados em 1x4x3x3 com a frente de ataque presumivelmente entregue a Chakvetadze, internacional pela Geórgia e um dos bons jogadores desta equipa, Roman Yaremchuk, provavelmente o principal desequilibrador do conjunto belga e, numa posição mais central, Laurent Depoitre, referência de área com passagem anterior pelo Porto.

Onze provável: Roef, Castro-Montes, Ngadeu-Nadjui, Arslanagic, Fortuna, Kums, Owusu, Dorsch, Chakvetadze, Yaremchuk, Depoitre

Análise  Dínamo Kiev

Liga dos CampeõesEliminado por um adversário belga (o Club Brugge, no caso) na fase preliminar da Liga dos Campeões em 2019/20, o Dínamo Kiev quer “vingar-se” neste duplo compromisso com o Gent e seguir para a fase de grupos da Liga dos Campeões, contexto em que não marca presença desde a temporada 2016/17. Para além do prestígio associado em termos desportivos, a entrada na fase de grupos na Liga dos Campeões representa um encaixe financeiro avultado para o Dínamo, conjunto que neste momento está bem atrás do rival Shakhtar no que à capacidade de investimento diz respeito, apostando bastante na promoção de jovens jogadores formados no clube.

O Dínamo deu o pontapé de saída na nova época a 21 de agosto com uma vitória por quatro bolas a uma na visita ao Olimpik Donetsk. Volvidos quatro dias,  protagonizou um dos momentos mais importantes da sua temporada ao conquistar a Supertaça com uma vitória por três bolas a uma diante do Shakhtar Donetsk. No regresso à ação após a paragem para compromissos de seleções, o Dínamo empatou sem golos na receção ao Desna. Para marcar presença nesta fase da competição, o Dínamo recebeu e venceu em Kiev o AZ Alkmaar por duas bolas a zero, tentos apontados por Gerson Rodrigues e Mykola Shaparenko no segundo tempo de uma partida que foi bem mais equilibrada do que aquilo que o resultado possa demonstrar, numa tarde em que a jovem linha avançada do AZ criou várias situações de perigo nas imediações da baliza defendida por Bushchan. Por fim, no último sábado (19), o Dínamo teve que sofrer para vencer o Lviv, uma vez que só aos 87 minutos é que Shaparenko recolocou o Dínamo em vantagem, antes de o jovem Supriaha fechar a contagem em 3-1. Mircea Lucescu, experiente técnico romeno que tem sido muito contestado em função da ligação anterior ao rival Shakhtar, optou por poupar algumas das suas unidades mais importantes tendo em vista este compromisso com o Gent.

O Dínamo deverá alinhar com uma estrutura próxima de um 1x4x2x3x1 com, Sydorchuk e Shaparenko em duplo pivot – mais liberdade para o segundo, jogador interessante do ponto de vista técnico -, conferindo maior liberdade a Buyalskyy, um esteio da equipa com quase toda uma carreira ligada ao clube. Pelos flancos, Carlos de Peña e Gerson Rodrigues deverão apoiar a referência Supriaha.

Onze provável: Buschan, Mykolenko, Zabarnyi, Kedziora, Karavaev, Sydorchuk, Shaparenki, Buyalskyy, Gerson Rodrigues, Carlos de Peña, Supriaha

Dica de Prognóstico

As prestações recentes do Gent tanto em contexto doméstico quanto no jogo com o Rapid não foram nada convincentes. O Dínamo aparenta ter consistência suficiente para regressar à Ucrânia em vantagem na eliminatória.

Prognóstico
Odd
Dinamo Kiev ou Empate
1.50
Betclic
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3288
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1852
Próg. errados
1343