Prognóstico
Odd
Juventus ou Empate e Acima de 1.5 Golos
1.72
Betclic
Resultado
Erro
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3386
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1913
Próg. errados
1376

FC Porto – Juventus (Liga dos Campeões)

Quatro anos depois de se terem defrontado exatamente nesta fase da Liga dos Campeões, Porto e Juventus voltam a estar frente a frente. Dessa eliminatória, são mais os resistentes do lado da Juventus que do lado portista, sendo que agora há Cristiano Ronaldo enquanto “figura de proa” da “Vecchia Signora”.

Análise Porto

O Porto, único representante português na Liga dos Campeões 2020/21, terminou a fase de grupos na segunda posição do grupo C, por si dominado a par do Manchester City. Em seis desafios, o conjunto portista conquistou 13 pontos, resultado de quatro vitórias, um empate e uma derrota. Os “dragões” impuseram-se nos quatro embates frente a Olympiacos e Marselha, saíram derrotados do Etihad (3-1) e, na receção ao atual líder da Premier League, empataram sem golos, resultado com “sabor a vitória” dado que foi nesse compromisso que carimbaram o passaporte para a fase a eliminar da competição. Escusado será dizer que a exigência desta eliminatória com a Juventus estará muito mais alinhada a dificuldade apresentada pelo City na fase de grupos. Empenhado em “contrariar as probabilidades”, o grupo de trabalho às ordens de Sérgio Conceição pode inspirar-se nos desempenhos rubricados frente aos ingleses, atendendo à capacidade competitiva denotada ao longo dos 180 minutos que colocaram dificuldades aos “Sky Blues”.

O Porto chega a este desafio na sequência de quatro empates consecutivos, três deles com consequências na luta pelo título, mas este duelo com a Juventus está inserido num contexto completamente distinto. Do momento interno ficam as fragilidades e dificuldades sentidas pela equipa nos últimos compromissos domésticos que, na Liga dos Campeões, podem ter graves consequências, mas do ponto de vista psicológico, os jogadores do Porto apresentar-se-ão com toda a certeza motivados para a disputa de um encontro inserido na prova de clubes mais importante do continente, frente a um histórico continental.

Belenenses SAD (0-0), Braga (2-2; 1-1) e Boavista (2-2) foram os adversários que travaram o Porto nos quatro compromissos mais recentes. A equipa claudicou bastante do ponto de vista defensivo no duelo com os “axadrezados” e precisará acertar alguns aspetos nesse sentido por forma a ter sucesso neste compromisso.

Os portistas alinharão no habitual 1x4x4x2 e a principal duvida prende-se com a condição de Otávio. Pela frente, o Porto terá uma Juve que gosta de controlar os momentos de jogo mas que não deverá exercer um domínio tão acentuado quanto isso, permitindo ao Porto ter iniciativa e chegar-se à frente, explorando o virtuosismo de Luis Díaz e Corona, maiores desequilibradores da formação local.

Onze provável: Macrhesín, Manafá, Mbemba, Pepe, Zaidu, Sérgio Oliveira, Uribe, Luis Díaz, Corona, Taremi, Marega

Análise Juventus

Liga dos CampeõesVencedora das últimas nove edições da Série A, a Juventus ambiciona voltar a ter sucesso na prova de clubes mais importante do futebol europeu e foi com esse desígnio que, há três épocas atrás, avançou para a contratação de Cristiano Ronaldo. Longe de estar entre as principais candidatas à vitória na final atendendo ao que tem vindo a produzir, a Juventus ambiciona surpreender positivamente os seus adeptos e começa esta eliminatória no Dragão. O favoritismo está do seu lado, a maior quota parte da responsabilidade também e a Juventus ambicionará replicar o sucesso alcançado em 2016/17, época em que seguiu em frente na competição com um resultado agregado de 3-0. Na altura, os italianos venceram por duas bolas a zero na Invicta e, olhando para a equipa que entrou em campo nesse desafio e para o onze que Andrea Pirlo deverá escalonar para o jogo de amanhã, só deverão ser dois os repetentes: Alex Sandro, jogador com passado associado ao Porto, e Chiellini.

Para marcar presença nesta fase da competição, a Juve venceu o grupo G, terminando na liderança em igualdade pontual com o Barcelona mas com vantagem no confronto direto. Tal e qual como no grupo do Porto, houve uma diferença clara entre os dois primeiros colocados e os dois últimos – Dínamo de Kiev e Ferencváros terminaram nas terceira e quarta posições, respetivamente. O triunfo por três bolas a zero em Camp Nou foi, muito provavelmente, o melhor jogo da Juventus até então nesta época 2020/21, procurando replicar esse desempenho neste duelo com o Porto.

Se a equipa portuguesa chega aqui na sequência de uma série negativa, a verdade é que a Juve chega aqui na sequência de um desaire no San Paolo frente ao rival Nápoles. Um golo de Insigne na conversão de uma grande penalidade fez a diferença e a “Vecchia Signora” não foi capaz de contrariar a organização defensiva local, chegando assim ao segundo encontro consecutivo sem golos marcados, tendência que espera inverter neste compromisso.

Paulo Dybala, Aaron Ramsey e Arthur falham a visita ao Porto devido a lesões, ao passo que Cuadrado está em duvida.

Onze provável: Szczesny, Danilo, Bonucci, Chiellini, Alex Sandro, Bentancur, Rabiot, McKennie, Chiesa, Morata, Ronaldo

Dica de Prognóstico

O favoritismo ao acesso à próxima fase está do lado da Juventus, perspetivando-se no entanto que o equilíbrio impere na eliminatória. Estamos em crer que a eliminatória chegará totalmente em aberto a Turim. Ainda que o Porto não esteja a atravessar a melhor fase, este é um encontro com caraterísticas totalmente distintas e a expectativa é a de que os “azuis e brancos” se transcendam e consigam nivelar o encontro, embora haja maior qualidade coletiva e sobretudo individual do lado italiano.

Prognóstico
Odd
Juventus ou Empate e Acima de 1.5 Golos
1.72
Betclic
Resultado
Erro
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3386
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1913
Próg. errados
1376