Prognóstico
Odd
Ambas Equipas Marcam
2.00
Betclic
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3445
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1953
Próg. errados
1398

FC Porto – Famalicão (Liga NOS)

Em vésperas de “clássico” na Luz, o Porto recebe o Famalicão na jornada 30 da Liga NOS 2020/21. Os donos da casa querem reestabelecer-se após o empate em Moreira de Cónegos.

Análise Porto

O empate em Moreira de Cónegos deixou o Porto mais longe do primeiro lugar e a revalidação do título é um cenário cada vez menos provável. A cinco jornadas do fim, os “azuis e brancos” estão a seis pontos do Sporting e as probabilidades no que concerne à vitória final estão contra si. Sem abdicar de continuar a lutar pelo primeiro posto, o Porto precisa também de se preocupar em defender o segundo lugar que permite o acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões, pelo que ainda há muito em jogo para os “dragões” até final e “deitar a toalha ao chão” é algo que está fora de questão para a formação da Invicta.

Após uma sequência de sete triunfos consecutivos na Liga NOS (com a eliminação da Liga dos Campeões às mãos do Chelsea pelo meio) que permitiu voltar a acalentar esperanças na luta pelo título, sobretudo após os deslizes do Sporting diante de Moreirense (1-1), Famalicão (1-1) e Belenenses SAD (2-2), o Porto deixou dois pontos em Moreira de Cónegos ao empatar a uma bola. Sérgio Conceição “atirou-se” à arbitragem no final do encontro (está suspenso por 21 dias) mas verdade é que a equipa sob sua alçada esteve aquém das expectativas no estádio Comendador Joaquim Almeida de Freitas, tal como traduz o saldo final do desafio. Três jogos depois, o Porto voltou a não sofrer golos na Liga NOS, mas também voltou a não conseguir mais que um golo num só jogo, tal como já tinha acontecido frente a Nacional (0-1) e Vitória (1-0) – importa referir que o golo surgiu na conversão de uma grande penalidade. Ainda que se acerque da baliza adversária com perigo, o Porto não tem sido particularmente eficaz no momento de finalizar e os seus avançados não atravessam os melhores momentos de forma.

Vitorioso nas últimas três ocasiões em que jogou no Dragão, o Porto espera somar aqui o quarto triunfo caseiro consecutivo naquele que será o antepenúltimo jogo nos seus domínios em 2020/21.

Pepe não vai a jogo por castigo e o eixo defensivo deverá ser composto por Diogo Leite e Malang Sarr. Marchesín, Sérgio Oliveira, Uribe e Corona ficarão de fora do “clássico” da Luz se virem cartão amarelo e o isso poderá levar a equipa técnica portista a tomar algumas decisões e a promover algumas alterações.

Onze provável: Marchesín, Manafá, Mbemba, Diogo Leite, Sanusi, Sérgio Oliveira, Uribe, Otávio, Luis Díaz, Taremi, Marega

Análise Famalicão

À terceira, o Famalicão “entrou nos eixos”. Após uma grande temporada sob a égide de João Pedro Sousa, o técnico deixou o clube e Silas foi escolhido para seu sucessor. A experiência não correu da melhor forma, a ligação foi interrompida de modo prematuro e a direção do clube optou por recorrer aos serviços de Ivo Vieira. A mudança surtiu o efeito esperado na equipa que se tem vindo a distanciar dos lugares de descida e que, ainda que esteja apenas três pontos acima do lugar que implica a disputa do “play-off” de subida/descida, tem exibido qualidade suficiente para protagonizar um fim de campanha tranquilo.

Ivo Vieira estreou-se com uma igualdade a duas bolas frente ao Braga, a 15 de março. Por esta altura, o técnico madeirense leva sete jogos disputados ao leme do Famalicão e o saldo é positivo: três vitórias, três empates e uma derrota. Os famalicenses melhoraram desde a chegada de Ivo Vieira, estão bem mais próximos daquilo que se esperava em termos exibicionais no início da temporada e sobretudo depois do mercado de inverno, período em que o Fama garantiu alguns reforços importantes. Individualmente há jogadores que finalmente se “soltaram”, coletivamente a equipa está mais organizada, equilibrada e competente em todos os momentos do jogo e depois de já ter travado o Sporting, o Famalicão quer criar problemas ao Porto.

Antes desta visita ao Dragão, o Fama recebeu e empatou a duas bolas com o Tondela. Ivo Rodrigues e Leonardo Campaña deram vantagem ao Fama ainda antes da meia hora, mas os tondelenses fizeram dois golos na compensação do primeiro tempo e o resultado não mexeria mais até final. Frente ao Tondela, Ivo Vieira testou uma solução diferente com Campaña como homem avançado, no papel de “falso 9”, mas deverá regressar à fórmula tradicional com Anderson no centro do trio ofensivo, acompanhado por Ivan Jaime e Gil Dias.

Babic e Vinagre são as duas duvidas do lado do Gama para esta partida.

Onze provável: Júnior, Diogo Figueiras, Willian, Ricchieli, Vinagre, Assunção, Pêpê, Ugarte, Gil Dias, Ivan Jaime, Anderson

Dica de Prognóstico

O Porto é favorito à conquista dos três pontos neste desafio e o encontro reveste-se de grande importância para os “dragões”, mas a qualidade que o Famalicão tem vindo a exibir leva-nos a crer que os minhotos poderão causar estragos no dragão. Assim, acreditamos que apontar à possibilidade de ambas as equipas marcarem pode ser interessante.

Prognóstico
Odd
Ambas Equipas Marcam
2.00
Betclic
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3445
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1953
Próg. errados
1398