Prognóstico
Odd
Menos de 2,5 golos
1.60
Betano
Resultado
Sucesso
Duarte Pinto
56% Sucesso
Próg. realizados
1271
Média Odds usadas
1.7
Próg. certos
698
Próg. errados
547

FC Porto – Chelsea (Liga dos Campeões)

O relvado do Estadio Ramón Sánchez Pizjuán, na cidade espanhola de Sevilha, vai servir de terreno neutro e palco para o confronto da próxima quarta-feira, entre as equipas do FC Porto e do Chelsea, que se defrontam a propósito da realização da primeira mão da eliminatória dos quartos de final da Liga dos Campeões da UEFA. A equipa orientada por Sérgio Conceição tem elevado bem alto o nome de Portugal na prova milionária, por via de uma excelente campanha, onde teve como vítima mais recente a respeitável Juventus. A tentar manter vivo o sonho, os “dragões” vão agora superar a equipa que mais investiu no futebol inglês no início da época, o conjunto orientado por Thomas Tuchel, que tem tido alguns altos e baixos na Liga Inglesa, mas que mantém uma saúde invejável, até ver, na Liga dos Campeões, onde sonha em chegar à final.

Análise FC Porto

A equipa do FC Porto tem feito uma campanha absolutamente notável nesta edição da Liga dos Campeões, onde superou facilmente a fase de grupos, acompanhando o favorito Manchester City rumo aos oitavos de final e deixando pelo caminho os gregos do Olympiakos e os franceses do Marseille. Nos “oitavos”, a formação azul-e-branca afastou a favorita Juventus, com duas atuações de grande qualidade que permitem a Sérgio Conceição e à sua comitiva sonhar em chegar às meias finais e continuar a abrilhantar o nome do futebol português na grande roda do futebol europeu.

No campeonato português, o FC Porto tem tido uma prestação bastante inferior à que seria, até ao momento, necessária para poder revalidar a conquista do título de campeão nacional, muito por culpa da grande campanha que o rival e líder Sporting está a realizar. No passado fim-de-semana, os “dragões” estiveram próximos de perder pontos, mas conseguiram vencer na receção ao Santa Clara, por 2-1, com golo apontado por Toni Martínez ao cair do pano. Esse foi, de resto, o terceiro triunfo consecutivo do FC Porto, após a derrota (2-3, em prolongamento) com sabor a vitória, em Turim, frente à Juventus, na segunda mão dos oitavos de final da “Champions”.

Onze provável: Marchesín – Manafá, Mbemba, Pepe, Zaidu – Uribe, Fábio Vieira, Otávio – Corona, Marega, Díaz

Análise Chelsea

A equipa do Chelsea não tem conseguido cumprir de todo as expectativas geradas em torno de si própria após o forte investimento feito pela direção comandada por Roman Abramovich no último verão. Especialmente devido à campanha intermitente que tem realizado na atual edição da Premier League, onde segue no 4.º lugar, mas com forte pressão de vários concorrentes na luta pelo apuramento para a próxima Liga dos Campeões. Na atual edição da prova milionária da UEFA, os “blues” têm tido um registo muito bem conseguido, onde o ponto mais alto foi o triunfo nos oitavos de final, sem espinhas, contra os espanhóis do Atlético Madrid.

No passado fim-de-semana, a equipa do Chelsea averbou a primeira derrota – e com contornos escandalosos – sob o comando técnico de Thomas Tuchel, ao perder por impensáveis 2-5 na receção ao penúltimo classificado e já aparentemente “condenado” (à descida) West Bromwich. Dessa forma, a formação londrina viu interrompida a sequência de 15 jogos consecutivos sem perder e ainda um ciclo de sete jogos seguidos sem sofrer um único golo. No período imediatamente anterior a esse desaire, o Chelsea tinha vencido em quatro dos últimos cinco encontros realizados.

Onze provável: Mendy – Azpilicueta, Christensen, Rüdiger – Hudson-Odoi, Jorginho, Kovacic, Chilwell – Mount, Ziyech – Havertz

Dica de Prognóstico

Na primeira mão de uma eliminatória que só ficará concluída na próxima semana, FC Porto e Chelsea não deverão entrar em campo dispostos a querer correr muitos riscos, sendo que a equipa portuguesa até deverá ver com bons olhos um eventual empate sem golos, visto que, apesar de jogar em casa emprestada, jogará na condição de visitada e um empate com golos no próximo duelo daria a qualificação. Já o Chelsea deverá tentar impor a sua superioridade teórica, por via de uma atuação assente na manutenção da posse e com mais iniciativa que os “dragões”, ainda que não se espere uma postura demasiado ofensiva por parte da equipa de Tuchel, que tem praticado, quase sempre, um futebol bastante cínico, quase à moda antiga italiana. Conhecendo os perigos que o Porto oferece a explorar a profundidade e o contra-ataque, o Chelsea deverá priorizar os ataques organizados, favorecendo um tipo de jogo mais paciente, com a equipa de Conceição a tentar retirar espaços de criação ao conjunto inglês. Assim sendo, espera-se um jogo mais fechado em termos táticos e sem muitas ocasiões claras de perigo junto às balizas, o que torna interessante o investimento no mercado de Menos de 2,5 golos, avaliado com odds de 1.60 na casa de apostas Betano.

Prognóstico
Odd
Menos de 2,5 golos
1.60
Betano
Resultado
Sucesso
Duarte Pinto
56% Sucesso
Próg. realizados
1271
Média Odds usadas
1.7
Próg. certos
698
Próg. errados
547