Menu

A Betclic oferece-te um bónus de25€ grátis para este jogo!

Famalicão – FC Porto (Liga NOS)

Quase três meses após a interrupção, as emoções da Liga NOS estão de volta aos relvados nacionais. A jornada 25 começa no Algarve com o duelo entre Portimonense e Gil Vicente a partir das 19 horas, ao passo que para as 21h15 está marcado aquele que é provavelmente o duelo de maior cartaz da ronda, com o líder Porto a visita Famalicão.

Análise Famalicão

Em ano marcado pelo regresso ao escalão máximo após longa ausência, o Famalicão tem sido uma das sensações da Liga NOS. Decorridas que estão 24 jornadas, o conjunto minhoto segue no 7º lugar da classificação com 37 pontos, tantos quanto o Vitória (6º) e menos um que o Rio Ave (5º) – atendendo à presença de Benfica e Porto na final da Taça, o 5º colocado passa a ter acesso às provas europeias. Os famalicenses não querem ficar para trás nesta acérrima disputa que durará até final e pretendem demonstra-lo já esta quarta-feira (3), na receção ao Porto.

Os meses de janeiro (segunda metade) e fevereiro foram os piores na atual campanha famalicense. Entre o dia 19 de janeiro marcado pelo empate na receção ao Marítimo (1-1) e o dia 23 de fevereiro, com derrota em Paços de Ferreira (2-1), o Famalicão disputou oito jogos com um saldo de quatro empates e duas derrotas, despedindo-se da Taça de Portugal no duplo confronto com o campeão nacional Benfica (3-2, 1-1). Nos dois últimos compromissos, ambos disputados já em março, o “Fama” venceu o Sporting por três bolas a uma e empatou sem golos no Jamor diante do Belenenses/SAD. Após dois meses sem competição e um longo período sem treinos, olhar aos últimos resultados da equipa do Famalicão é algo longe de ser elucidativo quanto ao atual estado das coisas.

Para além dos resultados por si só, o Famalicão impressionou pelo estilo, pelo comportamento adotado em cada momento de jogo e pela proposta de jogo ofensiva, perspetivando-se que mantenha a matriz nesta ponta final da temporada. Em 24 encontros nesta Liga NOS 2019/20, o Famalicão conquistou dez vitórias, empatou em sete ocasiões e perdeu em outras tantas. Ao todo, marcou 38 golos distribuídos por 19 desafios (79 por cento dos jogos que disputou) e sofreu 40 também distribuídos por 19 (igual percentagem). Em 12 desafios caseiros na Liga NOS 2019/20, o conjunto treinado por João Pedro Sousa venceu seis jogos, empatou três e perdeu outros três.

O Famalicão deverá apresentar-se no habitual 1x4x3x3 e Vaná Alves, guardião emprestado pelo Porto, é o único elemento impedido de ir a jogo.

Onze provável: Defendi, Riccieli, Roderick, Nehuén Pérez, Centelles, Gustavo Assunção, Pote, Racic, Diogo Gonçalves, Lameiras, Toni Martínez

Análise Porto

O Porto lidera a pauta classificativa com um ponto de avanço em relação ao campeão em título Benfica. Os “dragões” regressam à ação com a certeza de que só dependem de si mesmos mas igualmente cientes de que a atual margem dá tudo menos garantias.

Nos cinco encontros que antecederam a interrupção da competição, o Porto despediu-se da Liga Europa com dupla derrota (2-1, 1-3) às mãos do Bayer Leverkusen e, para a Liga NOS, venceu o Portimonense (1-0) já bem perto do fim, triunfou na visita ao Santa Clara (0-2) e empatou a um golo com o Rio Ave no estádio do Dragão. Os comandados de Sérgio Conceição não estavam a atravessar o melhor momento da temporada do ponto de vista exibicional e está claro que nesta ponta final vão sentir dificuldades para alcançar o seu melhor nível. As únicas duas derrotas averbadas pelo Porto na Liga NOS 2019/20 aconteceram nas visitas ao Gil Vicente (2-1) – logo na primeira jornada – e na receção ao Braga (1-2) de Rúben Amorim.

Atentando nos dados estatísticos da equipa portista, o Porto venceu 19 jogos, empatou três e perdeu dois nas 24 rondas já disputadas da Liga NOS, com um total de 50 golos marcados e 16 tentos consentidos – segundo melhor ataque da prova e segunda defesa menos batida, aspetos em que o Benfica é líder (52 e 14). Fora de casa, além do desaire inaugural em Barcelos (2-1), o Porto empatou com o Marítimo (1-1) nos Barreiros e diante do Belenenses/SAD (1-1) no Jamor. Apontou 24 golos (nunca ficou em branco) e sofreu 10, distribuídos por sete jogos.

Marcano vai falhar o resto da temporada devido a lesão e a dupla Pepe-Mbemba deverá assumir a titularidade no eixo defensivo. Alex Telles vai cumprir castigo neste desafio e Manafá poderá atuar de início pela esquerda.

Onze provável: Marchesín, Corona, Pepe, Mbemba, Manafá, Danilo, Sérgio Oliveira, Uribe, Otávio, Soares, Marega

Dica de Prognóstico

Em teoria, a visita a Famalicão representa um dos duelos mais exigentes para a formação portista até final da atual temporada. O favoritismo está do lado do atual líder que não pode vacilar nesta curta deslocação até ao Minho.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Porto 1.44 Betclic
FC Famalicão logo
FC Famalicão
  • País: Portugal
  • Estádio: Municipal 22 de Junho
  • Cidade: Vila Nova de Famalicão
  • Fundação: 1931

Ver ficha completa

FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 2945
  • Média Odds usadas 1.7
  • Próg. certos 1641
  • Próg. errados 1212
comments powered by Disqus

Últimos jogos