Prognóstico
Odd
Espanha ou Empate
1.40
Betclic
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3496
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1989
Próg. errados
1414

Espanha – Portugal (Amigável de Seleções)

O Wanda Metropolitano, em Madrid, acolhe o encontro de preparação entre Espanha e Portugal. O duelo ibérico está agendado para esta sexta-feira (5) e servirá para comemorar a candidatura conjunta à organização do Mundial 2030.

Análise Espanha

A seleção espanhola mede forças com a congénere portuguesa no primeiro dos dois jogos de preparação para o Euro 2020, ambos disputados em solo nacional. Os pupilos de Luis Enrique integram o grupo E juntamente com Polónia, Suécia e Eslováquia, são claros favoritos a terminar na primeira posição e têm aqui um ótimo teste às suas capacidades.

Longe de poder ser considerada uma das principais favoritas à vitória final, a “La Roja” vive uma fase de transição. A ausência do capitão Sérgio Ramos, muito afetado por lesões ao longo da temporada, é mais um indício da transição e renovação geracional que Luis Enrique está a levar a cabo. Assim, na lista para este Euro 2020 constam vários nomes daquela que é a próxima geração espanhola, alguns deles (casos de Pedri e Ferrán Torres) ainda convocáveis para os sub-21. Pau Torres, Eric García, Pedri, Fabián Ruiz ou Dani Olmo são alguns dos rostos desta renovação espanhola que, no entanto, conta com jogadores mais experientes, importando destacar a veterania de Busquets ou Koke, por exemplo. Nota também para o facto de Aymeric Laporte ter optado por representar Espanha em detrimento da seleção francesa, surgindo assim como mais uma opção para montar o eixo defensivo.

Nos três encontros disputados no ano civil de 2021, a Espanha empatou no duelo com a Grécia (1-1) e venceu os duelos com Geórgia (1-2) – mesmo no último suspiro) – e Kosovo (3-1). Os espanhóis não foram propriamente convincentes do ponto de vista exibicional nos encontros jogados em março, perspetivando-se que produzam bem mais nesta fase final do Euro. O facto de ter sofrido três golos diante de seleções manifestamente inferiores é outro aspeto que deve preocupar a equipa técnica chefiada por Lusi Enrique.

Onze provável: Sanchez, Marcos Llorente, Eric Garcia, Pau Torres, Alba, Koke, Busquets, Pedri, F Torres, Moreno, Oyarzabal

Análise Portugal

amigável internacionalA seleção portuguesa desloca-se à capital espanhola para disputar o primeiro desafio de preparação tendo em vista a fase final do Euro 2020. Os campeões da Europa em título integram o “grupo da morte” juntamente com Alemanha, França e Hungria e a equipa espanhola tem tudo para proporcionar um bom teste aos eleitos de Fernando Santos.

Para este desafio com os espanhóis, Fernando Santos não poderá contar com quatro jogadores que integram a sua convocatória: Rúben Dias, João Cancelo, Bernardo Silva e Gonçalo Guedes. Os três primeiros disputaram a final da Liga dos Campeões ao serviço do Manchester City e têm autorização para se apresentarem no estádio apenas no dia 5 de junho, ao passo que Gonçalo Guedes testou positivo à COVID-19 e permanecem à margem dos trabalhos da equipa nacional. Já Bruno Fernandes, envolvido na disputa da final da Liga Europa, já está às ordens de Fernando Santos e poderá participar no desafio.

À imagem do que sucedeu com as demais seleções europeias, Portugal também iniciou o seu ciclo de apuramento para o Mundial 2022 no mês de março. Nos três jogos realizados, venceu o Azerbaijão (1-0), empatou com a Sérvia (2-2) e superiorizou-se ao Luxemburgo (1-3). Antes da estreia no Euro 2020, agendada para dia 15 de junho frente à Hungria, Portugal terá este encontro com a Espanha e posteriormente medirá forças com Israel.

Na conferência de imprensa de antevisão ao encontro, Fernando Santos garantiu uma equipa portuguesa apostada em jogar olhos nos olhos com a Espanha, rejeitando a hipótese de apostar numa estratégia mais defensiva.

Curiosidade para aferir de que forma Fernando Santos montará a equipa neste desafio, sobretudo o meio-campo, atendendo à quantidade de opções das quais dispõe.

Onze provável: Anthony Lopes, Cancelo, Pepe, Fonte, Nuno Mendes, Sérgio Oliveira, Moutinho, Bruno Fernandes, Rafa, Ronaldo, Félix

Dica de Prognóstico

Ainda que estejamos a falar do penúltimo ensaio a caminho do Euro 2020, ambos os selecionadores deverão optar por promover várias mudanças ao longo do jogo, permitindo que todos os convocados adquiram ritmo competitivo em contexto de jogo. A expectativa é a de um encontro nivelado, com Espanha a ter mais bola, mais iniciativa e Portugal mais incisivo e apostado em chegar-se à frente com perigo após a recuperação da bola.

Prognóstico
Odd
Espanha ou Empate
1.40
Betclic
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3496
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1989
Próg. errados
1414