Prognóstico
Odd
Acima de 1.5 Golos
1.45
Betclic
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3495
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1982
Próg. errados
1413

Escócia – República Checa (Euro 2020)

O terceiro dia do Euro 2020 arranca com um duelo entre as seleções de Escócia e República Checa. Após uma longa ausência, a “Tartan Army” está de volta aos grandes palcos para defrontar uma nação que é presença assídua em Campeonatos da Europa.

Análise Escócia

A espera foi longa, mas a seleção escocesa está finalmente de volta à fase final de uma grande competição, volvidos 22 anos. A “Tartan Army” integra o Grupo D do Euro 2020 juntamente com Inglaterra, República Checa e Croácia e quer lutar pelo acesso à fase seguinte. Nesse sentido, este jogo poderá ser muito importante, dado que frente a frente estarão aquelas que são, em teoria, as duas seleções mais modestas do grupo.

Os escoceses garantiram o apuramento através do “play-off” da Liga das Nações, ao baterem Israel e Sérvia nas grandes penalidades. Steve Clarke é o timoneiro desta equipa que tem legítimas aspirações a sonhar com o acesso à fase a eliminar, não obstante a menor experiência neste contexto. Uma das principais duvidas associadas a esta Escócia tem que ver com a forma como se apresentará em termos de sistema, sendo que a imprensa aponta à possibilidade de vir a utilizar um sistema próximo de um 1x3x5x2 com Tierney, Hanley e Hendry atrás – McTominay, surpreenda-se, também por lá passou na fase de qualificação mas deverá jogar no meio e baixar para a primeira fase de construção neste Euro 2020 – e as alas entregues a Robertson (provavelmente a unidade mais mediática desta equipa) e O’Donnell. McGinn, McGregor e McTominay deverão atuar no meio com Dykes e Adams como unidades mais avançadas.

Este será um grande momento para os escoceses que, na sua convocatória, possuem três unidades que ainda nem sequer tinham nascido na última ocasião em que a sua nação esteve numa fase final. Tendo isso em conta, a motivação estará nos píncaros para encarar este desafio e os escoceses serão fiéis ao seu estilo, procurando conquistar os três pontos nesta partida.

Onze provável: Marshall, Hendry, Hanley, Tierney, O’Donnell, Robertson, McGregor, McTominay, McGinn, Dykes, Adams

Análise República Checa

A seleção da República Checa é presença assídua em fases finais do Campeonato da Europa, ainda que as prestações dos últimos anos não tenham sido propriamente brilhantes. Muito mudou desde a última edição do Campeonato da Europa, em 2016, e diríamos que para melhor. Em termos de qualidade individual, esta equipa checa que se apresenta a concurso em 2021 talvez esteja alguns furos acima daquela que foi a competição há cinco anos atrás. Ainda assim, é sobretudo pelo coletivo que esta equipa checa vale, orientada por Jaroslav Silhavy e habitualmente escalonada a partir de um 1x4x2x3x1. Assim, Vaclik deverá defender as redes, com Coufal, Celutska, Kalas e Boril a formarem o quarteto mais recuado. O duplo pivot defensivo deverá ser composto por Kral e Soucek, com liberdade maior para o capitão Darida, um dos “resistentes” de 2016. Masopust e Jankto, pelas alas, apoiarão a “besta” Patrik Schick, avançado que se impõe pelo físico bem como pela capacidade no jogo aéreo. Coufal e Soucek, jogadores que fizeram uma boa época ao serviço do West Ham, querem continuar a mostrar toda a sua qualidade neste Euro 2020. No banco, Silhavy tem um “ás”: Adam Hlozek, jogador de apenas 18 anos do Sparta de Praga que é o jogador mais promissor da nova geração checa.

Kalas e Celutska abandonaram o encontro amigável frente à Itália com queixas, mas estamos em crer que deverão ter condições para fazer dupla no eixo nesta partida.

Onze provável: Vaclik, Coufal, Celutska, Kalas, Boril, Soucek, Kral, Darida, Masopust, Jankto, Schick

Dica de Prognóstico

República Checa e Escócia estiveram frente a frente por duas vezes em 2020 e os escoceses levaram a melhor nas duas ocasiões. Na primeira, em Praga, os checos atuaram muito desfalcados devido a um surto de COVID-19 na equipa e esse é um dado que deve ser tido em conta. Diríamos que, neste desafio, os escoceses serão a equipa que se prestará a mais riscos, mas acreditamos que o jogo seja algo “amarrado” pelo menos até surgir o primeiro golo.

Prognóstico
Odd
Acima de 1.5 Golos
1.45
Betclic
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3495
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1982
Próg. errados
1413