Liga Zon Sagres – Apresentados que estão as principais equipas da Liga Portuguesa, percorremos os projetos das principais equipas e deixamos alguns dados sobre o que se poderá esperar para a nova temporada do futebol nacional. FC Porto, Benfica, Paços de Ferreira, SC Braga, Estoril Praia e Sporting são as equipas destacadas.

FC Porto

Paulo Fonseca é a grande novidade de uma equipa onde, mantendo-se a base do seu 4x3x3, se poderá entender essa arrumação num estilo que privilegie um jogo mais atraente, no fundo, a grande ambição de Pinto da Costa depois de Vítor Pereira ter sido campeão sem o mesmo brilho no relvado que o seu antecessor.

Josué FC Porto

Josué volta a vestir a camisola dos Dragões

No dia da apresentação, destaque também para os jovens reforços Tiago Rodrigues (ex-Vit.Guimarães), Josué (ex-Paços de Ferreira), Carlos Eduardo e Licá (ex-Estoril), que chegam com a ambição de integrar um plantel com mais opções. Em breve estarão para chegar os internacionais mexicanos Diego Reyes e Herrera, para além do colombiano Quintero, ex-Pescara, que deverá assinar nos próximos dias. Com esta renovação na continuidade, os portistas entram na nova época como fortes candidatos a conquistar mais um título.

Benfica

Apesar de manter a mesma estrutura técnica, os encarnados apresentaram-se com bastantes decisões por tomar no que toca ao plantel da próxima temporada. No capítulo das contratações, a chegada do contingente sérvio (Mitrovic, Markovic, Sulejmani e Djuricic) oferecerá uma cara nova ao onze de Jesus, sendo de esperar que os três últimos referidos possam estar no onze titular. O estorilista Steven Vitória foi outra das novidades, ficando por se perceber que posição terá no plantel. Parte dessa decisão estará dependente da saída, ou não, de Garay, que com Cardozo e Melgarejo está nessa lista de indefinidos. O Benfica conta com mais de 100 atletas com contrato, entre equipa A e B, havendo possibilidades de ver Jesus levar para estágio alguns jovens. Sem um avançado como Cardozo, o Benfica deverá privilegiar um ataque mais móvel, com Lima e Markovic a surgirem como fortes opções como elementos mais avançados. Para além de atrair os adeptos, será preciso garantir vitórias – este ano Jesus não terá segundas oportunidades.

Paços de Ferreira

Para a estreia na Liga dos Campeões, a equipa pacense apresentará uma cara bem diferente daquela que a tornou na grande sensação da Liga ZON Sagres em 2012/13. No banco, estará agora Costinha, vindo do despromovido Beira-Mar, acompanhado por Maniche, na sua estreia como técnico. No relvado, sentir-se-á a falta de Cássio e de quase todo o meio-campo, sem Josué, Luiz Carlos e, provavelmente, André Leão. Entre as novidades, dois reforços chegados do AEL Limassol parecem ter entrada direta no onze, o argentino Matias Degra na baliza e o criativo Rui Miguel no meio-campo. Outros nomes poderão ter influência neste conjunto, como Sérgio Oliveira, que chega do FC Porto, em busca de espaço para confirmar as expetativas que existem sobre este produto da escola dos dragões. Garantias, sim, existem na defesa, com Tony, Diogo Figueiras, Ricardo e Tiago Valente a manterem-se na equipa, podendo continuar o bom trabalho demonstrado no ano passado.

SC Braga

jesualdo ferreira braga

Jesualdo levará o Braga à Europa?

Jesualdo Ferreira volta a um clube onde foi feliz, prometendo repetir sucessos que, neste momento, passam por fazer regressar a equipa à Liga dos Campeões. O conjunto bracarense recebe vários reforços que mudarão a face da equipa. Eduardo deverá chegar do Génova para ocupar a baliza, enquanto na defesa a novidade estará na lateral-esquerda, com Joãozinho (ex-Sporting) a manter-se com o professor. No meio-campo, Luiz Carlos (ex-Paços de Ferreira) lutará pela titularidade com Custódio, enquanto na linha da frente Edinho (ex-Académica) e Pedro Santos (ex-Vit. Setúbal) são os jogadores com maior potencial entre os reforços. Por resolver, ainda, a questão de Rafa (ex-Feirense), atleta desejado para o vértice mais ofensivo do meio-campo, zona do terreno que deverá ainda receber mais um reforço.

Estoril

Os estorilistas serão os primeiros a entrar em competição na nova temporada, na pré-eliminatória da Liga Europa, marcando também aí a sua estreia nas competições europeias. Marco Silva viu sair muitas das suas referência da temporada passada, mas os gestores do clube da Linha não têm desperdiçado esforços para constituir um plantel igualmente forte para a nova temporada. Babanco (ex-Olhanense), Javier Balboa (ex-Beira-Mar) e o avançado brasileiro Bruno Lopes (ex-Albirex Niigata, Japão) são as principais figuras, sendo certo que o plantel verá ainda chegar mais alguns elementos. Por outro lado, a continuidade de Vagner, Gonçalo Santos, Evandro, Carlitos e Luís Leal oferece garantias de que o estilo atraente inculcado por Marco Silva manterá o seu ADN.

Sporting

Com apenas um reforço apresentado, Jefferson (ex-Estoril), Leonardo Jardim tem muito por onde escolher entre um contingente de atletas que têm contrato com os leões. Não sendo certa a continuidade de jogadores como Rui Patrício, Diego Capel ou Schaars, o treinador leonino vai dando atenção a alguns dos elementos saídos da equipa B – Zézinho, King, Nii Plange e Betinho -, enquanto beneficiará também dos préstimos de jogadores que regressam a Alvalade, como são os casos de André Santos, Nuno Reis, William Carvalho, Diogo Salomão e Wilson Eduardo. Certo é que nem todos terão espaço no plantel leonino, pelo que os próximos dias poderão trazer novidades quanto à definição do plantel. Por outro lado, parece estar perto a apresentação de mais reforços para a equipa, como são os casos do defesa-central Maurício, do Sport Recife, e o avançado Salim Cissé, da Académica.

Boas apostas!