Prognóstico
Odd
Chile a vencer e Mais de 1,5 golos
1.40
Betano
Resultado
Erro
Duarte Pinto
56% Sucesso
Próg. realizados
1758
Média Odds usadas
1.69
Próg. certos
971
Próg. errados
753

Chile – Bolívia (Copa América 2021)

As seleções nacionais do Chile e da Bolívia têm encontro agendado para esta próxima sexta-feira, ao início da noite, no relvado da Arena Pantanal, em Cuiabá, pela calendarização da 2.ª jornada do Grupo A da Copa América 2021. A equipa comandada pelo selecionador Martín Lasarte, que não pode contar para a competição com a estrela maior Alexis Sánchez, não venceu na estreia, mas acabou por sorrir, ao conquistar um ponto frente à Argentina, teoricamente a seleção mais complicada do grupo. Já a equipa orientada pelo selecionador César Farías, que também não conta com Marcelo Moreno (testou positivo à covid-19), arrancou a sua campanha ao desperdiçar uma vantagem que levou para o intervalo frente ao Paraguai e procura aqui os primeiros pontos.

Análise Chile

A seleção do Chile sente que tem, certamente, uma palavra a dizer nesta edição da Copa América, até porque este é um formato em que os quatro primeiros classificados dos dois grupos, compostos cada um no total por cinco seleções, seguem em frente. Finda a 1.ª jornada, a equipa orientada há relativamente pouco tempo pelo selecionador Martín Lasarte segue com um ponto de registo, a ocupar o 3.º lugar da tabela classificativa do Grupo A, junto da Argentina, com mais um ponto que Uruguai (que ainda não jogou) e Bolívia e menos dois que o líder Paraguai.

Não obstante a inconsistência demonstrada nos últimos tempos pela Seleção Chilena, muito por culpa de um processo de renovação que a equipa tem sido alvo ao longo dos anos mais recentes, o retrospeto mais imediatista não é negativo. Em 2021, nos quatro jogos realizados com Lasarte no comando técnico, o Chile não perdeu nenhuma vez, tendo vencido a Bolívia (2-1) num particular realizado em março passado e somado por empates os três jogos oficiais que se seguiram. Primeiro no apuramento para o Mundial, nos jogos do início deste mês de junho contra Argentina (1-1, fora) e Bolívia (1-1). Na última segunda-feira, na estreia na Copa América, em nova igualdade frente aos argentinos (1-1), num jogo onde os chilenos mostraram uma boa organização, sobretudo na segunda parte.

Onze provável: Bravo – Isla, Medel, Maripán, Mena – Vidal, Pulgar, Aranguíz – Palacios, Vargas, Meneses

Análise Bolívia

A seleção da Bolívia é uma das teoricamente mais fracas a participar nesta Copa América 2021 e tem estado, além disso, com alguns problemas, relacionados com baixas importantes, com destaque para o experiente avançado Marcelo Moreno, fora das contas do selecionador César Farías. Após o encerramento da 1.ª jornada da fase de grupos da maior prova de seleções organizada pela CONMEBOL, “La Verde” é 5.ª e última classificada no Grupo A, com zero pontos, ao lado do Uruguai (folgou na 1.ª ronda), um abaixo de Argentina e Chile e a três da liderança do Paraguai.

O registo de seis derrotas nos últimos nove jogos realizados, numa série que teve início com o regresso à competição em outubro de 2020 após a paralisação gerada pela pandemia, atesta bem da fraca qualidade individual e coletiva desta Seleção Boliviana. Em 2021, são já cinco os jogos realizados: dois amigáveis (derrotas, em março, contra Chile, por 1-2, e Equador, também por 1-2) e três oficiais. Na fase de apuramento para o Qatar’22, a Bolívia venceu recentemente a Venezuela (3-1, em casa) e empatou com o Chile (1-1, fora). Na última terça-feira, a estreia na Copa América não correu bem, já que a equipa de Farías até marcou primeiro, de grande penalidade, e foi a ganhar para o descanso, mas acabou sujeita um esforço físico suplementar (Cuellar foi expulso nos descontos da primeira parte) e derrotada, por 1-3.

Onze provável: Cordano – Quinteros, Jusino, Sagredo – Bejarano, Saavedra, Justiniano, Cespedes, Flores – Arce, Ramallo

Dica de Prognóstico

Num encontro que deverá ter um sentido único na maior parte do tempo, face à maior competência técnico-tática da Seleção Chilena por comparação com a sua congénere boliviana, a previsão é a de um jogo onde a equipa de Lasarte acabe por conseguir criar várias oportunidades de golo. Um cenário que deverá justificar uma superioridade mais ou menos evidente por parte de “La Roja”, perante uma Bolívia que se desorganiza defensivamente com facilidade e que não tenderá a mostrar argumentos para superar este desafio da 2.ª jornada da fase de grupos da Copa América. Como tal, o melhor investimento será na Vitória do Chile e Mais de 1,5 golos, com cotação de 1.40 na Betano.

Prognóstico
Odd
Chile a vencer e Mais de 1,5 golos
1.40
Betano
Resultado
Erro
Duarte Pinto
56% Sucesso
Próg. realizados
1758
Média Odds usadas
1.69
Próg. certos
971
Próg. errados
753