Braga – Gil Vicente (Liga NOS)
Num jogo relativo à 15.ª jornada da Liga NOS, a equipa do Gil Vicente realizará uma curta deslocação de Barcelos até ao Estádio Municipal de Braga, esta terça-feira, para defrontar a equipa do Sporting de Braga, naturalmente à porta fechada. A equipa de Carlos Carvalhal procurar recuperar o estado anímico após a derrota do último sábado, na final da Taça da Liga, frente ao Sporting, até porque é imperativo vencer no regresso ao campeonato, onde os bracarenses perderam na última jornada. Do outro lado, estará a formação liderada por Ricardo Soares, que nem sempre tem conseguido fazer valer as boas exibições que apresenta a resultados condizentes, chegando, por isso, bem próximo à zona de descida na classificação.
Análise Braga
A equipa do Braga tem feito uma trajetória mediana tendo em conta o objetivo de se intrometer na luta pelo título, visto que chega a esta jornada a ocupar, ainda que provisoriamente, a 5.ª posição da tabela classificativa, com menos um jogo que o Paços de Ferreira (4.º). Com 27 pontos, a equipa minhota dista apenas um ponto para os pacenses e cinco para FC Porto e Benfica. Em 14 partidas, a turma de Carlos Carvalhal somou nove vitórias, zero empates e cinco derrotas, com 23 golos marcados e 15 golos sofridos.
Na última jornada do campeonato português, o Braga foi surpreendido na visita ao Paços de Ferreira, há cerca de semana e meia atrás, ao perder, por 0-2, num jogo onde desperdiçou algumas oportunidades para inaugurar o marcador, ainda na primeira parte. Desde aí, a equipa de Carvalhal já realizou duas partidas, tendo vencido o Benfica (2-1), na última quarta-feira, nas meias-finais da Taça da Liga. No sábado, os “guerreiros” saíram derrotados na final da competição, diante do Sporting (0-1), num jogo maioritariamente equilibrado e até com algum ascendente por parte dos minhotos.
Onze provável: Matheus – Viana, Carmo, Sequeira – Esgaio, Novais, Musrati, Galeno – Medeiros, Paulinho, Piazón
Análise Gil Vicente
A equipa do Gil Vicente não tem conseguido fazer uma campanha dentro das expectativas de um trajeto equilibrado na luta pela manutenção, tal como na época passada. À entrada para a 15.ª ronda da Liga NOS, a formação de Ricardo Soares é 15.ª classificada, o primeiro posto fora da zona de descida, com 13 pontos, os mesmos do Nacional da Madeira e mais um que Farense e Belenenses. Em 14 partidas, os gilistas somam um total de três vitórias, quatro empates e sete derrotas, com 10 golos marcados e 16 golos sofridos.
No passado fim-de-semana, o Gil Vicente foi derrotado pelo Marítimo (0-1), em casa, com golo sofrido já perto do final, na sequência de uma exibição desinspirada, que surgiu apenas três dias depois de a equipa ter conseguido vencer, após prolongamento, o Académico de Viseu (3-2), nos oitavos de final da Taça de Portugal. A contar só com jogos de Liga NOS, a formação proveniente de Barcelos não vence há três jogos seguidos, tendo mesmo perdido duas vezes consecutivas.
Onze provável: Denis – Pereira, Fernandes, Rodrigão, Talocha – Mineiro, Claude Gonçalves, Afonso – Lourency, Lino, Leautey
Dica de Prognóstico
Num embate entre duas equipas de valia distinta, será natural observar um jogo onde, especialmente de início, o Braga procure dominar as despesas da partida de forma afirmativa, procurando a baliza adversária com firmeza até chegar ao golo, perante um Gil Vicente mais focado na sua tarefa defensiva, a tentar explorar a profundidade sempre que possível. Com passar do tempo – e no caso de ficarem em desvantagem – os pupilos de Ricardo Soares poderão subir as suas linhas no terreno e tentar jogar mais olhos nos olhos, até porque têm qualidade para isso, pelo que a equipa gilista vem a demonstrar recentemente. Assim, espera-se um jogo onde os dois ataques possam vir a criar problemas às defesas adversárias, pelo que será uma aposta de valor o investimento no mercado de Ambas Equipas Marcam, cotado a 1.95 na casa de apostas Bet.pt.