Prognóstico
Odd
Benfica a vencer
2.10
Solverde
Resultado
Erro
Duarte Pinto
56% Sucesso
Próg. realizados
1765
Média Odds usadas
1.69
Próg. certos
983
Próg. errados
757

Braga – Benfica (Taça de Portugal)

A sempre aguardada e mítica final da edição de 2020/21 da “prova-rainha” do futebol português está marcada para o início da noite deste próximo domingo, a decorrer em Coimbra, no relvado do Estádio Cidade de Coimbra, onde as equipas do Braga e do Benfica tentarão fechar de forma positiva a temporada. O grupo liderado por Carlos Carvalhal fez uma época dentro das expectativas e, apesar de ter tido uma quebra de rendimento no último terço do campeonato, os minhotos chegaram às duas finais das taças nacionais e têm aqui uma bela oportunidade de aumentar o seu palmarés. Já para a equipa de Jorge Jesus esta será uma espécie de “tábua de salvação” num ano bem abaixo das expectativas.

Análise Braga

A equipa do Braga fez uma temporada onde pode olhar para trás com motivos de orgulho, sobretudo por ter conseguido terminar sem quaisquer tipo de problemas na 4.ª posição da tabela classificativa da Liga NOS, além de ter chegado às decisões da Taça da Liga (perdeu a final frente ao Sporting) e da Taça de Portugal (onde ainda pode ter sucesso). O facto de ter perdido o comboio da luta pelo acesso à Liga dos Campeões com FC Porto e Benfica na liga não parece tirar o ânimo à equipa de Carlos Carvalhal, até porque terá a possibilidade aqui de voltar a conquistar um troféu, depois da vitória na Taça da Liga de 19/20.

As últimas semanas têm sido, contudo, complicadas para a equipa do Braga, que venceu em apenas três dos últimos 12 jogos realizados, um claro indício da quebra exibicional da equipa minhota no último terço do campeonato português. Na jornada de encerramento, disputada na passada quarta-feira, a equipa de Carlos Carvalhal empatou a 0-0 na visita ao Portimonense, depois de ter vencido na receção ao Moreirense (2-1) com um golo marcado de grande penalidade em cima do apito final, a quebrar um ciclo de quatro jogos seguidos sem ganhar (dois empates e duas derrotas).

Onze provável: Matheus – Tormena, Raul Silva, Sequeira – Esgaio, Castro, Musrati, Fransérgio, Galeno – Horta, Ruiz

Análise Benfica

É impossível falar da prestação na temporada por parte da equipa do Benfica sem mencionar o histórico investimento feito no mercado de transferências do verão de 2020, até em contexto pandémico. Depois de ter elevado muito a fasquia, até pelo regresso de Jorge Jesus ao comando técnico, a equipa encarnada falhou quase em toda a linha, com destaque para a fraca performance na Liga NOS, onde acabou como 3.ª classificada, atrás do campeão Sporting e do “vice” FC Porto. Esta final da Taça de Portugal surge, assim, como uma espécie de “obrigação”, até para aliviar a pressão sob a equipa à entrada para a nova temporada.

Nesta reta final de 2020/21, a equipa do Benfica tem vindo a solidificar processos e o registo de 13 vitórias, um empate e uma derrota nos últimos 15 jogos (14 dos quais para o campeonato) disputados fala por si. Após ter empatado no “clássico” com o FC Porto (1-1) e ter hipotecado as suas chances práticas de conseguir a qualificação direta para a fase de grupos da Liga dos Campeões 21/22, o Benfica somou três vitórias seguidas, a última das quais na passada quarta-feira, na visita ao Vitória de Guimarães (3-1), no fecho da Liga NOS.

Onze provável: Hélton Leite – Diogo Gonçalves, Otamendi, Morato, Grimaldo – Pizzi, Taarabt, Weigl, Everton – Rafa, Seferovic

Dica de Prognóstico

Numa final onde a intensidade competitiva está sempre com níveis bastante elevados de parte a parte, a expectativa é a de um jogo muito bem disputado entre Braga e Benfica, duas equipas que deverão procurar o golo com alguma constância, mas sem deixar de lado o respeito tático uma pela outra, até pelas dificuldades que já criaram ao adversário entre si ao longo da presente época. Ainda assim, o crescimento exibicional da equipa de Jorge Jesus nas últimas semanas indicia um Benfica ligeiramente superior ao Braga, sobretudo na capacidade de criação de oportunidades de golo, até pela permeabilidade defensiva da equipa de Carlos Carvalhal. Neste sentido, perfila-se como uma aposta de valor a Vitória do Benfica, pela cotação de 2.10 oferecida pela casa de apostas Solverde.

Prognóstico
Odd
Benfica a vencer
2.10
Solverde
Resultado
Erro
Duarte Pinto
56% Sucesso
Próg. realizados
1765
Média Odds usadas
1.69
Próg. certos
983
Próg. errados
757