Menu
Bundesliga 26ª Jornada

A Betclic oferece-te um bónus de25€ grátis para este jogo!

Borussia Dortmund – Schalke 04 (Bundesliga)

A Bundesliga é a primeira das ligas europeias “top 5” a regressar à ação após a interrupção derivada da pandemia COVID-19. O “derby do Ruhr” entre Borussia Dortmund e Schalke 04, sem a cor e os sons característicos do Westfalenstadion, é o “prato forte” da jornada 26 da competição. Curiosidade para aferir o comportamento dos atletas após uma paragem tão prolongada.

Dois meses depois da derrota em Paris por duas bolas a zero que pôs fim ao seu percurso na Liga dos Campeões 2019/20, o Borussia Dortmund regressa à ação com a disputa do “derby do Ruhr”. Sem competição de há dois meses a esta parte, na sequência de sessões de treino com caraterísticas peculiares e privada do apoio da “muralha amarela”, a formação que veste de amarelo e negro esforçar-se-á por vencer o desafio para continuar na perseguição ao líder Bayern, conjunto que neste momento leva quatro pontos de vantagem.

O Dortmund – tal como o Schalke 04 ou qualquer outra equipa da Bundesliga – tem trabalhado no sentido de recuperar os índices físicos, as rotinas e as dinâmicas coletivas, sabendo de antemão que não conseguirá atuar com a mesma intensidade de há dois meses atrás. Antes da paragem, o Borussia atravessava um bom momento a nível interno, dado que tinha ganho os seus últimos quatro desafios frente a Eintracht (4-0), Werder Bremen (0-2), Freiburg (1-0) e Gladbach (1-2) – importa destacar o facto de ter sofrido apenas um golo nesta sequência.

O ambiente fervoroso que é caraterístico nas bancadas do Westfalen não se fará sentir até final da época, restando saber se tal facto terá influência no desempenho de uma equipa que ainda não perdeu um único encontro em casa na presente época. Em 18 duelos caseiros em 2019/20 (considerando todas as competições), o BVB somou 14 vitórias e quatro empates, tendo marcado 52 golos e sofrido 15. Barcelona (0-0), Bremen (2-2), Paderborn (3-3) e RB Leizpig (3-3) foram os únicos três emblemas capazes de sair de Dortmund com pontos na bagagem até então.

Axel Witsel, Zagadou, Can, Reus e Schulz falham o regresso à ação devido a lesões. Lucien Favre deverá apostar no 1x3x4x3 com o prodígio Haaland na frente. Velocidade em transição, muito jogo pelas alas à procura da referência norueguesa, reação energética à perda de bola e pressão na primeira fase de construção. Espera-se um Dortmund com a mesma identidade neste pós-Pandemia.

Onze provável: Burki, Piszczek, Hummels, Akanji, Hakimi, Guerreiro, Delaney, Brandt, Sancho, Hazard, Haaland

bundesligaDepois de uma época 2018/19 que fica na memória pelos piores motivos, os adeptos do Schalke 04 anseiam pelo regresso às provas europeias no final da atual temporada. Uma vez decorridas 25 jornadas, o conjunto “mineiro” segue no sexto posto da pauta classificativa com 37 pontos, seguido de perto por Wolfsburg (36), Freiburg (36), e Hoffenheim (35). Mais do que “olhar para cima”, dado que o 5º colocado Bayer leva já dez pontos de avanço, ao Schalke 04 importa conservar a posição que atualmente ocupa numa luta que se perspetiva muito animada até final.

Questões relativas à condição dos atletas do Schalke 04 à parte – duvidas comuns às restantes equipas da Bundesliga -, atentemos no que foi o trajeto do Schalke 04 no período pré-interrupção: a equipa de Gelsenkirchen tem rubricado um percurso de “mais a menos” e as últimas semanas não estavam a ser propriamente positivas. Antes da paragem, o Schalke 04 não vencia há seis jogos oficiais e tinha ganho apenas dois dos seus últimos dez jogos oficiais, um deles (frente ao Hertha, para a Taça), no prolongamento. Além disso, o Schalke sofreu dez golos nos últimos quatro encontros que disputou, registo preocupante e que adverte para as debilidades da equipa do ponto de vista defensivo antes de visitar uma equipa tão bem apetrechada em termos ofensivos quanto o Dortmund que poderá causar graves problemas nesse sentido.

O período de isolamento terá servido para a equipa técnica efetuar um profunda reflexão em relação a diversos aspetos relacionados com o jogo da equipa, Mesmo sem a capacidade de dar a mesma resposta do ponto de vista físico, é certo que o conjunto de Gelsenkirchen exibirá uma ou outra dinâmica, bem como afinações que se vão refletir nos diversos momentos de jogo. Num “derby” em que o factor casa pesará menos que o habitual, o Schalke 04 quer tirar partido e somar três pontos.

Onze provável: Schubert, Kenny, Todibo, Nastasic, Oczipka, McKennie, Serdar, Caligiuri, Harit, Raman, Burgstaller

Neste regresso, optamos por evitar mercados 1×2, pelo menos para já. Espera-se um encontro equilibrado, com o perigo a rondar ambas as balizas, pelo que apontamos a um “over” de cantos.

Prognóstico Odd Casa Erro
Acima de 8.5 Cantos 1.50 Betclic
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

schalke04
Schalke 04
  • País: Alemanha
  • Estádio: Veltins Arena
  • Cidade: Gelsenkirchen
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 2945
  • Média Odds usadas 1.7
  • Próg. certos 1641
  • Próg. errados 1212
comments powered by Disqus

Últimos jogos