Prognóstico
Odd
Ambas Equipas Marcam
1.68
Betclic
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3297
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1853
Próg. errados
1345

Besiktas – Rio Ave (Liga Europa)

O Rio Ave viaja até Istambul na terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Europa, segunda prova de clubes mais importante do continente europeu. A equipa vilacondense vai ter pela frente a formação do Besiktas, adversário que entra na eliminatória (disputada a um só jogo) com estatuto de favorito mas que não dispõe do poder de outrora.

Análise Besiktas

“Cliente” habitual na fase de grupos da Liga dos Campeões há uns anos atrás, o Besiktas – à imagem do que aconteceu com a generalidade dos principais emblemas turcos – não dispõe da capacidade de investimento de outrora e tenta agora entrar na fase final da Liga Europa, competição que disputou na temporada 2019/20 sem ir além da fase de grupos, tendo somado apenas três pontos. Esta época, o terceiro colocado da última edição do campeonato turco até teve a oportunidade de discutir o acesso à “liga milionária”, mas uma derrota por três bolas a uma frente ao PAOK em Salónica, na segunda pré-eliminatória, “atirou” a equipa Otomana para esta Liga Europa, preparando-se agora para disputar o primeiro desafio nesta etapa preliminar. Após o desaire às mãos da equipa grega, o Besiktas disputou as duas primeiras jornadas do seu campeonato doméstico, tendo levado a melhor na visita ao Trabzonspor (1-3) e empatado a um golo na receção ao Antalyaspor (1-1). O Besiktas está, por isso, num momento em tudo idêntico ao do Rio Ave no que à questão do ritmo competitivo diz respeito.

Sergei Yalcin, técnico de 48 anos, transita da última época e tem sob sua alçada alguns nomes bem conhecidos do público português: Souza, ex-jogador do Porto, Bernard Mensah, ganês que brilhou em Guimarães, e ainda o avançado Tyler Boyd, avançado norte-americano que além do vimaranenses representou também o Tondela. De resto, como é apanágio nas equipas turcas (atualmente menos que noutros tempos), as “águias negras” têm nas suas fileiras jogadores experientes que se destacaram em alguns dos principais campeonatos europeus ou ao serviço das suas seleções como o defesa croata Domagoj Vida, o holandês Jeremain Lens ou o sérvio Adem Ljajic, este último com 28 anos mas já sem o fulgor de outrora. Cyle Larin, veloz jogador canadiano de 25 anos, deverá ser a principal ameaça à defesa do Rio Ave neste desafio.

Com golos sofridos nos três encontros disputados até então, este Besiktas apresenta algumas debilidades do ponto de vista defensivo passíveis de exploração por parte do Rio Ave, claudicando sobretudo no momento de transição defensiva.

Onze provável: Destanoglu, Welinton, Vida, N’Sakala, Hutchinson, Uysal, Mensah, Tokoz, Hasic, Larin, Boyd

Análise Rio Ave

Liga EuropaAs odds favorecem o Besiktas, mas o Rio Ave viaja até Istambul com a convicção de que pode seguir em frente e tem toda a legitimidade para acalentar essa ambição. A uma só mão, as probabilidades do “outsider” aumentam, importando ainda sublinhar que a formação que veste de verde e branco não terá que lidar com o ambiente infernal que habitualmente carateriza a generalidade dos estádios turcos.

Antes desta visita a Istambul, o Rio Ave iniciou a sua caminhada europeia com uma vitória por duas bolas a zero em solo bósnio frente ao Borac Banja Luka com dois golos “ao cair do pano”. A vitória premiou aquela que foi, indiscutivelmente, a melhor equipa em campo, perspetivando-se uma tarefa mais exigente neste embate com o Besiktas. Antes da viagem para território Otomano e apenas quatro dias após a viagem à Bósnia, o Rio Ave foi a Tondela empatar a uma bola num encontro em que foi bastante superior ao adversário no segundo tempo e só o guardião local impediu que os três pontos rumassem aos Arcos.

A balança pede para o lado do Besiktas em termos de qualidade individual e sobretudo em quantidade de opções de qualidade. Mário Silva chegou recentemente ao clube e estará a aproveitar o que de melhor Carlos Carvalhal deixou e, em termos de processo coletivo, as equipas estão num pedestal idêntico.

Gelson Dala é a principal baixa na equipa do Rio Ave para esta visita à Turquia.

Onze provável: Kieszek, Ivo Pinto, Borevkovic, Aderllan, Matheus, Jambor, Tarantini, Francisco Geraldes, Piazón, Mané, Bruno Moreira

Dica de Prognóstico

O facto de se disputar a um só jogo altera por completo as abordagens de Besiktas e Rio Ave a esta eliminatória. Turcos e portugueses procurarão chegar-se à frente e embora o favoritismo esteja do lado da equipa Otomana, os vilacondenses têm capacidade suficiente para aproveitar as debilidades defensivas dos donos da casa e discutir o acesso ao “play-off”.

Prognóstico
Odd
Ambas Equipas Marcam
1.68
Betclic
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3297
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1853
Próg. errados
1345