Barcelona – Juventus (Liga dos Campeões)
Num dos jogos de maior cartaz da 6.ª e última ronda da fase de grupos da Liga dos Campeões, a equipa do Barcelona irá fazer as honras da receção à equipa da Juventus, na próxima terça-feira, ao início da noite, num jogo marcado para Camp Nou, em Barcelona, na Catalunha, pelo Grupo G. A equipa comandada por Ronald Koeman tem feito um excelente trajeto na prova milionária da UEFA, em contraciclo com uma caminhada horrível no campeonato espanhol, que deixa os “culés” a uma distância já considerável da liderança da classificação. A tentar reagir à derrota com o Cadiz no fim-de-semana, Messi e companhia terão pela frente o conjunto de Cristiano Ronaldo, que tem tido alguma dificuldade para corresponder às expectativas sobre a batuta técnica de Andrea Pirlo. Em jogo estará a discussão do 1.º lugar, já que as duas equipas já estão matematicamente apurada para os oitavos-de-final.
Análise Barcelona
A equipa do Barcelona chega a esta última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões com o melhor registo de todas as equipas nesta primeira etapa, como demonstra o facto de somar 15 pontos em 15 possíveis, com pleno de vitórias nas cinco jornadas já realizadas, onde os “culés” marcaram um total de 16 golos e sofreram em apenas duas ocasiões. A liderar a tabela classificativa do Grupo G com vantagem de três pontos para a Juventus, a equipa de Ronald Koeman precisará apenas de um ponto (podendo até perder por 0-1 ou 1-2) para permanecer no 1.º lugar no final das contas.
Depois da vitória, por 3-0, na visita ao terreno do Ferencváros, na última semana, a equipa do Barcelona voltou a desiludir os seus adeptos, apesar da ausência destes das bancadas dos jogos da Liga Espanhola, no passado fim-de-semana. Em visita ao recém-promovido Cadiz, a equipa de Koeman nunca esteve em vantagem e acabou mesmo derrotada, por 1-2, voltando a tropeçar no campeonato apenas dois jogos depois do desaire frente ao Atlético Madrid (0-1), para quem já dista 12 pontos de diferença para a liderança.
Onze provável: Ter Stegen – Dest, Araujo, Lenglet, Alba – Pjanic, De Jong – Pedri, Messi, Coutinho – Griezmann
Análise Juventus
A equipa da Juventus tem feito uma boa campanha nesta fase de grupos da Liga dos Campeões, com uma forte ajuda do parco nível competitivo demonstrado pelas equipas do Ferencváros e do Dínamo Kiev. Em cinco partidas, os pupilos do treinador Andrea Pirlo somaram um total de 12 pontos, pelo que ocupam o 2.º lugar da tabela classificativa do Grupo G, com o apuramento para os “oitavos” já assegurado matematicamente. Em cinco jogos, a ‘Vecchia Signora’ somou um total de quatro vitórias, zero empates e uma derrota, com 11 golos marcados e quatro golos sofridos.
A verdade é que a Juventus, em toda a época 2020/21, ainda só perdeu uma vez, precisamente no confronto da primeira volta desta fase de grupos, na receção ao Barcelona (1-2), onde o português Cristiano Ronaldo não pôde marcar presença. Apesar disso, a equipa de Turim não tem convencido em absoluto na Serie A, onde conseguiu ganhar com uma reviravolta incrível no último sábado, no “derby” da cidade contra o Torino (2-1). Esse foi, de resto, o oitavo jogo seguido sem perder da Juventus, que, nesse período, totalizou seis vitórias e dois empates.
Onze provável: Szczesny – Cuadrado, De Ligt, Bonucci, Sandro – Kulusevski, Rabiot, Bentancur, Chiesa – Morata, Ronaldo
Dica de Prognóstico
A equipa da Juventus vai entrar em campo obrigada a marcar dois golos e a ganhar para poder chegar à liderança do grupo e escapar a um sorteio teoricamente mais desfavorável nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, enquanto que o Barcelona precisará apenas de um ponto para confirmar a liderança que ocupa de momento no Grupo G. Certo é que as duas equipas deverão procurar ganhar, até porque a formação de Messi e companhia tem estado a léguas dos seus objetivos a nível interno e vai a jogo na sequência de mais uma derrota escandalosa em La Liga. Apesar de não estar tão mal na Serie A, a Juventus também tem ficado longe do convencer em contexto doméstico, pelo que esta será uma bela oportunidade para provar que a equipa está próxima de um nível competitivo que se exige para poder sonhar na Liga dos Campeões. Numa partida que se prevê altamente disputada de parte a parte, com imensa qualidade ofensiva dos dois lados (com Messi e Ronaldo em claro plano de destaque), a melhor opção recairá sob o mercado de ambas as equipas marcam, cotado com odds de 1.49 na casa de apostas Bet.pt.