Prognóstico
Odd
Mais de 1.5 Golos
1.40
Betclic
Resultado
Erro
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3319
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1868
Próg. errados
1350

Athletic Club – Real Sociedad (La Liga)

Em solo espanhol, o último dia do ano fica marcado (do ponto de vista futebolístico) pela realização do embate entre Athletic Club e Real Sociedad, emblemas bascos que acalentam entre si uma das maiores rivalidades do país. O encontro realizar-se-á no San Mamés, com pontapé de saída agendado para as 13 horas portuguesas.

Análise Athletic Club

O 11º lugar que o Athletic Club ocupa ao cabo de 15 jornadas é elucidativo quanto à irregularidade que tem marcado o percurso da equipa basca. Nos desafios disputados até então, o Athletic venceu cinco, empatou três e perdeu sete, marcando tantos golos quanto os que sofreu até então: 18. Até então, os “leones” de San Mamés ainda não foram capazes de conquistar dois triunfos consecutivos nesta temporada 2020/21: até ver, o melhor que conseguiram foram dois jogos consecutivos sem perder e por duas vezes, primeiro nos duelos com Bétis (4-0) e Getafe (1-1) e, nos dois mais recentes desafios, com uma vitória frente ao Huesca (2-0) e uma divisão de pontos no La Cerámica, em VIllarreal (1-1). O Athletic prepara-se agora para regressar à ação depois de nove dias de recuperação/preparação e é justo reconhecer que o Athletic esteve bem na visita ao Villarreal, uma das boas equipas do campeonato, tanto que esteve a vencer durante e, mesmo depois de sofrer o empate, fez com que o perigo rondasse a baliza adversária constantemente.

Os 18 golos apontados não correspondem a um grande registo e o Athletic teve vários problemas a esse nível nas primeiras jornadas (fez apenas dois golos nas primeiras quatro rondas), mas o processo ofensivo da equipa parece estar agora mudado para melhor, tanto que fez golos nos últimos quatro encontros oficiais. Ainda assim, até à data, só na goleada a Bétis (4-0) é que Iñaki, Muniain, Villalibre e companha conseguiram fazer mais que dois golos num só desafio.

Face à ausência de adeptos, no San Mamés, um dos palcos míticos do futebol espanhol, não se tem ouvido o habitual “rugido”, mas o Athletic apresenta um registo positivo a atuar em casa: em seis jogos oficiais, venceu quatro e perdeu dois.

Nolaskoain é a única baixa no conjunto local.

Onze provável: Unai Simón, Capa, Álvarez, Martínez, Berchiche, Vesga, Vencedor, Muniain, Marcos, Berenguer, Iñaki

Análise Real Sociedad

A Real Sociedad segue no quarto lugar da tabela com 26 pontos conquistados em 16 jogos (os três conjuntos que estão à sua frente têm todos menos encontros disputados), mas a verdade é que não está a atravessar um bom momento. Apesar de ter iniciado a atual campanha a vencer (e convencer), de momento, a Real vive um atravessa um período de menor fulgor, dado que não vence há nove encontros oficiais (incluindo jogos da Liga Europa). Após seis empates consecutivos, a Real perdeu os últimos encontros oficiais frente a Barcelona (2-1), Levante (2-1) e Atlético de Madrid (0-2). No entanto, as prestações recentes menos entusiasmantes têm uma atenuante: o facto de Imanol Alguacil não ter podido contar com alguns jogadores importantes que se viram a contas com lesões. Oyarzabal, Elustondo, David Silva e Willian José deverão regressar às opções aqui, ao passo que Januzaj e Sangalli continuam lesionados.

As coisas não têm corrido de feição à Real, mas a quebra recente não apaga nem menoriza aquilo que têm sido as prestações de uma equipa muito bem trabalhada e sagaz no momento ofensivo, dotada de bons jogadores. Um “derby” é sempre um encontro especial e uma vitória poderá ser o tónico ideal para que os homens de San Sebastián iniciem o novo ano civil a todo o gás.

Onze provável: Remiro, Gorosabel, Elustondo, Normand, Monreal, Zubimendi, Merino, David Silva, Portu, Oyarzabal, Willian José

Dica de Prognóstico

Encontro de tripla em San Mamés, tal como as próprias cotações indicam. Assim, apontamos a um mercado de golos num encontro e à possibilidade de termos pelo menos dois tentos.

Prognóstico
Odd
Mais de 1.5 Golos
1.40
Betclic
Resultado
Erro
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3319
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1868
Próg. errados
1350