Prognóstico
Odd
Athletic Para Marcar
1.45
Betclic
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3310
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1863
Próg. errados
1348

Athletic Club – Barcelona (La Liga)

Em semana marcada pela realização de vários encontros relativos à Copa do Rei, Athletic Clube e Barcelona defrontam-se para a La Liga. San Mamés acolhe um encontro que está em atraso desde a segunda jornada do escalão máximo do futebol espanhol, o primeiro de Marcelino García Toral ao serviço dos “leones”.

Análise Athletic

A irregularidade exibida pelo Athletic Club ao longo da atual temporada culminou com o despedimento de Gaizka Garitano, técnico que cessou funções após a vitória frente ao Elche (1-0), naquele que foi o primeiro encontro no novo ano civil. Uma vez comunicada a saída de Garitano, a direção do clube basco prontificou-se a anunciar a chegada de Marcelino García Toral, técnico que assinou um pré-acordo para contrato válido até 30 de junho de 2022. Aos 55 anos, García Toral estava sem clube desde setembro de 2019, altura em que abandonou o Valência, decisão que não caiu nada bem junto de jogadores e massa adepta dos “Ché”. García Toral e restante equipa técnica orientaram o primeiro treino na segunda-feira (dia 4) e, como tal, o Athletic vai encarar este encontro com o Barcelona com pouco tempo de trabalho sob a nova chefia. O conjunto “Culé” está longe de ser o adversário mais “simpático” para esta estreia, mas os adeptos do Athletic acreditam que a equipa, motivada pela mudança, possa dar uma resposta positiva aqui.

A chegada de García Toral dita o início de um novo ciclo e entusiasma a fervorosa massa adepta dos “Leones”. Os bons trabalhos levados a cabo nos “vizinhos” Villarreal e Valência elevam a expectativa para o que aí vem e tudo nos leva a crer que esta equipa melhore sobretudo do ponto de vista ofensivo. Ainda sem qualquer amostra em termos de jogos, a imprensa espanhola avança que a primeira grande mudança deverá passar pela adoção de um 1x4x4x2, sistema habitualmente privilegiado por Marcelino.

Neste momento, o histórico “vale o que vale”. Nos últimos cinco jogos oficiais, o Athletic averbou duas derrotas, uma frente ao Real Madrid (3-1), outra diante da rival Real Sociedad (0-1). A visita ao Villarreal terminou empatada a uma bola e, nos outros dois desafios, o Athletic bateu Huesca (2-0) e Elche (1-0), emblemas que tentam fugir à despromoção.

Nolaskoian, Alvárez e Unai López são baixas, todos a contas com lesões.

Onze provável: Unain Simón, Capa, Núñez, Martínez, Berchiche, Vesga, Dani García, Muniain, Berenguer, Iñaki, Villalibre

Análise Barcelona

O Barcelona leva 28 pontos conquistados em 16 jornadas e tem aqui uma oportunidade para “assaltar o pódio”. Em caso de vitória, a formação “Blaugrana” assumirá o terceiro lugar da pauta classificativa com 31 pontos em 17 jogos, mais um que a Real Sociedad, que por esta altura leva já 18 encontros disputados. Por outro lado, a diferença para os dois primeiros colocados continuará a ser significativa, com menos cinco pontos que o segundo colocado Real Madrid e menos sete que o líder Atlético que, ainda por cima, tem menos dois desafios disputados. A conjuntura classificativa é delicada para o Barcelona, restando ao grupo comandado por Ronald Koeman pensar jogo a jogo. Depois de ter desiludido no último encontro de 2020 ao empatar a uma bola na receção ao Eibar, o Barça iniciou 2021 com um triunfo diante do Huesca (0-1). Em jogo de sentido único, a equipa catalã sentiu muitas dificuldades no momento da finalização e encontrou no guardião Álvaro Fernández uma barreira (quase) intransponível. Embora o criativo Sérgio Gómez tenha beneficiado de uma soberana ocasião para marcar já na segunda parte, essa terá sido a única ocasião em que o Huesca realmente ameaçou o Barça, conjunto que levou a melhor com um golo da autoria de Frenkie de Jong.

O Barça não perde há seis jogos no campeonato espanhol, mas perdeu pontos nas receções a Valência (2-2) e Eibar (1-1). Longe de estar a produzir um futebol condizente com o valor reconhecido a esta equipa e com os objetivos delineados para a atual temporada, o Barça terá um desafio bem mais exigente no San Mamés que na mais recente visita a Huesca. A sua defesa será bem mais testada que no último desafio e, ofensivamente, a equipa não poderá ser tão perdulária. A expectativa é a de que Griezmann volte ao onze neste encontro, partilhando o ataque com Dembélé, francês que esteve a bom nível sobretudo na primeira parte do encontro com Huesca, e Messi, regressado à ação que não esteve “nos seus” dias no último compromisso.

Gerard Piqué, Sergi Roberto, Coutinho e Ansu Fati continuam de fora no Barcelona.

Onze provável: ter Stegen, Dest, Araujo, Lenglet, Alba, Pjanic, de Jong, Pedri, Messi, Dembélé, Griezmann

Dica de Prognóstico

O Athletic inicia um novo ciclo sob as ordens de García Toral, técnico muito bem cotado na realidade espanhola. A mudança de treinador constitui um estímulo extra para o conjunto basco que de tudo fará para conquistar um resultado positivo aqui. O Barcelona é naturalmente favorito, mas as exibições recentes não têm sido propriamente entusiasmantes e as debilidades defensivas continuam a ser uma evidência. Assim, a possibilidade de a equipa local chegar ao golo parece-nos um cenário a explorar.

Prognóstico
Odd
Athletic Para Marcar
1.45
Betclic
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3310
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1863
Próg. errados
1348