Sem que tivesse sido necessário qualquer jogo 7, os quatro encontros das meias-finais de Conferência da NBA terminaram sem surpresas, com os favoritos a garantir a sua continuidade em prova. Indiana Pacers e San Antonio Spurs jogarão as finais com vantagem, por terem vencido as respetivas temporadas regulares, enquanto Miami Heat e Oklahoma City Thunder tentarão bater as probabilidades e retornar à final da competição. Percorremos o trajeto de cada uma das quatro equipas que irão disputar o apuramento para esse momento decisivo.

Comecemos pelos campeões em título. Os Miami Heat não sentiram a mínima dificuldade para ultrapassar os Brooklyn Nets, tendo apenas perdido uma partida das cinco disputadas. Tendo em atenção que na equipa de Miami a dependência de LeBron James vai tornando-se, a cada momento, maior, não foi ainda possível aos Nets combater o seu predomínio. Com uma equipa envelhecida, o Brooklyn tornou-se numa presa fácil para uma equipa que parece ter todas as condições para poder repetir o título, ainda que tenha entrado a perder na final de Conferência.

Tim Duncan

Velhos são os trapos

Para os Indiana Pacers, o objetivo passará por segurar a sua vantagem caseira nesta final de Conferência. Depois de ultrapassar os Washington Wizards por 4-2, a verdade é que para os Pacers esta tem sido uma fase de altos e baixos e bastante atribulação. No entanto, no primeiro encontro da final, a equipa de Indiana demonstrou, uma vez mais, que tem talento e qualidade para poder aspirar ao título. Seria algo de impressionante, sem dúvida, depois das dificuldades sentidas frente aos Atlanta Hawks e em algumas partidas frente aos Wizards, mas tudo poderá mudar agora, quando a proximidade de um título parece efetiva.

Na Conferência Oeste, os San Antonio Spurs passearam domínio frente aos Portland Trail Blazers, acabando por derrotar uma das sensações desta temporada por 4-1, sem dar o mínimo espaço para chegar perto de uma nova surpresa. A superioridade tática e a nível de experiência da parte do conjunto de Gregg Popovich foi por demais evidente, deixando pelo caminho os Trail Blazers, depois de terem sentido maiores dificuldades quando enfrentaram os Dallas Mavericks. A lesão sofrida por Tony Parker poderá ser a pior herança que os Spurs levam desta eliminatória.

Por outro lado, os Oklahoma City Thunder ainda sentiram a pressão da parte dos Los Angeles Clippers, acabando, também, por vencer por 4-2, perdendo, no entanto, Serge Ibaka. Sem o espanhol, a vida dos Thunder será bastante mais complicada daqui para a frente, já que dos quatro conjuntos presentes nas finais de Conferência, talvez sejam os Thunder quem surgem com exibições mais periclitantes e bastante suscetíveis de serem ultrapassados por adversários que tenham a capacidade de diminuir as ameaças dos dois atletas que produzem a grande maioria dos pontos da equipa.

As partidas das finais de Conferência já começaram e, a partir daqui, não há espaço para dúvidas ou hesitações. Os vencedores sonham com o título da NBA e um anel (para iniciar ou somar às suas coleções), enquanto os derrotados assistem à diminuição do campo de esperanças de alcançar um lugar na história.

Boas Apostas!