Prognóstico
Odd
Ambas Equipas Marcam
1.40
Betclic
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3445
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1953
Próg. errados
1398

AS Roma – Ajax (Liga Europa)

A Roma de Paulo Fonseca tem “um pé” nas meias finais da Liga Europa 2020/21. O triunfo por duas bolas a uma em Amesterdão, diante do Ajax, deixa a equipa transalpina em ótima posição para assegurar o apuramento.

Análise AS Roma

A visita a Amesterdão nem começou de feição para a Roma, uma vez que a formação da capital italiana viu o Ajax passar para a frente o marcador por intermédio de Davy Klaassen, ao minuto 39. A situação poderia ter ficado ainda mais complicada quando o árbitro Sergei Karasev assinalou uma grande penalidade favorável aos “Godenzonen”, mas Pau López negou o golo a Dusan Tadic e foi aí que a “sorte” dos romanos começou a mudar. Volvidos quatro minutos, Lorenzo Pellegrini apontou um importante tento que igualou o encontro e, já bem perto do fim, Roger Ibañez fez o 1-2 e consumou a reviravolta na Johan Cruyff Arena. Sem deslumbrar, a Roma voltou a ser muito pragmática e eficaz na hora de atacar a baliza contrária, chegando em vantagem a esta segunda mão.

A vantagem na eliminatória, ainda mais com dois golos marcados fora de portas, deixa a Roma em ótima posição, mas a eliminatória está longe de se encontrar sentenciada e os pupilos de Paulo Fonseca sabem disso, dado que o Ajax tem capacidade para fazer dois golos nesta visita a Amesterdão e reentrar na discussão da eliminatória. Ciente disso, a Roma não se “encostará” à vantagem da primeira mão, procurará o golo e sobretudo premir pelo mesmo pragmatismo que evidenciou na Holanda.

No domingo (11), a Roma recebeu e venceu o Bologna por uma bola a zero, cortesia de um golo de Borja Mayoral ao minuto 44. Lorenzo Pellegrini só foi lançado no encontro a cerca de um quarto de hora do fim, Mkhitaryan e Veretout entraram a 20 minutos do fim e Edin Dzeko nem saiu do banco de suplentes, perspetivando-se que pelo menos Veretout, Pellegrini e Dzeko voltem ao onze neste desafio. Paulo Fonseca não relativiza o envolvimento nesta competirão e acredita que pode chegar à decisão. De resto, os romanos venceram oito dos seus últimos nove jogos na Liga Europa e marcaram dois golos em cada um deles, registo que pretendem prolongar neste desafio.

Kumbulla, Zaniolo (lesionados) e Bruno Peres (suspenso) não vão a jogo.

Onze provável: Pau López, Mancini, Cristante, Karsdorp, Calafiori, Diawara, Veretout, Pellegrini, Pedero, Dzeko

Análise Ajax

Liga EuropaDar o Ajax por eliminado é um erro ao qual a Roma não se pode prestar. Os “Godenzonen” estão em desvantagem e têm uma missão exigente nesta visita ao Olímpico da capital italiana, mas não “atiram a toalha ao chão” e do ponto de vista estratégico serão iguais a si mesmo, perspetivando-se que procurem chegar ao golo desde o primeiro instante. O Ajax é uma equipa ofensiva por definição, precisa de marcar e procurará acercar-se da baliza presumivelmente à guarda de Pau López desde os primeiros instantes. Os comandados de Erik ten Hag estão obrigados a fazer dois golos e a realidade é que “poder de fogo” e qualidade no último terço (tanto em termos coletivos quanto individuais) é coisa que não falta a uma equipa que fez golos em todos os jogos que disputou até então nesta no civil de 2021 e que não fica “em branco” desde o desaire por uma bola a zero às mãos da Atalanta, a 9 de dezembro, na despedida à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Tal como a Roma, o Ajax também entrou em campo no domingo (11) e cumpriu com a sua obrigação, ao vencer o RKC Waalwijk por uma bola zero, golo apontado por Sébastien Haller, avançado que não está inscrito nesta Liga Europa. Erik ten Hag não promoveu alterações de maior ordem na equipa, embora o Ajax lidere a Eredivisie com 11 pontos de avanço em relação a PSV Eindhoven e AZ Alkmaar e ainda menos um encontro disputados.

Para além do não inscrito Haller, Onana (suspenso devido a um controlo anti-doping positivo), Stekelenburg, Blind, Mazraoui e Onana (lesinados) falham o encontro. Kjell Scherpen cometeu um erro clamoroso na primeira mão do embate com a Roma, mas as ausências de Onana e Stekelenbug obrigam a que continue a ser o titular na baliza do Ajax. Os holandeses não perdem há 14 jogos oficiais na condição de visitantes, mas neste desafio, só a vitória serve as suas pretensões.

Onze provável: Scherpen, Rensch, Timber, Martínez, Tagliafico, Álvarez, Gravenberch, Klaassen, Antony, Neres, Tadic

Dica de Prognóstico

A posição da Roma é confortável, mas a eliminatória não está sentenciada e o Ajax tem capacidade mais que suficiente para reentrar na discussão. Os holandeses precisam de marcar, a Roma não se pode “encostar” à vantagem trazida de Amesterdão e a probabilidade de ambas as equipas marcarem parece-nos interessante.

Prognóstico
Odd
Ambas Equipas Marcam
1.40
Betclic
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
58% Sucesso
Próg. realizados
3445
Média Odds usadas
1.68
Próg. certos
1953
Próg. errados
1398