Encerrada a fase de grupos da Liga dos Campeões, edição 2016/17, estão encontradas as dezasseis melhores equipas da Europa, que irão agora lutar pelo título de campeão europeu. Não houve surpresas na classificação, ainda que muitas equipas que esperariam terminar em primeiro lugar do grupo acabaram por ficar em segundo. Isso lançará algumas incertezas, potenciando grandes encontros já nos oitavos-de-final.

Os vencedores de grupo

arda-turan-barcelona

Arda Turan realizou um hattrick na última jornada

Esta temporada não houve vencedores de grupos só com vitórias, sendo que as duas equipas que somaram mais pontos, FC Barcelona e Atlético de Madrid, perderam ambas uma partida frente ao segundo classificado do seu grupo. Qualificações para Leicester City e Juventus, em grupos onde cedo se percebeu que ficariam no primeiro lugar, enquanto noutros grupos se lutou pelo primeiro lugar até bem perto do final.

Dois grupos se destacaram neste capítulo. No Grupo A, o Arsenal acabou por beneficiar de um surpreendente empate do seu rival na derradeira jornada, depois de, nos dois jogos em que se encontraram, ninguém ter mostrado ser superior. A equipa inglesa ficaria em segundo lugar pela diferença de golos, mas acaba por ganhar o bilhete para ser cabeça-de-série. No Grupo F, talvez a grande surpresa, ver o Borussia Dortmund chegar na frente na derradeira jornada e conseguir um empate a poucos minutos do fim, confirmando a sua passagem na frente.

Em grupos onde a luta pelo apuramento foi mais complexa, o AS Monaco superiorizou-se como a equipa mais forte do Grupo E, enquanto o Napoli decidiu na derradeira jornada, no Estádio da Luz, que também passaria como primeiro do Grupo B.

Os “cabeças-de-série” que ficaram em segundo

andre-silva-fc-porto

André Silva regressou aos golos

Há muito peixe graúdo pronto a castigar as equipas que terminaram na frente do seu grupo já nos oitavos-de-final. O campeão europeu em título, Real Madrid, destaca-se, num pote onde estarão os fortíssimos Bayern de Munique, Manchester City e Paris Saint-Germain, com este a desperdiçar a passagem no último jogo e frente a um adversário reconhecidamente mais frágil.

As duas equipas portuguesas que passaram a esta fase também estarão neste segundo pote, com o FC Porto a golear na última jornada, para impedir a queda na Liga Europa, e o Benfica a ser o conjunto que consegue passar os oitavos-de-final com menos pontos somados. Os equilíbrio dos seus grupos assim permitiu.

Bayer Leverkusen e Sevilla poderão passar por ser as equipas com menor currículo que passam como segundos classificados, e se os alemães estão num ano mais fraco do que o habitual, poderão apresentar como carta de apresentação terem deixado o Tottenham pelo caminho. Já o Sevilla, com Jorge Sampaoli, não será um adversário fácil para ninguém.

Liga Europa sem grandes concorrentes

O Tottenham será mesmo a equipa de perfil mais alto que sai da Liga dos Campeões para a Liga Europa, e tendo em conta que as equipas inglesas raramente têm grande sucesso na prova, parece pouco provável que um destes conjuntos consiga brilhar nessa competição.

Besiktas e Borussia Monchengladbach serão dois adversários incómodos, enquanto Ludogorets, Copenhaga, Lyon, Legia de Varsóvia e Rostov não prometem grandes dificuldades.

O Sporting falhou o apuramento para esta prova depois de ter somado mais uma derrota na Liga dos Campeões, fechando a sua participação com apenas três pontos. Se os dois adversários que lideraram o grupo eram demasiado fortes, a derrota na Polónia frente ao Legia ficará como uma oportunidade perdida para a equipa de Jorge Jesus.

Boas Apostas!