A Liga Europa inicia a 1ª mão dos seus oitavos-de-final no dia 12 de Março, sendo o 1º jogo desta competição entre o Zenit e o Torino. Quanto aos dezasseis avos-de-final, destacam-se algumas surpresas, que garantiram o apuramento a esta fase, sendo estas o Torino, que tem dado que falar tanto nesta competição europeia, como no campeonato nacional, o Everton, que apesar do mau momento na Premier League, conseguiu dois resultados impressionantes, e ainda a Fiorentina, que conseguiu pôr o Tottenham fora da corrida para os oitavos-de-final.

Fiorentina – AS Roma

A Itália é o País que conta com mais equipas presentes nesta Liga Europa, sendo estas o Torino, Fiorentina, AS Roma e Nápoles. Um dos jogos mais esperados destes oitavos-de-final, é entre dois dos grandes conjuntos italianos, sendo a Fiorentina, que recebe a AS Roma no Estádio Artemio Franchi. A Fiorentina, de Vincenzo Montella, não é derrotada já há 12 jogos em todas as competições de que faz parte, tendo já eliminado a AS Roma da corrida pela Taça de Itália, e derrotado por 0-1 o Inter de Milão na 25ª jornada. A Fiorentina chegou a esta fase ao conseguir afastar o poderoso Tottenham, tendo empatado na 1ª mão, em Inglaterra, por 1-1, e vencido na 2ª mão, em casa, por 2-0. Já a AS Roma não tem conseguido manter o ímpeto que demonstrou no início da temporada, tendo vindo a perder terreno em relação à líder, Juventus, e tendo o Nápoles a aproximar-se cada vez mais. Este vai ser uma grande disputa entre duas equipas italianas que não desistirão da vitória por nada. A AS Roma conseguiu chegar a estes oitavos-de-final ao ter conseguido derrotar o Feyenoord, tendo empatado por 1-1 na 1ª mão, em casa, e vencido na 2ª mão, na Holanda, por 1-2.

Wolfsburg – Inter de Milão

Fredy Guarin garante a passagem aos oitavos-de-final

Fredy Guarin marcou o golo que garantiu o apuramento a estes oitavos-de-final

O Wolfsburg é considerado um potencial vencedor desta competição, sendo a equipa que tem mantido a melhor performance na Bundesliga, apesar de ser 2º classificado neste campeonato alemão, e contando com 8 pontos de desvantagem do Bayern de Munique, os Lobos não provam o sabor da derrota já há 17 jogos, em todas as competições de que fazem parte. Para estes oitavos-de-final, o Wolfsburg encontrará o Inter de Milão, outrora um dos grandes clubes italianos, contudo, esta temporada, os homens de Milão têm deixado muito a desejar, e com esta potência alemã pela frente, tudo indica que os italianos serão postos fora da corrida pela próxima fase. Os Lobos chegaram a esta fase após vencerem a 1ª mão por 2-0, na recepção ao Sporting, e na 2ª mão, chegou-lhes o empate por 0-0, no Estádio de Alvalade. Apesar do fraco desempenho no campeonato nacional, o Inter de Milão chegou aqui ao se superiorizar ao Celtic, nos dezasseis avos-de-final, tendo empatado por 3-3 na Escócia, na 1ª mão, e vencido em Itália, no seu território, por 1-0.

Villarreal – Sevilla

O sorteio destes oitavos-de-final colocou frente a frente dois conjuntos espanhóis, o que promete vir a ser um encontro emocionante entre duas equipas bastante equilibradas. O Villarreal recebe em casa a 1ª mão destes oitavos-de-final, tendo a pressão de conseguir um resultado favorável que lhes facilite a 2ª mão. Este Submarino chegou a esta fase ao se conseguir impor, em ambas mãos, ao Red Bull Salzburg, tendo vencido por 2-1 na 1ª mão, e por 1-3 na 2ª, um excelente desempenho fruto de um grande trabalho deste conjunto aos comandos do técnico Marcelino Toral. Já o Sevilla conseguiu, também, vencer em ambas mãos, embora tenha tido pela frente um adversário bem à sua altura, sendo este o Borussia M’Gladbach. Este conjunto orientado por Unai Emery venceu em casa, na 1ª mão por 1-0, e por 2-3 na 2ª mão, disputada na Alemanha.

Zenit – Torino

O Torino continua a surpreender ao tirar o Athletic Bilbao do seu caminho

O Torino continua a surpreender ao tirar o Athletic Bilbao do seu caminho

A 1ª mão dos oitavos-de-final irá tomar lugar no Estádio Petrovsky, na Rússia, onde o líder do campeonato russo receberá o Torino. Depois de não conseguir melhor que um 3º lugar no Grupo C da Liga dos Campeões, o Zenit chegou a estes dezasseis-avos-de-final com fome de vitórias,  tendo derrotado em terreno hostil, na 1ª mão, o PSV por 0-1, e na 2ª mão por 3-0, em casa. Já o Torino tem vindo a surpreender bastante tanto no campeonato nacional como na Serie A, onde já conseguiu levar a melhor frente a conjuntos como o Inter de Milão, Sampdoria e Nápoles, tendo ainda chegado a estes oitavos-de-final ao tirar o Athletic Bilbao do seu caminho, empatando na 1ª mão por 2-2, no seu reduto, e ao vencer na 2ª mão, por 2-3 em terreno Espanhol. Contudo, este conjunto italiano agora terá pela frente um gigante do campeonato russo que entrará com tudo neste jogo.

Dnipro – Ajax

O Dnipro será o conjunto que fará as honras e receberá o Ajax num jogo a contar para a 1ª mão dos oitavos-de-final, tendo aqui uma oportunidade de garantir um resultado que lhes seja favorável para a 2ª mão. Este conjunto ucraniano chegou a esta fase ao tirar o Olympiakos fora da corrida, tendo vencido na 1ª mão no seu reduto por 2-0, e empatado por 2-2, na 2ª mão, no reduto deste conjunto holandês. O Ajax chegou aos dezasseis-avos-de-final ao não ter conseguido melhor que um 3º lugar no Grupo F da Liga dos Campeões, tendo vencido o Legia de Varsóvia em ambas mãos, sendo que na 1ª mão venceu em casa por 1-0, já na 2ª mão, conseguiu levar a melhor em terreno hostil por 0-3. Este será um jogo bem disputado entre dois conjuntos que nutrem de uma boa qualidade no seu plantel, sendo que ambos também se encontram bem classificados no respectivo campeonato nacional, sendo o Dnipro 3º classificado na Premier League ucraniana, e o Ajax 2º classificado na Eredivisie.

Club Brugge – Besiktas

O Club Brugge prepara-se para receber o Besiktas, no que será a 1ª mão dos oitavos-de-final e a 2ª vez que estes conjuntos se encontram nesta competição, tendo sido o Besiktas quem levou a melhor. O Club Brugge encontra-se forte esta temporada, estando na liderança do campeonato belga, chegando a esta fase desta competição, ao eliminar o Aalborg BK dos dezasseis-avos-de-final, tendo vencido, em terreno hostil, na 1ª mão por 1-3, e na 2ª mão, em casa, por 3-0. Já o Besiktas também se encontra fortíssimo esta temporada, sendo 2º classificado com os mesmos 51 pontos que o líder deste campeonato turco, o Galatasaray. O Besiktas conseguiu chegar a estes oitavos-de-final após uma grande batalha contra o Liverpool, em que foi derrotado em terreno hostil na 1ª mão, por 1-0, tendo conseguido recuperar e levado a melhor na 2ª mão, em casa, por 1-0, tendo este jogo sido resolvido através da marcação de grandes penalidades.

Everton – Dínamo Kiev

Apesar do mau momento na Premier League, o Everton garantiu, sem problemas, o acesso aos oitavos-de-final

Apesar do mau momento na Premier League, o Everton garantiu, sem problemas, o acesso aos oitavos-de-final

O Everton e o Dínamo Kiev vão se colocar frente a frente pela 1ª vez em toda a história, em ordem de disputar os oitavos-de-final da Liga Europa, sendo a 1ª mão desta eliminatória, em Goodison Park, Inglaterra. O Everton tem apresentado sintomas de um conjunto bastante irregular, tendo vindo a perder pontos a trás de pontos, o que tem vindo a resultar na constante queda na tabela de classificação geral. Contudo, estes maus desempenhos não se reflectem na Liga Europa, tendo em conta a sua óptima prestação nos dezasseis-avos-de-final, onde venceu em terreno hostil, na 1ª mão, por 1-4 o Young Boys, tendo ainda sido superiores na 2ª mão, em casa, vencendo por 3-1. O Dínamo Kiev tem apresentado bons resultados este temporada, destacando-se na Primeira Liga da Ucrânia, onde é líder isolado deste campeonato, sem ainda ter sido derrotado esta época, levando já 7 pontos de vantagem sobre o 2º classificado. Quanto aos dezasseis-avos-de-final da Liga Europa, este conjunto ucraniano teve uma dura batalha, tendo tido pela frente o Guingamp, que venceu em casa por 2-1 na 1ª mão, deixando o Dínamo Kiev com a pressão de conseguir um resultado superior na 2ª mão, tendo mesmo conseguido, ao vencer em casa por 3-1, o que lhes deu o acesso até estes oitavos-de-final.

Nápoles – Dínamo de Moscovo

Este será mais um grande jogo desta fase de eliminatórias da Liga Europa, e mais uma prova de fogo para o Nápoles, que fará as honras da casa e iniciará a 1ª mão destes oitavos-de-final no Estádio San Paolo, prometendo entrar fortes e com ambição de chegar à final e saírem vencedores pela 2ª vez, tendo a 1ª sido na época de 1988/89. Os Azzurri conseguiram um resultado surpreendente nos dezasseis-avos-de-final, ao tirarem o Trabzonspor do seu caminho, tendo demonstrado a sua força de vontade logo na 1ª mão, em que viajaram até à Turquia e venceram por 0-4, conseguindo assim, dar descanso a alguns jogadores para a 2ª mão, acabando ainda por vencer, em casa, por 1-0. O Dínamo de Moscovo conseguiu a melhor prestação na fase de Grupos que qualquer outro conjunto que faz parte desta eliminatória, tendo vencido todos os jogos do Grupo E. Já nos dezasseis-avos-de-final, este conjunto russo teve um adversário à altura, sendo este o Anderlecht, que recebeu a 1ª mão em casa, na Bélgica, tendo empatado por 0-0, embora na 2ª mão, em território russo, o Dínamo de Moscovo conseguiu-se superiorizar, tendo vencido por 3-1.

Tendo revisto todos os jogos dos oitavos-de-final da Liga Europa, que está prestes a começar, resta-nos sentar e observar estes grandes jogos de futebol, que certamente, trarão muita emoção, ao ver algumas das grandes equipas da Europa, que lutarão com tudo para ir o mais longe possível nesta competição e conquistar o título de campeão europeu.

Boas Apostas!