Prognóstico
Odd
Ajax marca em ambas as partes
1.42
Betclic
Resultado
Erro
Afonso Canavilhas
59% Sucesso
Próg. realizados
3807
Média Odds usadas
1.66
Próg. certos
2202
Próg. errados
1505

Ajax – Besiktas (Liga dos Campeões)

Horas antes da visita do Sporting ao Westfalendstadion, Ajax e Besiktas vão estar frente a frente em Amesterdão, no outro encontro relativo à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões 2021/22.

Análise Ajax

O Ajax estreou-se na fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/22 de forma memorável ao golear o Sporting em Alvalade por cinco bolas a uma. Frente aquele que seria, à partida, o principal concorrente na luta pelo segundo lugar, a formação neerlandesa soube dar uma grande resposta e superou toda e qualquer expectativa com um resultado bastante esclarecedor diante de uma formação leonina demasiado permissiva para nível de Champions. Sébastien Haller, deixado de fora da lista de inscritos na última edição da Liga Europa por um erro administrativo, fez “o gosto ao pé” em quatro ocasiões e Steven Berghuis também colocou o seu nome na lista de marcadores.

A copiosa derrota às mãos do PSV Eindhoven (0-4) na Supertaça neerlandesa corresponde ao único insucesso do Ajax na presente época até então.  Na Eredivisie, o campeão em título é líder com 19 pontos conquistados até à data, resultado de seis vitórias e um empate. O Ajax é o único conjunto sem derrotas na prova e o registo de golos é verdadeiramente impressionante: 30 golos marcados (!), o que perfaz uma média superior a quatro golos marcados por jogo e apenas um sofrido, consentido precisamente na única ocasião em que o Ajax perdeu pontos até então: no empate a um com o Twente.

A formação de Amesterdão já disputou mais três partidas oficiais após o embate com o Sporting e a realidade é que não tem dado sinais de abrandamento: goleou o Cambuur (9-0), o Fortuna Sittard (0-5) e, no sábado (25), bateu o Groningen (3-0) sem problemas. Uma vez que os “Godenzonen” já venciam por duas bolas a zero antes da hora de jogo, Erik ten Hag optou por “poupar” Antony e Haller, retirando-os do jogo por volta do minuto 65. Convocado para a seleção brasileira, Antony, jogador que rubricou uma grande exibição em Alvalade, entrará neste duelo frente ao Besiktas com os índices de motivação nos píncaros.

André Onana está suspenso e Maarten Stekelenburg falhará o encontro devido a lesão, pelo que Remko Pasveer, guardião que ficou “mal na fotografia” no golo sofrido em Alvalade, deverá manter o onze titular. Klaasen, Labyad e Klaiber estão de fora por estarem a contas com lesões e a expectativa é a de que Erik ten Hag aposte no mesmo onze que foi a jogo em Lisboa.

Onze provável: Pasveer, Mazraoui, Timber, Martínez, Blind, Gravenverch, Álvarez, Berghuis, Antony, Tadic, Haller

Análise Besiktas

Liga dos CampeõesApontado como “elo mais fraco” deste Grupo C, o Besiktas estreou-se na Liga dos Campeões 2021/22 com um desaire às mãos do Borussia Dortmund. Apesar do contagiante entusiasmo das bancadas da Vodafone Arena, o conjunto turco perdeu por duas bolas a uma com o adversário alemão. Os comandados de Sergen Yalçin saíram para o intervalo a perder por duas bolas a zero e só conseguiram encurtar distâncias demasiado tarde, já para lá da hora, graças a um tento da autoria do espanhol Francisco Montero. Além da derrota, para a posteridade ficou uma exibição em que ficaram patentes demasiadas debilidades defensivas para competir a este nível que, de resto, só não tiveram consequências mais graves em função do desacerto dos jogadores da equipa alemã.

Apesar de até ter iniciado o campeonato de forma positiva, tanto que segue no terceiro posto a apenas dois pontos do líder Fenerbahçe, o Besiktas tem vindo a cair de produção nas mais recentes rondas e venceu somente um dos últimos quatro encontros que disputou, nomeadamente na visita ao Antalyaspor (2-3). Nos dois mais recentes encontros, as “águias negras” desperdiçaram uma vantagem de três (!) golos na receção ao Adana Demirspor e, na sexta (24), perdeu na visita ao Altay depois de também ter entrado a vencer, importando realçar que consentiu o tento que ditou o desaire ao minuto 88.

O momento de menor fulgor do Besiktas é explicado, em parte, pela quantidade de ausências que se verificam na equipa. Alex Teixeira, Domagoj Vida, Umut Meras, Ajdin Hasic, Mehmet Topal, Michy Batshuayi, Kévin Nkoudou e Uysal não vão poder ser opções nesta visita a Amesterdão, restando saber se o médio Miralem Pjanic está ou não em condições de ir a jogo, já que abandonou a partida com o Altay na primeira meia hora. Yalçin é, por esta altura, um treinador com motivos para se lamentar.

Onze provável: Destanoglu, Rosier, Welinton, Montero, Yilmaz, Huchinsom, Josef, Ozyakup, Ghezzal, Larin, Karaman

Dica de Prognóstico

As cotações façam por si só. O Ajax seria sempre favorito na receção ao Besiktas, mas os momentos de forma contrastantes, o elevado número de baixo e o fator casa ajudam a justificar o amplo favoritismo local. Além disso, o Ajax apresenta argumentos muito sólido para montar o ataque, ao passo que o conjunto otomando tem claudicado bastante do ponto de vista defensivo.

Prognóstico
Odd
Ajax marca em ambas as partes
1.42
Betclic
Resultado
Erro
Afonso Canavilhas
59% Sucesso
Próg. realizados
3807
Média Odds usadas
1.66
Próg. certos
2202
Próg. errados
1505