Menu

Zorya – Shakhtar Donetsk (Taça da Ucrânia)

O Zorya e o Shakhtar Donetsk medem forças este sábado na Lviv Arena, num embate a contar para a final da Taça da Ucrânia. Tendo o campeonato ucraniano já chegado ao fim, está na altura destes dois emblemas discutirem quem terá o direito de levantar o troféu no final da partida apenas 6 dias depois de se terem enfrentado no campeonato caseiro. O Zorya chega aqui motivado pelo 4º lugar conquistado e consequente acesso à 2ª Pré-Eliminatória da Liga Europa, enquanto que o Shakhtar Donetsk conseguiu o 2º lugar de acesso à 3ª Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões.

Zorya, para chegar a esta etapa da prova, teve de tirar do seu caminho conjuntos como o Krystal, Helios Kharkiv, Volyn e Dnipro, alcançando assim pela primeira vez na história do clube a final da Taça da Ucrânia. Este conjunto aos comandos de Yuriy Vernydub conseguiu então conquistar pelo 2º ano consecutivo o 4º lugar na tabela de classificação geral do principal escalão de futebol ucraniano, desta vez com 48 pontos, 3 a mais que a temporada transacta, fruto de 14 vitórias, 6 empates e 6 derrotas, com parciais de 51 golos marcados e 26 golos sofridos. Os ucranianos conseguirão novamente carimbar acesso à Liga Europa graças ao 4º lugar, onde esperam conseguir desempenhar uma melhor campanha do que a desta temporada, onde após vencerem o Charleroi na 3ª Pré-Eliminatória, acabaram eliminados pelo Legia de Varsóvia no Play-Off de acesso à fase de grupos. Os pupilos de Yuriy Vernydub demonstram um bom sector ofensivo, o 3º mais eficaz do campeonato ucraniano, tal como a 4ª defesa mais consistente, contando ainda com o 2º melhor marcador do campeonato Pylyp Budkivskiy. Já na Taça da Ucrânia, nos 7 embates disputados, este conjunto venceu 5 encontros, empatou 1 e perdeu o restante, tendo apontado 18 tentos e sofrido apenas 3.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Zorya apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 1-1 na recepção ao Volyn. Seguiu-se uma vitória por 0-4 em terreno do DC Hoverla, uma derrota por 1-2 na recepção ao Vorskla, uma vitória por 2-0 na recepção ao Dnipro, em jogo a contar para a Taça da Ucrânia, e na última jornada, uma vitória por 2-3 em terreno do Shakhtar Donetsk.

Onze Provável: Shevchenko – Opanasenko, Gordienko, Sivakov e Sukhotsky – Tankovsky e Grechyshkin – Karavaev, Ljubenovic e Totovytsky – Budkivsky.

Taça UcrâniaShakhtar Donetsk, por sua vez, para chegar a esta final da prova, teve de tirar do seu caminho conjuntos como o Arsenal Kyiv, Ternopil, Vorskla e Oleksandriya, ficando assim mais próximo de somar a sua 10ª Taça da Ucrânia, algo que não consegue desde a temporada de 2012/13. Desde que conquistaram pela última vez este título, os Mineiros marcaram presença nas duas seguintes finais, tendo acabado eliminados pelo Dinamo Kiev por 2-1 em 2013/14, e através da marcação de grandes penalidades em 2014/15, novamente às mãos do Dinamo Kiev. No campeonato ucraniano, este conjunto aos comandos de Mircea Lucescu ficou pelo 2º ano consecutivo em 2º lugar na tabela de classificação geral com 63 pontos, fruto de 20 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, com parciais de 76 golos marcados e 25 golos sofridos, conseguindo assim acesso à 3ª Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões.

Os Mineiros estiveram perto do sucesso nas competições europeias esta temporada, onde depois de não conseguirem melhor que o 3º lugar no Grupo A da Liga Milionária, onde faziam parte o Real Madrid, Malmo e PSG, foram transitados para a Liga Europa, onde conseguiram alcançar as meias finais, contudo, acabaram por ser eliminados pelo poderoso Sevilla, que mais tarde viria a vencer a prova contra o Liverpool. Os pupilos do técnico romeno terminaram o campeonato ucraniano com o melhor sector ofensivo da prova, e a 3ª defesa menos batida, tendo o melhor marcador do campeonato sido Alex Teixeira, com 22 golos, embora tenha deixado o clube ucraniano em Dezembro de 2015. Já na Taça da Ucrânia, nos 7 embates disputados pelos Mineiros, estes venceram 5 jogos, empataram 1 e perderam o restante, tendo marcado 20 golos e sofrido 3 no processo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Shakhtar Donetsk apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-0 na recepção ao Dinamo Kiev. Seguiu-se uma derrota por 3-1 em terreno do Sevilla, em jogo a contar para a Liga Europa, uma vitória por 1-2 em terreno do Karpaty, uma vitória por 2-0 na recepção ao PFC Oleksandriya, em jogo a contar para a Taça da Ucrânia, e na última jornada, uma derrota por 2-3 na recepção ao Zorya.

Onze Provável: Pyatov – Kobin, Ordets, Rakitsky e Sevchuk – Malyshev e Stepanenko – Wellington, Kovalenko e Gladky – Ferreyra.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Shakhtar Donetsk venceu 6 embates, tendo o Zorya vencido os 2 restantes.

Shakhtar Donetsk 2-3 Zorya
Premier League 15/16
Zorya 1-7 Shakhtar Donetsk
Premier League 15/16
Zorya 1-4 Shakhtar Donetsk
Premier League 14/15
Shakhtar Donetsk 0-1 Zorya
Premier League 14/15
Zorya 1-3 Shakhtar Donetsk
Premier League 13/14
Shakhtar Donetsk 4-0 Zorya
Premier League 13/14
Shakhtar Donetsk 3-0 Zorya
Premier-Liha 12/13
Zorya 0-3 Shakhtar Donetsk
Premier-Liha 12/13

Tal como é de esperar de uma final, este deverá ser um embate bastante intenso com ambas equipas a darem tudo para conseguirem levantar o troféu no final da partida, impedindo assim o seu palmarés de ficar novamente em branco. Apesar de ter sido derrotado pelo Zorya na última jornada do campeonato ucraniano, o Shakhtar Donetsk usufrui de um conjunto mais organizado e com um poder ofensivo bastante superior. É de esperar um confronto com alguns golos, onde os Mineiros detêm o favoritismo a erguer o troféu.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Shakhtar Donetsk 1.36 Betrally
Zorya
FC Zorya
  • País: Ucrânia
  • Estádio: Slavutych Arena
  • Cidade: Luhansk
  • Fundação: 1923

Ver ficha completa

shakhtardonetsk
Shakhtar Donetsk
  • País: Ucrânia
  • Estádio: Donbass Arena
  • Cidade: Donetsk
  • Fundação: 1936

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1852
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 966
  • Próg. errados 787
comments powered by Disqus

Últimos jogos