Menu

Zenit – Ufa (Primeira Liga Russa)

Empenhado em reestabelecer-se do volumoso desaire averbado na última ronda, o Zenit recebe o FK Ufa no Petrovsky. No sábado, em jogo da 17ª jornada, os comandados de André Villas-Boas foram protagonistas na grande surpresa da jornada, ao saírem de Grozny com uma goleada por quatro bolas a uma. Foi a quarta derrota do Zenit na presente edição da Liga Russa, situação que inviabilizou o aproveitamento dos deslizes de CSKA de Moscovo, Lokomotiv e FK Rostov. O FK Ufa, que tem por objetivo assegurar a manutenção o quanto antes, empatou em casa com o Kuban Krasnodar a duas bolas. Este será o último encontro antes da prolongada pausa de Inverno.

Ao contrário daquilo que o marcador possa surgir, o Zenit apresentou-se na máxima força em Grozny. Villas-Boas não poupou qualquer elemento na deslocação à Chechénia, preterindo no entanto do central português Luís Neto, que não saiu do banco. Danny, por seu turno, foi titular. Tudo correu mal ao Zenit. Numa jornada em que a concorrência também não conseguiu vencer, os pupilos de AVB foram incapazes de ganhar fôlego na luta pela revalidação do título.

Com 17 partidas já disputadas, o Zenit soma 29 pontos. Marcou 33 golos (melhor ataque do campeonato) e sofreu 22. Na última temporada, considerando o mesmo período, sublinhe-se que a equipa oriunda de São Petersburgo já contabilizava 41 pontos, liderando com sete pontos de avançado para o segundo classificado. 41 golos (+8) marcados e apenas 10 sofridos (-12) eram os números apresentados pelo Zenit. Nos últimos quatro encontros para o campeonato, o Zenit só venceu um encontro: Perdeu dois (Lokomotiv e Terek) e empatou um (Mordovia).

Estranho caso, sobretudo tendo em conta que manteve as principais unidades – exceção feita à saída de Rondón. Além disso, na Liga dos Campeões, a equipa tem dado uma boa resposta, uma vez que venceu o grupo H da prova e somou, até ver, 15 pontos em outros tantos possíveis. O regulamento do campeonato também não serve de desculpa, dado que não se verificam alterações de maior ordem entre as equipas apresentadas em plano europeu e a nível interno.

No Petrovsky, os donos da casa perderam por duas vezes na atual temporada. Ambas para o campeonato e com apenas um jogo de interregno pelo meio: FK Krasnodar (0-2) e Krylya Sovetov (1-3).

Hulk, Javi Garcia e Evseeev estão suspensos e não poderão dar os respetivos contributos à equipa.

Onze Provável: Lodygin, Smolnikov, Lombaerts, Garay, Criscito, Yusupov, Witsel, Danny, Shatov, Ryantsev, Dzyuba

Liga RussaRepresentante da região da Basquíria no principal escalão do futebol russo, o FK Ufa, que surgiu em 2010, ascendeu de forma meteórica até à elite. O objetivo passa por se manter entre os grandes e a equipa tem dado provas de que existe capacidade para isso. Se a prova terminasse agora, uma vez que ocupa o 13º lugar com 15 pontos, seria obrigado a disputar um “play-off” para assegurar à continuidade na primeira divisão. Porém, as prestações recentes têm sido positivas e o Ufa não perde de há três jogos a esta parte: Bateu o Amkar em casa (2-1), empatou na deslocação a Rostov-na-Donu (1-1) e também dividiu pontos na receção ao Kuban Krasnodar (2-2).

Sob a égide do técnico Yevgeni Perevertajlo, o FK Ufa tem subido de produção. Após um início comprometedor, a equipa tem rubricado prestações melhores nestes últimod dois meses.

Fora de casa, o FK Ufa ainda só venceu uma vez para o campeonato, nomeadamente na deslocação a Saransk para enfrentar o Mordovia (0-1) logo à quinta jornada. Daí para cá, em seis jogos, averbou quatro derrotas e empatou em duas ocasiões. Na última partida, o Ufa foi ao terreno do FK Rostov empatar a um golo.

Azamat Zaseev é a única baixa no Ufa.

Onze Provável: Yurchenko, Alikin, Paurevich, Nikitin, Osipov, Stotskii, Marcinho, Frimpong, Zinchenko, Igbun, Diego Carlos

O Zenit fecha a primeira volta em casa. Precisa de conquistar os três pontos para se reestabelecer do volumoso desaire averbado em Grozny. Embora AVB não disponha de algumas unidades importantes, é expectável que o Zenit vença a partida.

Prognóstico Odd Casa Erro
Handicap Asiático: Zenit -1 1.90 Betrally
zenit
Zenit
  • País: Rússia
  • Estádio: Petrovsky
  • Cidade: Saint-Peterburg
  • Fundação: 1925

Ver ficha completa

Ufa
Ufa
  • País: Rússia
  • Estádio: Dynamo Stadium
  • Cidade: Ufa
  • Fundação: 2010

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1537
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 792
  • Próg. errados 665
comments powered by Disqus

Últimos jogos