Menu

Zenit – Kuban (Premier League Russia)

O Zenit e o Kuban medem forças no Petrovsky, em São Petersburgo, num embate a contar para a 26ª jornada da Primeira Liga Russa. Ao sofrer uma pesada derrota na última jornada, a equipa da casa acabou por cair duas posições na tabela de classificação geral, comprometendo assim a sua campanha na corrida por mais um título de campeão russo. Já o Kuban, que não consegue provar o sabor da vitória à 5 jogos consecutivos, precisa de começar a somar pontos ou não conseguirá evitar a batalha da zona de relegação, contando com apenas 2 pontos de superioridade sobre o último classificado.

Zenit ocupa o 5º lugar com os mesmos 46 pontos que o Lokomotiv e o FK Krasnodar, 3º e 4º classificados, fruto de 13 vitórias, 7 empates e 5 derrotas, com parciais de 49 golos marcados e 30 golos sofridos. Após conseguir alcançar uma serie de 5 vitórias consecutivas no campeonato russo, que por consequência lhe permitiu subir até à 3ª posição da tabela de classificação geral, este conjunto aos comandos de André Villas-Boas acabou por sucumbir na última jornada às mãos do 1º classificado FK Rostov, voltando assim a cair para fora dos lugares de acesso às competições europeias. Já fora da Liga dos Campeões, ao ser eliminado pelo Benfica nos oitavos de final, os russos têm ainda em mãos a Taça da Rússia, onde na passada quarta-feira, dia 20, eliminaram o Amkar nas meias finais através da marcação de grandes penalidades, carimbando acesso à final da prova onde terão o CSKA Moscovo pela frente, a enfrentar no dia 2 de Maio.

Os pupilos de André Villas-Boas têm por hábito controlar o jogo no meio campo adversário, privilegiando um futebol de posso de bola e rodando o esférico através de passes curtos, apresentando ainda um sector ofensivo de grande poder, o mais eficaz do campeonato russo, sendo que estes conseguem criar perigo através de várias formas, tendo como pontos fortes as bolas paradas, contra-ataques, duelos aéreos e ainda se mostram eficazes tanto em proteger a liderança do marcador como em dar a volta ao resultado quando se encontram a perder. Contudo, defensivamente observam-se algumas lacunas, sendo que os russos demonstram dificuldades em defender ataques vindos das alas e em impedir remates de longa distância. Os Bomzhi devem entrar aqui com tudo de forma a lutarem por um lugar de acesso às competições europeias na próxima temporada, devendo tirar o máximo proveito do factor casa, uma vez que venceu 13 embates aqui disputados do campeonato russo, empatando 3 e perdendo 2, e marcando 30 golos, concedendo apenas 13.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Zenit apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-0 na recepção ao CSKA Moscovo. Seguiu-se uma vitória por 0-2 em terreno do Amkar, uma vitória por 5-2 na recepção ao Spartak Moscovo, um empate por 1-1 em terreno do Amkar, em jogo a contar para a Taça da Rússia, e na última jornada, uma derrota por 3-0 em terreno do Rostov. Viktor Faizulin e Danny são baixas confirmadas, todos lesionados.

Onze Provável: Lodygin – Smolnikov, Lombaerts, Neto e Zhirkov – Mauricio e Yusupov – Kokorin, Witsel e Hulk – Dzyuba.

Primeira Liga RussaKuban, por sua vez, ocupa o 14º lugar com 20 pontos, fruto de 3 vitórias, 11 empates e 11 derrotas, com parciais de 30 golos marcados e 36 golos sofridos. Os Cossacos não conseguiram alcançar a vitória em nenhum dos últimos 5 jogos oficiais, o que os deixa então em maus lençóis nesta recta final do campeonato onde ocupam um dos lugares de acesso ao play-off de relegação, e com apenas 2 acima do último classificado. A derrota da última jornada foi a gota de água que custou o cargo de treinador a Sergey Tashuyev, ficando o treinador adjunto Arsen Papikyan como responsável por este conjunto que, visto que não tem qualquer outra competição com que se preocupar, precisa de começar a somar pontos se pretende mesmo escapar à batalha da zona de relegação.

Uma vez que mostram dificuldades em manter a posse de bola, os Cossacos actuam mais dentro do seu próprio meio campo, sendo que quando partem para o ataque, fazem-no maioritariamente pelo lado direito, privilegiando os remates de longe e os cruzamentos, aproveitando os duelos aéreos que são um dos seus pontos fortes, tal como os contra-ataques. No entanto, defensivamente este conjunto apresenta grandes fragilidades, demonstrando dificuldade em para ataques vindos das alas em protegerem a liderança do marcador, cometendo ainda vários erros individuais em zonas perigosas do campo, fruto da desorganização defensiva, algo que acaba muita vez por favorecer os adversários. Importa destacar que os Cossacos ainda não venceram nenhum jogo fora de portas esta temporada, no campeonato russo, tendo empatado 6 embates e perdido os 6 restantes.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Kuban apresenta um histórico de 2 empates e 3 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 2-0 em terreno do CSKA Moscovo. Seguiu-se um empate por 1-1 na recepção ao Amkar, um empate por 2-2 em terreno do Spartak Moscovo, uma derrota por 0-1 na recepção ao Rostov, uma derrota por 1-0 em terreno do FK Anzhi. Rabiu Mohammed, lesionado, e Aleksandr Belenov, castigado, são baixas confirmadas, ficando ainda em dúvida a presença de Sergey Karetnik e Vladislav Kulik em dúvida, ambos condicionados.

Onze Provável: Stajila – Apodi, Xandao, Armas e Zotov – Yakuba e Santana – Khubulov, Bucur e Georgievsky – Seleznyov.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Zenit venceu 3 partidas tendo empatado as 5 restantes.

Zenit
1-0(a.p.)
Kuban Krasnodar
Taça da Rússia 2015/16
Kuban Krasnodar 2-2 Zenit
Russia 2015/16
Kuban Krasnodar 0-0 Zenit
Russia 2014/15
Zenit 1-0 Kuban Krasnodar
Russia 2014/15
Kuban Krasnodar 1-4 Zenit
Russia 2013/14
Zenit 1-1 Kuban Krasnodar
Russia 2013/14
Kuban Krasnodar 2-2 Zenit
Russia 2012/13
Zenit
0-0(4-3 g.p.)
Kuban Krasnodar
Rambler 2012/13

Após ter sofrido uma pesada derrota na última jornada e ser afastado dos lugares de acesso à Europa, o Zenit deverá entrar com tudo neste embate e tirar proveito do mau momento do Kuban. Com um plantel de maior qualidade e um sector ofensivo imponente, o Zenit tem tudo ao seu alcance para vencer com uma vantagem confortável.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Handicap Asiático: Zenit -1 1.83 Betrally
zenit
Zenit
  • País: Rússia
  • Estádio: Petrovsky
  • Cidade: Saint-Peterburg
  • Fundação: 1925

Ver ficha completa

Kuban
Kuban
  • País: Rússia
  • Estádio: Kuban Stadium
  • Cidade: Krasnodar
  • Fundação: 1928

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1993
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1037
  • Próg. errados 853
comments powered by Disqus

Últimos jogos