Menu

Zenit – Gent (Liga dos Campeões)

A situação do Zenit a nível doméstico está longe do ideal. Em contexto europeu, ainda que com apenas uma jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões disputada, o caso muda de figura: Os russos lideram o grupo H graças à vitória conquistada em Valência, principal adversário na luta pelo acesso à próxima fase. Há quatro jogos sem vencer para o campeonato russo, o Petrovsky, em São Petersburgo, prepara-se agora para receber o Gent. O campeão belga, que empatou na receção ao Lyon, é quarto classificado do principal escalão belga com apenas três pontos de atraso para o líder.

O Zenit prepara a estreia em casa na atual edição da Liga dos Campeões. Inseridos no grupo H, consensualmente considerado o mais acessível da Liga dos Campeões, os russos repartem favoritismo com o Valência quanto à passagem. Nesse sentido, pode considerar-se que a equipa treinada por André Villas-Boas deu um passo importante logo a abrir, ao vencer no Mestalla por 2-3.

A nível interno, a produção do Zenit tem caído de forma acentuada. Uma derrota em casa à sétima jornada, diante do recém-promovido Krylya Sovetov, parece ter surtido um efeito com contornos traumáticos na equipa oriunda de São Petersburgo. Daí resultou também uma pesada sanção para o técnico português André Villas-Boas, que se envolveu numa troca azeda de palavras com um dos árbitros assistentes e atravessa uma suspensão com a duração de seis jogos. Após esse encontro frente ao Krylya, seguiram-se três empates frente a CSKA (2-2), Amkar (1-1) e no último fim-de-semana com o Spartak (2-2). O campeonato ainda está no início e, no caso do russo, há que considerar que este se divide quase que em duas fases distintas, uma vez que a pausa de Inverno interrompe a prova durante um tempo considerável. Ainda assim, a distância de oito pontos para a liderança já constitui um handicap complicado na luta pela revalidação do título. A quebra pós-Krylya é notória. Se dividirmos este arranque em duas fases distintas, concluímos que as prestações a nível defensivo do Zenit têm vindo a piorar: Nas primeiras cinco jornadas, sofreu apenas dois golos; Entre a sexta e a décima, sofreu seis.

Em termos individuais, destaque para Hulk, estrela maior desta equipa de São Petersburgo recheada de jogadores de nomeada. “Bisou” em Valência e será uma constante ameaça às redes que presumivelmente estarão à guarda de Sels.

Oleg Shatov é a única baixa a registar na equipa sob as ordens de André Villas-Boas. O médio internacional russo ficará de fora devido a lesão.

Onze Provável: Lodygin – Anyukov, Garay, Lombaerts, Criscito – Javi García, Witsel, Danny – Smolnikov, Hulk, Dzyuba.

Liga dos CampeõesO Gent ainda não perdeu a título oficial na presente temporada, algo que nos merece destaque numa primeira instância. Com onze jogos já disputados, ainda não houve quem levasse o campeão belga ao tapete. Ainda assim, importa simultaneamente esclarecer que seis desses jogos terminaram empatados. Um deles diante do Lyon, na primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, e a muito custo. A jogar em casa, o Gent acabou reduzido a nove jogadores mas conseguiu impedir uma vitória gaulesa. Em função das duas expulsões verificadas, é impossível dissociar esse encontro desta visita a São Petersburgo. Dejaegere e Foket, elementos importantes na manobra da equipa, não poderão contribuir neste encontro. Benito Raman e Rami Gherson surgem na “pole” para ocupar as duas vagas deixadas.

Os “bufalos” chegam a este jogo na sequência de duas vitórias, nomeadamente diante de Standard Liège (4-1) e Waasland-Beveren (1-3). Tal como a maior parte das equipas belgas, esta é uma equipa marcadamente ofensiva, que ostenta um registo interessante a nível ofensivo no campeonato: 14 golos em nove jogos. Depoitre, titular no jogo diante do Lyon, é o melhor marcador desta equipa.

Onze Provável: Sels – Gherson, Mitrovic, Nielsen, Asare – Neto, Kums, Milicevic – Raman, Simon, Depoitre.

Este será o primeiro encontro a título oficial entre Zenit e Gent. Os russos nunca perderam para uma equipa belga a jogar em casa. O Gent apresenta-se invicto em São Petersburgo mas com várias baixas a registar no seu elenco. O favoritismo recai sobre os homens da casa, que pretendem somar a segunda vitória nesta fase de grupos.

Prognóstico Odd Casa Erro
Hulk para marcar 2.40 Bettilt
zenit
Zenit
  • País: Rússia
  • Estádio: Petrovsky
  • Cidade: Saint-Peterburg
  • Fundação: 1925

Ver ficha completa

Gent logo
KAA Gent
  • País: Bélgica
  • Estádio: Ghelamco Arena
  • Cidade: Gent
  • Fundação: 1900

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1458
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 751
  • Próg. errados 624
comments powered by Disqus

Últimos jogos