Menu

Zenit – FC Anzhi (Primeira Liga Russa)

O Anzhi, penúltimo classificado do principal escalão russo, desloca-se a São Petersburgo para medir forças com o Zenit. O campeão em título está a ter um início de temporada sinceramente modesto, dado que já dista dez pontos do atual líder, o CSKA de Moscovo. O objetivo passa por chegar à pausa de Inverno com a diferença pontual reduzida. Para isso, o Zenit tem que começar a ser mais regular e consistente a nível interno, replicando o que está a fazer na fase de grupos da Liga dos Campeões.

O início de época do Zenit indiciava que, muito provavelmente, os pupilos de André Villas-Boas protagonizariam mais uma época de sucesso. No entanto, após a primeira derrota para o campeonato, o rendimento da equipa caiu consideravelmente. A polémica que resultou num exemplar castigo a André Villas-Boas veio fragilizar ainda mais a formação que, quando estão decorridas 12 jornadas, está a dez pontos do primeiro classificado do campeonato russo. À 13ª ronda, – que, anseiam os adeptos, seja de sorte – o Zenit tem um compromisso teoricamente acessível. Joga no Petrovsky diante do recém-promivido Anzhi, emblema que está a ter imensas dificuldades neste regresso à alta roda do futebol soviético. Se tivermos simultaneamente em conta que o Zenit vem de um triunfo para a Liga dos Campeões frente ao Lyon, por 3-1, estão reunidas todas as condições para que a equipa possa reentrar no trilho dos triunfos a nível interno. Intensificar a pressão sobre os rivais da capital é fulcral, portanto só a vitória poderá ser do agrado do Zenit nesta partida.

O campeão em título tem sido excessivamente permeável do ponto de vista defensivo. Enquanto que a nível ofensivo o Zenit continua a dar uma resposta bastante positiva, – também em virtude das valorosas unidades das quais dispõe – o mesmo não se pode dizer do setor recuado tendo em conta que esta equipa já encaixou 15 golos em 12 jogos. Números que estão longe de ser característicos desta formação que almeja a glória máxima do futebol russo.

Onze Provável: Lodygin – Anyukov, Garay, Lombaerts, Criscito – Javi, Witsel, Danny – Hulk, Shatov, Dzyuba

Liga RussaJá sem o avultado investimento que lançou esta equipa para as luzes da ribalta, o Anzhi está de regresso ao principal escalão e luta com ambições bem mais comedidas que em ocasiões anteriores. O objetivo primordial passa por assegurar a manutenção, algo que ainda assim não se afigura fácil. A equipa possui vários elementos que transitam do segundo escalão e encontra-se perfeitamente entrosada, com processos consolidados, mas ainda e está a habituar ao andamento do escalão máximo. O principal problema do Anzhi prende-se com a ausência de vitórias.É uma formação que tem cinco empates no seu registo e venceu apenas em uma ocasião. Não sofre qualquer derrota há quatro jogos, contabilizando com um compromisso para a Taça, e chega aqui na sequência de três empates de forma consecutiva para o campeonato.

O Anzhi surge neste jogo apostado em complicar a vida ao Zenit, ciente de que pontuar já seria positivo dada a diferença qualitativa entre as duas equipas. Deverá ceder a iniciativa aos donos da casa, adoptando uma postura mais conservadora. Não será fácil anular a qualidade que o emblema de São Petersburgo possui, do ponto de vista individual, no ataque. A quarta pior defesa do campeonato russo tem, neste encontro, uma missão espinhosa.

Onze Provável: Pesjakov – Zhirov, Gadzhibekov, Tagirbekov – Eshchenko, Haruna, Maksimov, Gasanov, Agalarov – Boli, Hugo Almeida

O Zenit é totalmente favorito à conquista da vitória. É com naturalidade que as casas de apostas atribuem pouco favoritismo a este cenário. Embalados pela vitória para a Liga dos Campeões, perspetiva-se que os donos da casa alcancem os três pontos de forma relativamente tranquila.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Handicap Asiático: Zenit -0.5 1.86 Betrally
zenit
Zenit
  • País: Rússia
  • Estádio: Petrovsky
  • Cidade: Saint-Peterburg
  • Fundação: 1925

Ver ficha completa

fcanzhi
FC Anzhi
  • País: Rússia
  • Estádio: Anzhi Arena
  • Cidade: Makhachkala
  • Fundação: 1991

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1454
  • Média Odds usadas 1.8
  • Próg. certos 751
  • Próg. errados 624
comments powered by Disqus

Últimos jogos